quinta-feira , 12 dezembro 2024
Ínicio Rede Globo Resumo TIETA: capítulos de 13/12 a 27/12/2024

Resumo TIETA: capítulos de 13/12 a 27/12/2024

A novela Tieta é transmitida na Rede Globo de segunda a sexta, por volta das 16h50

205
Tieta (Betty Faria)
Tieta

Confira o Resumo da Novela “Tieta“. Não Perca Nenhum Detalhe dos Próximos Acontecimentos!

Quer saber tudo o que vai acontecer nos próximos capítulos da novela “Tieta” na TV Globo? Acompanhe nosso resumo detalhado e mantenha-se atualizado com todas as reviravoltas, dramas e emoções dessa trama envolvente. Não perca nenhum momento importante e fique por dentro de tudo o que está por vir!

Fique Por Dentro dos Próximos Capítulos de “Tieta”!

Capítulo 6 – segunda 09 de dezembro

Helena vai embora e Ascânio fica arrasado. Carmosina diz a Ascânio que não foi sua culpa Helena ter fugido. Carmosina revela à mãe que Helena não é quem aparenta. A cidade comenta a fuga de Helena. O coronel fala para Ascânio que para ele seu filho morreu. Imaculada se recusa a comer e o coronel manda Filó colocar a menina de castigo. Carol esbarra com a esposa e a filha de Modesto na praça. Ela tenta novamente fazer compras, mas não consegue. Zé Esteves continua tomando sopa de mato. Timóteo tenta descobrir com Tonha onde Zé Esteves esconde seu dinheiro. O padre pede que Perpétua perdoe a dívida de Timóteo. Ascânio resolve ir atrás da esposa.

Capítulo 7 – terça 10 de dezembro

Depois de pedir ao coronel para tomar conta da prefeitura, Ascânio vai embora. Carol tenta comprar mais uma vez e acaba brigando com Terto. Filó leva comida em segredo para Imaculada, mas a menina recusa. Zé Esteves pede dinheiro ao coronel e ele nega. Perpétua avisa a Terto que, se ele vender alguma coisa a Carol, nenhuma mulher comprará mais em sua mercearia. Perpétua manda Timóteo assinar uma promissória. Ele se recusa e sai correndo, dizendo que não volta mais. À noite, no mato, Timóteo vê a mulher de branco. Pirica dá um peixe a Carol. No Rio, Ascânio conversa com Miguel sobre Helena e ele revela que Helena o procurou assim que voltou para a cidade. Timóteo volta e, quando vai assinar a promissória, Osnar aparece e paga Perpétua.

Capítulo 8 – quarta 11 de dezembro

Osnar surpreende Timóteo dando o dinheiro de sua dívida do próximo mês com o banco. Miguel conta para Ascânio onde Helena está hospedada. Bafo de Bode puxa briga com Zé Esteves e Modesto demonstra vontade de expulsar o mendigo da cidade. Modesto joga fora o peixe que Carol fez para comer. Imaculada fica fraca, mas continua se recusando a comer. Carol e Osnar se conhecem na praia. Perpétua recebe um telegrama de Ricardo, seu filho mais velho. Carol desmaia na igreja.

Capítulo 9 – quinta 12 de dezembro

Ascânio procura Helena e ela lhe conta que o filho que espera não é dele. Perpétua tenta enganar padre Mariano dizendo que não fez nada com Carol. Osnar vai oferecer ajuda a Carol, mas Modesto chega e ele se esconde. Ascânio volta ao local onde Helena está hospedada, agride Pedro e Helena passa mal. Ascânio pede o divórcio. Depois que Modesto vai embora, Carol conta a Osnar o que está acontecendo e ele a aconselha a contar tudo ao padre. Osnar leva comida para Carol. Filó deixa a porta aberta e Imaculada foge. Timóteo acha que Elisa está estranha. Ascânio assina uma procuração para o advogado dar entrada no divórcio. O coronel é avisado da fuga de Imaculada. Ricardo, Cosme e Ascânio chegam a Esplanada.

