A reprise de “Tieta” no Vale a Pena Ver de Novo continua a prender o público com sua trama repleta de mistérios e reviravoltas. O grande segredo da protagonista, interpretada por Betty Faria, finalmente vem à tona nos últimos capítulos, culminando em um desfecho surpreendente para a saga da jovem que foi expulsa de Santana do Agreste.
Desde o início da novela, a curiosidade sobre o passado de Tieta durante os anos em que esteve fora da cidade paira no ar. Seu retorno triunfal, rica e elegante, despertou a inveja e a desconfiança, principalmente de Perpétua (Joana Fomm), a beata obcecada em desmascarar a irmã. A busca incessante de Perpétua pela verdade atinge seu ápice com uma revelação chocante: nos momentos finais da trama, ela expõe que Tieta enriqueceu trabalhando como prostituta em São Paulo e, posteriormente, tornando-se dona de um bordel.
👉 LEIA MAIS: Choque na Globo! Novela turca DERRUBA ‘Mania de Você’ e lidera o Globoplay
Determinada a expor a rival para toda a cidade, Perpétua reúne provas em um dossiê que ela planeja apresentar publicamente. No entanto, em uma reviravolta quase sobrenatural, os documentos misteriosamente pegam fogo, impedindo que Tieta seja desmascarada perante os moradores de Santana do Agreste. A frustração de Perpétua a leva a um confronto final com a irmã. Durante o embate, Tieta a humilha ao arrancar sua peruca, revelando sua calvície, o que leva Perpétua a fugir para casa, onde tem uma visão do falecido marido, o major, e desaparece misteriosamente.
Apesar da revelação de seu segredo, Tieta demonstra altivez e força. Em uma conversa franca com Osnar (José Mayer), ela confessa a veracidade das acusações de Perpétua, assumindo sem remorso sua trajetória e reafirmando sua independência e liberdade como mulher.