quinta-feira , 22 fevereiro 2024
Ínicio Vida e Estilo Sucos diferentes para manter a hidratação nos dias quentes
Vida e Estilo

Sucos diferentes para manter a hidratação nos dias quentes

52

Com o calor intenso em diversas regiões do Brasil, a preocupação com a hidratação deve ser redobrada para manter o organismo em perfeito funcionamento. Uma ótima alternativa para manter a hidratação durante a época de altas temperaturas é intercalar o consumo de água com opções diversas de sucos.

“Os sucos são ótimas opções porque, além de refrescarem, ainda promovem benefícios à saúde, pois são fontes de vitaminas e minerais”, afirma a nutricionista do Comitê Umami, Marilia Zagato.

Para amenizar a sensação térmica que tem ultrapassado os 30°C, a nutricionista indica três sucos saudáveis, saborosos e ricos em umami – o quinto gosto básico do paladar humano, promovido principalmente pelo aminoácido glutamato, e presente naturalmente em diferentes categorias de alimentos, como carnes, peixes, verduras e legumes. “O umami é um gosto marcante e uma de suas características é aumentar a salivação, o que permite o prolongamento do sabor delicioso na boca”, ressalta Marilia.

Confira as dicas de sucos, por ordem dos ingredientes que mais contêm umami:

Suco de tomate

A grande referência em umami, o tomate contém baixas calorias e uma grande porcentagem de água, sendo ideal para a reposição de líquidos. “O fruto também é fonte de licopeno, um pigmento antioxidante que ajuda a prevenir a degeneração das células”, afirma Marilia. Para o tomate ficar mais apetitoso, cozinhe um pouco antes de batê-lo com a água. Deixe na geladeira até esfriar e coloque gelo e gotas de limão.

Suco de milho

O milho é um ingrediente prático, delicioso e leve. O milho também tem um alto nível de glutamato, ou seja, é rico no gosto umami. Uma dica da especialista para deixar o suco diferente é adicionar água de coco.

Suco de cenoura

“A cenoura possui betacaroteno, uma substância antioxidante precursora de vitamina A e essencial em diversas funções do corpo”, destaca a nutricionista. A cenoura também contém o aminoácido glutamato. Acrescente laranja, gengibre ou limão para deixar o suco mais refrescante.

UMAMI

É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento.

Escrito por
Atitude e Visão - Redação

A Atitude e Visão destaca-se na produção diária de notícias, buscando incessantemente histórias inéditas. Jornalistas experientes asseguram confiabilidade e excelência, mantendo um comprometimento firme com um código de conduta e padrão editorial sólido.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Relacionadas

Ação antioxidante do tomate: saiba como ela pode ser benéfica para a pele

Cada país tem suas particularidades e a alimentação é sempre uma parte...

Unhas em gel são resistentes, mas não inquebráveis

Recentemente, observou-se um notável crescimento na preferência por unhas de gel, uma...

Saiba como escolher a técnica ideal para unhas longas e resistentes

Nos últimos anos, as unhas longas têm se destacado como uma tendência...

Dieta pós-carnaval: o que evitar

O Carnaval é sinônimo de festa e diversão, mas frequentemente vem acompanhado...