Capítulo 10 – sexta 13 de dezembro

O coronel manda Trapizomba procurar Imaculada. Carol conta ao padre o que tem acontecido e ele obriga Perpétua a falar com Terto. A marinete quebra e Ricardo resolve ir andando. No caminho, aproveita para nadar no rio. Peto vê e rouba a batina dele. Sem saber o que fazer, Ricardo adormece perto do rio. Imaculada se distrai olhando Ricardo dormir e Trapizomba a encontra. Osnar, bêbado, vê a mulher de branco e cai. Ascânio o leva para a pensão de Carmosina. Ela tira a roupa de Osnar e fica chocada. Ricardo está indo para a cidade quando se depara com Zuleika.

As meninas do bordel tentam agarrar Ricardo e ele sai correndo. Ricardo chega em casa e, no dia seguinte, sua batina aparece pendurada no poste da praça. Osnar brinca com Carmosina e ela não gosta. Carmosina conversa com a mãe sobre como queria um marido. Cinira conta para Perpétua que Carmosina se aproveitou que Osnar estava bêbado para tirar a sua roupa. Osnar exige que os amigos não falem mal de Carmosina. O padre pergunta a Ricardo se ele quer mesmo ser padre. Imaculada conta às amigas sobre seu encontro com Ricardo, dizendo que ele era um príncipe. Elisa está cada vez mais decepcionada com a sua vida. Modesto se recusa a colaborar com Ascânio para criar o complexo turístico. A hidrelétrica não quer a mandar luz para Santana do Agreste. Ascânio pergunta ao doutor Marcolino o que ele pode fazer sobre a questão da luz. Laura é atacada no Mangue Seco.

Resumo Tieta: capítulos de 16 a 20 de dezembro

Capítulo 11 – segunda 16 de dezembro

Laura conta ao marido que viu um ser de outro planeta. Eles vão à praia e encontram rastros estranhos na areia. Elisa sonha com Tarcísio Meira. No dia seguinte, ela vai se confessar e diz ao padre que é infeliz. Cinira cheira a cueca de Ricardo e precisa ser acalmada por Osnar. Dário e Laura marcam com um pau onde estão os rastros na areia e o comandante convoca uma reunião no bar. Laura conta o que viu, mas todos querem provas. A maré sobe e apaga as marcas. Só Ascânio acredita. Ricardo e o amigo andam com Zé Esteves na praia. Imaculada e as rolinhas estão na mesma praia e ela vê Ricardo. O ser extraterrestre observa Bafo de Bode dormindo. Perpétua vai contar a Aída sobre Carol, mas o padre chega na hora.

O padre chama Perpétua e diz que, se ela falar de Carol, ele contará para Ricardo o que ela anda fazendo. Osnar visita Carol. Ela resiste, mas eles acabam se beijando. Carmosina fala para Ascânio que um dia ele vai encontrar um novo amor, mas ele afirma que não quer mais saber disso. Timóteo briga com Elisa, porque ela usa um dos vestidos decotados que Tieta lhe mandou. Osnar aconselha Timóteo a dar mais atenção à esposa e eles acabam brigando. Tonha briga com Zé Esteves por causa de Elisa. Carmosina fica chateada porque Tieta ainda não respondeu sua carta. Imaculada fala com Filó sobre o seu príncipe. Elisa tenta seduzir o marido novamente, mas ele reclama do estômago. Aída conta ao marido que Perpétua queria lhe falar algo sobre Carol, mas que o padre não deixou. Ricardo sonha com Carol e com as mulheres da Casa da Luz Vermelha. Elisa some. Modesto vai à casa de Perpétua para saber o que ela ia falar, mas Timóteo os interrompe.

Capítulo 12 – terça 17 de dezembro

Perpétua convoca todos a procurarem Elisa. Modesto fica esperando Perpétua e descobre a caixa que ela guarda no armário. Elisa, desnorteada, passa por onde Bafo de Bode dorme. Tonha a encontra na praia e ela não entende o que aconteceu. Elisa volta para casa. Zé Esteves ameaça bater nela, mas Tonha a defende. Modesto ameaça Perpétua dizendo que, se ela falar para Aída sobre Carol, ele contará a todos o que ela guarda na caixa. O coronel fala para Imaculada que em breve ela vai começar a ter aulas. Carmosina mostra a Ascânio que sua propaganda saiu no jornal. O cheque de Tieta não chega no dia certo.

