Em Terra e Paixão, a vida do delegado Marino (Leandro Lima) toma um rumo imprevisto e cheio de desafios. Tudo começa quando uma decisão judicial determina que Antônio (Tony Ramos) deve cessar a exploração das terras de Aline (Bárbara Reis) em busca de diamantes.
Antônio escolhe desafiar a ordem legal, o que leva Marino a agir e efetuar sua prisão. Insatisfeito com sua detenção, o fazendeiro reage de maneira ameaçadora e começa a urdir um plano de vingança contra o policial.
Antônio busca a ajuda de Silvério (Samir Murad) para conceber um plano destrutivo destinado a prejudicar a carreira do delegado. O jurista sugere que associar Marino ao tráfico de drogas seria a maneira mais eficaz de manchar sua reputação.
Setembrino, um cúmplice sinistro e leal de Antônio, se torna o arquiteto da intriga diabólica. Ele assume a perigosa incumbência de adentrar furtivamente no quarto de Marino, munido de armas e substâncias ilícitas, com a maquiavélica intenção de armar um flagrante que incrimine o delegado.
No momento seguinte, o delegado cai na armadilha e é acusado de envolvimento com o tráfico de drogas e armas. Mesmo afirmando aos policiais que está sendo vítima de uma conspiração, Marino é afastado de suas funções e agora encara a árdua tarefa de provar sua inocência.