Sertanejo é a trilha sonora favorita para festas de 32% dos brasileiros. É o que diz o estudo A Festa Perfeita, realizado pelo Chopp Brahma Express e que entrevistou 400 pessoas nos 26 estados do Brasil. A pesquisa revela preferência de festas do brasileiro e aponta que outros estilos musicais mais escolhidos para as celebrações são rock, samba e pagode 一 escolhidos por, respectivamente, de 21%, 18% e 13% dos respondentes.
81,8% dos fãs de sertanejo preferem festejar com churrasco
Além de ser o estilo mais lembrado por festeiros, o sertanejo é com maior apelo ao público mais jovem: foi o único lembrado por pessoas com idades entre 18 e 24 anos, que são 2,6% dos respondentes. Já 20,8% das pessoas que escolheram este som têm de 25 a 34 anos e 39% têm de 35 a 44 anos.
Outro ponto de destaque é o tipo de festa favorito dos fãs de sertanejo: 81,8% amam churrasco. Todas as tribos questionadas concordam, apesar desta ser a maior taxa de preferência do estudo.
Na festa perfeita do fã de sertanejo, o chopp é a bebida favorita de 61%. Em seguida estão as cervejas premium e as populares, escolhidas por 20,8% e 16,9%. Completam a lista os vinhos, lembrados por somente 1,3%.
Samba é o estilo de quem mais bebe nas festas
Apesar de ser o terceiro ritmo preferido das festas dos brasileiros, o samba é a trilha sonora de quem mais bebe mais no rolê. Segundo o estudo, 69,8% dos adeptos do estilo se consideram um copo sem fundo e 27,9% perdem as contas do quanto bebem. Para completar, 2,3% dos respondentes bebem no máximo três latas.
Outro quesito no qual os sambistas lideram é na preferência pelo chopp: 67,4% deles o têm como preferência. Em seguida estão cervejas premium e populares, lembradas respectivamente por 20,9% e 9,3%.
Fã de rock é o mais eclético na hora de escolher a bebida
Na escolha da bebida para curtir a festa, o roqueiro é quem tem o gosto mais diverso: 39,2% deles optam por cervejas premium, enquanto as populares são a escolha de 19,6%. Encerram a lista vinho, chopp e cervejas artesanais, preferidos respectivamente por 21,6%, 13,7% e 2%.
Além disso, quem opta pelo bom e velho rock n’ roll nas festas tem a maior média de idade do estudo. Entre os respondentes, 45,1% possuem 35 a 44 anos e 39,2% tem entre 45 e 54 anos. Já 15,7% estão acima dos 55 anos.
Há quem imagine que o roqueiro bebe bastante nas festas, mas não é bem assim: entre a amostragem, 59,2% das pessoas se consideram um copo sem fundo 一 a menor média do estudo. Além disso, 25,5% perdem a conta etílica, 17,6% bebe no máximo três latas e 3,9% fica só na primeira bebida.
Pop é a música de quem prefere os drinks
Apesar de ser um dos estilos menos lembrados pelos respondentes, o pop se destaca em uma estatística: seus fãs são os que mais deixam a cerveja de lado: 16,6% preferem drinks ou vinhos. Entre os que optam pela cevada, 50% escolhem o chopp, 25% as cervejas populares e 8,3% as premium.
Outro fator que destaca quem ama o estilo é o tipo de festa de suas preferências. 66,7% optam pelo churrasco 一 a menor taxa do estudo. Happy hours, aniversários e reuniões em casa estão em seguida, cada um lembrado por 8,3% das pessoas.
A pluralidade musical do brasileiro
Apesar dos resultados do estudo, também é válido mencionar a popularidade de outros gêneros que caíram no gosto dos brasileiros. Bons exemplos disso são funk e rap. Segundo estudo o Datafolha, ambos são os favoritos de 24% dos jovens entre 15 a 29 anos.
As preferências musicais também podem variar conforme o gênero: segundo o relatório Music Consumer Insights 2019 da Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI), o estilo musical favorito das mulheres é o pop, com 23%. Na sequência vêm o sertanejo e o funk, lembrados por 21% e 15% respectivamente.
Para os homens, os estilos favoritos são sertanejo, rock e pop. Segundo o estudo, eles são preferências de 26%, 17% e 15%.
Além disso, a região em que se mora pode ser determinante para seu gosto musical. O relatório Deezer Insights Brasil 2021 mostrou que, em todas as regiões do país, o sertanejo é o gênero mais popular. Ele chega a atingir, respectivamente, 44% e 43% dos ouvidos do Centro-Oeste e do Norte do país.
Apesar disso, 29% da população do Sudeste escuta funk, enquanto 19% do Nordeste gosta mesmo é do forró.
Isso significa que a diversidade do Brasil se reflete também na escolha de músicas nas caixas de som do país afora. Fatores como idade, região e até mesmo as bebidas favoritas impactam quando o assunto é o som ideal para festas.
Seja qual for a sua preferência, uma coisa é inegável: uma festa sempre pode ficar melhor com boa música.