Perpétua briga com Carmosina, porque ela não a deixa ver as cartas que chegaram. Carmosina desconfia que algo aconteceu com Tieta. Elisa se arrepende de ter mentido para Tieta sobre a morte de seu filho. Perpétua vai para Esplanada com Ricardo. O padre chama o coronel para pedir ajuda para a igreja. Perpétua acusa Timóteo de ter desviado o cheque para pagar a promissória do banco. Osnar diz para Perpétua que emprestou o dinheiro para o amigo. Todos mandam cartas para Tieta. Passa-se um mês sem que ninguém tenha recebido notícias de Tieta. Perpétua diz que a irmã morreu e que pode provar.

Capítulo 13 – quarta 18 de dezembro

Perpétua marca uma reunião em sua casa e vai visitar Marcolino para saber se tem direito à herança de Tieta. Elisa chama Carmosina para a reunião. Perpétua mostra a todos um recorte de jornal, que menciona a morte de uma mulher chamada Antonieta que foi casada com um Comendador. O padre concorda em rezar uma missa para Tieta e Perpétua pede a Ascânio que decrete feriado para que todos possam ir. O coronel marca a primeira aula para Imaculada. Carmosina fica triste com a morte de Tieta. Enquanto todos estão na igreja rezando por sua alma, Tieta chega à cidade.

Bafo de Bode conta a Tieta que todos estão no velório da filha de Zé Esteves. Tieta pensa que é Elisa e entra na igreja correndo. Tonha reconhece Tieta e anuncia para todos que ela voltou. O padre pede a Ascânio para fazer uma quermesse para angariar fundos para a igreja. Tieta vai para a casa de Perpétua e lembra que naquela casa morava Lucas, seu grande amor. Ela se compromete a pagar todas as despesas enquanto estiver ali. Tonha alerta Zé Esteves que Tieta vai descobrir todas as mentiras que eles contaram. Imaculada fica com febre. Ascânio conhece Leonora e fica encantado. Tieta comenta com Carmosina que voltou para se vingar.

Capítulo 14 – quinta 19 de dezembro

Carmosina tenta fazer com que Tieta desista da ideia de se vingar, mas não consegue. Leonora e Ascânio conversam durante um longo tempo e ela revela que tinha um noivo. Carmosina conta a Leonora que Ascânio está se divorciando. Modesto fala para Carol que Tieta é muito melhor do que ela. Tieta convoca uma reunião com várias pessoas da cidade. Filó fala para o coronel que acha que Imaculada vai morrer. Milu culpa o coronel pela doença da menina. Tieta distribui vários presentes. Timóteo e Elisa falam para Tieta que o filho deles está de férias em Esplanada. Tieta decide fazer uma visita ao coronel. Osnar aparece na casa de Carol. Perpétua pede o perdão de Tieta. Tieta quase cai no corredor, mas é amparada por Ricardo.

Ricardo pede desculpas a Tieta, mas ela agradece por ele ter evitado que ela caísse. Perpétua observa a cena. Carol pede a Osnar que vá embora. Laura vê Osnar saindo da casa de Carol. Leonora fala para Tieta que queria um homem bom com quem pudesse ter um lar. Tieta diz ao coronel que quer comprar Imaculada, mas ele não a vende. Tonha e Elisa pedem a ajuda de Carmosina para contar a verdade para Tieta sobre o filho que morreu. Tieta visita o padre e garante que ele terá um turíbulo novo para sua igreja. Perpétua tenta impedir Carmosina de contar a verdade sobre o filho de Elisa para Tieta, mas ela conta mesmo assim. Carmosina aproveita e conta todas as mentiras, mas Tieta não se incomoda. Leonora pede a Carmosina que entregue as cartas dela sem que Tieta veja. Tieta visita Zé Esteves para conversar com Tonha, mas ele não gosta disso e ameaça bater na filha.

