Logo após comer o pão que o diabo amassou ao ter que aturar as violências físicas e mentais de Leonardo (Jackson Antunes), Catarina (Lilia Cabral) irá finalmente conseguir se livrar das garras imundas do salafrário e encontrará um novo amor em A Favorita (Globo).
Estando livre do marido abusivo, a dona de casa começará um romance com Vanderlei (Alexandre Nero) na reta final da novela e ficará noiva do verdureiro, do qual Stela (Paula Burlamaqui) demonstrará ciúme, apaixonada pela funcionária, a loira chegará a confessar o que sente, porém a interiorana deixará claro que apenas vê ela como uma amiga. Porém, no último capítulo. Catarina notará que não está tão animada com o casamento na hora em que ganhar apenas produtos para os afazeres domésticos no chá de cozinha, com isso ela resolverá conversar com o amado e o surpreenderá com a decisão de acabar o relacionamento.
“Com você eu descobri o que é ser mulher, descobri o que é ser amada. E na cama você me realizou. Você sabe que eu nunca pensei que fosse possível, então eu só tenho que agradecer a você por tudo. Eu descobri um mundo de possibilidades, um mundo que eu achava que não existia. Eu queria te dizer também que se eu tô assim me sentindo livrem você é o responsável por isso. Você me fez descobrir a vida, o meu corpo, o prazer. Você me abriu o mundo”, dirá a matriarca.
Na sequência ela decidirá não se casar no momento com Vanderlei, e no outro dia Catarina surgirá radiante no casamento de Cida (Claudia Ohana) e falará sobre seus planos, “Agora vou viajar, vou pra Argentina. Que medo… Essa viagem. Tá tudo arrumadinho. Uma hora dessas, eu e Stela amanhã vamos estar em Buenos Aires”, concluirá.
Leia Mais: Veja o que acontece com Flora no final de A Favorita
Depois disso, ela irá se despedir da família e entrará no carro com a amiga rumo ao aeroporto, “Fiquei tão feliz por você ter aceito meu convite”, afirmará a proprietária do restaurante, “Tudo influência sua. Lá vamos nós”, celebrará.