Se você não sabe ainda o que é o ‘evoluiu challenge’, então está por fora da última novidade nas redes sociais. A brincadeira virtual mostra a evolução do processo de maquiagem de criadores de conteúdos digitais em vídeo sincronizado com uma música famosa e não para de crescer nas redes sociais como o Instagram e o TikTok, além de estar revolucionando o mundo ligado à beleza e maquiagem. O nome da brincadeira vem da palavra homônima em inglês e significa desafio.
A empresária, maquiadora e influenciadora digital Giullia Marchetti compõe a listas das aficionadas por esse novo conceito de vídeos divertidos da internet e se tornou uma referência na categoria challenge versão princesas. Giullia apresenta a cada semana na internet a construção de uma princesa diferente: “Claro que, embora seja chamado de categoria princesas, não deixamos de lado as vilãs mais famosinhas e queridinhas do público, como a icônica Malévola”, revela.
Como começaram os challenges
No Brasil a brincadeira começou com a influencer Larissa Rezende, precursora das redes sociais, que inspirou a diversos outros no país. Nos últimos meses, novas ramificações dos challenges começaram a surgir, desde dublagem de áudios virais de anônimos ou famosos, conversas aleatórias, trechos de entrevistas, lives com cantores famosos e até picuinhas entre celebridades.
O que torna os vídeos tão viciantes é que eles funcionam em time lapse, ou seja, mostram até oito horas de maquiagem em poucos segundos ou minutos. Porém, a protagonista não pode parar de cantar e a montagem deve incluir um trecho completo da música. Por isso o termo challenge, do inglês, que quer dizer desafio.
Bastidores do desafio
Como entrar na brincadeira dos challenges
Para entrar na brincadeira não é preciso ter experiência prévia ou poderosas ferramentas de edição. No entanto, Giullia ressalta que, caso a pessoa queira se consolidar como influencer, é preciso muito mais que habilidade na dublagem e edição para se manter relevante: “Ser conhecido como influencer apenas por esse quesito não sustentará uma carreira sólida, já que aquela pessoa dificilmente será visto como criador de conteúdo fazendo somente isto. Assim como diversas ondas ou modinhas, o Challenge também terá o seu tempo de duração. E mesmo que novas idéias surjam, nada pode substituir o motivo que o seu público passou a te acompanhar. Por isso é necessário não seguir esse único caminho, desviando-se do seu verdadeiro foco.”