Capítulo 15 – sexta 20 de dezembro

Tieta enfrenta o pai, que recua quando ela pergunta sobre seus remédios. Tonha revela que sente pena de Zé Esteves. Carol encontra com a família de Modesto na praça. Modesto ameaça sumir com o filho de Carol, se ela for na casa dele. Leonora visita Elisa. Perpétua pede que Ricardo faça tudo que estiver ao seu alcance para agradar Tieta. Ela sugere que ele vá com Tieta à praia. Aída pergunta por Carol na reunião da quermesse e ninguém responde. Imaculada melhora. Leonora se despede de Ascânio, que vai para Salvador tentar resolver a questão da luz. Tieta, Leonora, Ricardo, Peto e Cosme saem para um passeio no Mangue Seco. Tieta decide construir uma casa no local. Modesto esconde de Aída uma carta que fala de Carol. Carmosina entrega a carta a Leonora. Tieta vê e pede a carta.

Resumo Tieta: capítulos de 23 a 27 de dezembro

Capítulo 16 – segunda 23 de dezembro

Leonora entrega a carta que recebeu para Tieta e vai embora triste. Modesto fala para Aída que a carta anônima era um anúncio de alguma loja. Ele conta para Carol o que aconteceu e pede para que ela pare de sair pela cidade. Tieta dá uma bofetada em Leonora e diz que não entende como a moça pode ter dado o seu endereço para um rapaz que a fez ir para a prisão. Leonora se arrepende e Tieta afirma que vai dar um sumiço na pessoa que enviou a carta. Tieta relembra o seu grande amor. Ela pede para chamar o doutor Marcolino. Zuleika fala com o padre que quer ajudar na quermesse e ele promete pensar no assunto. Perpétua é contra. Tieta diz a Carmosina que vai começar sua vingança. Depois, ela avisa a todos que vai comprar os terrenos desocupados do Mangue Seco.

Tieta discute com Osnar porque ele não concorda que ela compre o Mangue Seco. Dr. Marcolino avisa que vai investigar quem é o dono das terras. Carol pede a Osnar que descubra quem escreveu a carta para Aída. Tieta diz a Carmosina que o que ela quer é saber se pode enfrentar os poderosos da cidade. O coronel diz a Modesto que vai comprar as terras antes de Tieta. Laura quer convidar Tieta para passar o dia em Mangue Seco na tentativa de descobrir a verdade. Aída recebe outra carta e, quando vai ler, é interrompida por Peto. Osnar procura Tieta para continuar a conversa sobre o Mangue Seco.

Capítulo 17 – terça 24 de dezembro

Osnar pergunta a Tieta o motivo de ela quer comprar o Mangue Seco. Ela diz que o lugar é muito importante para ela, mas ele desconfia de sua intenção. Ricardo ouve a discussão e se mete para defender sua tia. Tieta agradece o apoio do sobrinho e pede para ele falar sobre a sua vocação. O padre diz a Zuleika que aceita sua contribuição. Perpétua fica furiosa. A carta para Aída acaba dentro de um livro e Modesto corre pela cidade tentando reaver o envelope. Quando Aída finalmente vai ler a carta, Modesto finge ter um ataque. Ascânio volta para Santana, mas revela que não convenceu o diretor da hidrelétrica a mandar luz para a cidade. Leonora pede a Tieta que ajude Ascânio. Aída recebe outra carta. Tieta manda um telegrama para um homem poderoso e influente para ajudar na questão da luz.

Ascânio convida Tieta, Leonora e Carmosina para jantar. Tieta diz a Carmosina que tem um plano para deixar Leonora e Ascânio sozinhos. Perpétua pede a Ricardo que tente tirar informações de Tieta sobre o comendador. Aída fica em estado de choque depois de ler a carta. Letícia combina com Carol de ir visitá-la. Tieta diz a Perpétua que Ricardo não tem vocação para ser padre. Ela não concorda e briga com Tieta. Osnar conversa com Peto sobre as mudanças que ocorrem com rapazes e moças. Tieta e Carmosina não vão ao jantar. Ricardo confessa ao padre que está em dúvida sobre sua vocação, mas não quer desapontar a mãe. Ricardo diz a Tieta que vai deixar o seminário e ela pergunta se é por sua causa.

