Dentro da novela Pantanal (Globo), o personagem Zaqueu é um mordomo que decide trocar a vida na cidade para se instalar e viver em Mato Grosso do Sul e assim ele se torna peão, no decorrer da trama, o rapaz acaba apaixonado por Alcides, do qual não corresponde aos sentimentos dele.
O início da história de Zaqueu em Pantanal é no Rio de Janeiro, quando ele trabalha e presta serviços para a família de Mariana (Selma Egrei) e acaba virando uma espécie de confidente da mulher, vale ressaltar que o seu passado é complicado, porém ele faz a questão de esconder de todos.
Na hora em que se muda para o Pantanal, ele começa a aprender o ofício de peão e será exatamente nesse momento que ele se aproxima de Alcides, Zaqueu será o sujeito quem salva a vida do peão no final do folhetim. Tudo começará após Alcides ser castrado por Tenório, do qual descobre que seu funcionário era amante de Maria Bruaca, como resultado, Alcides encara o vilão, que aponta uma arma para ele, mas Tenório fica distraído com Zaqueu, que também tem uma arma e grita para ajudar o companheiro.
Deste modo, Alcides aproveitará a brecha e enfiará uma lança na barriga do inimigo. No decorrer da briga, Zaqueu levará será baleado por Tenório e assim levado para Campo Grande para ser atendido por um médico.