Capítulo 18 – quarta 25 de dezembro

Ricardo conta para Tieta seus planos de deixar o seminário e ela oferece apoio. Perpétua escuta e chora. Leonora conta para Tieta que o jantar com Ascânio foi a melhor noite da sua vida. Letícia visita Carol. Aída recebe outra carta, mas joga fora e diz a Juracy que é uma corrente da felicidade. Dário diz a Letícia que Carol namora Osnar. Letícia conta para Aída, que fica surpresa. Osnar vai até a casa de Carol para saber como foi o encontro com Letícia. Ascânio assina os papéis do divórcio. Marcolino diz a Tieta que as terras do Mangue Seco pertencem à família Antunes, mas ninguém os conhece. Depois, ele diz ao coronel e a Modesto que alguém já havia tentado descobrir essa informação um mês antes. Modesto oferece vender suas terras em Mangue Seco para Tieta. As rolinhas conseguem autorização do coronel para ir na quermesse, mas Imaculada diz que não vai. Tonha usa a roupa que Tieta lhe deu para ir à quermesse e Zé Esteves fica com raiva.

Tonha diz que vai continuar usando a roupa que ganhou de Tieta, Zé Esteves rasga a roupa e Tieta discute com ele. Carol não vai à quermesse. Todos reparam na minissaia de Leonora. Ascânio bate no motorista que estava agarrando Leonora e depois diz a ela que acha sua roupa indecente. Ela não concorda e pede a Ascânio que vá embora. Osnar dança com Tieta. Com outra roupa, Leonora vai até a prefeitura falar com Ascânio. Carmosina fica bêbada, briga com Osnar, rasga a sua blusa e o chama de imoral. Depois, ela chora e pede a Tieta que a leve dali.

Capítulo 19 – quinta 26 de dezembro

Carmosina diz a Tieta que está muito envergonhada. Leonora fala para Ascânio que se decepcionou e acha melhor que a amizade deles termine. Carmosina revela para Tieta que é virgem. Milu entrega um pacote a Marcolino, mas ele acaba esquecendo de levar. Osnar fica chateado e pede para os amigos não falarem mais do que aconteceu com Carmosina. O padre recebe o dinheiro da quermesse, mas não é suficiente para a compra do turíbulo. Osnar abre o coração para Carol e diz que se sente um canalha. Marcolino se dá conta de que esqueceu o pacote na casa de dona Milu e vai buscar. Na volta, ele passa pela Mulher de Branco, mas não a nota. Jairo sai à procura de Carmosina, que não voltou para casa. Ricardo vai ajudar Jairo na busca. Marcolino ouve um barulho, vai ver o que está acontecendo e é jogado no chão. Ele grita e Tieta pensa que é Carmosina.

Capítulo 20 – sexta 27 de dezembro

Tieta quer sair à procura de Carmosina, mas Ricardo pede para ela esperar em casa. Osnar e Amintas se juntam na busca por Carmosina. Eles escutam gemidos e encontram Marcolino caído no chão, desnorteado. Carmosina chega em casa. Marcolino diz que foi atacado pela “Mulher de Branco”, mas se recusa a contar o que ela fez. Osnar pede para conversar com Carmosina, mas ela pede um tempo porque ainda está constrangida. Tieta entrega a Ricardo o embrulho que ela trouxe de São Paulo. Letícia visita Carol e Modesto se esconde no armário. Osnar pergunta para Carmosina se ela tem alguma mágoa dele. Tieta e Ricardo vão entregar o turíbulo ao padre.

O padre agradece a Tieta. Carol recebe Letícia, mas a manda logo embora. Tieta diz a Carmosina que ela devia se declarar para Osnar. Modesto fica nervoso pensando no que a filha queria contar para a Carol. Perpétua examina o Turíbulo para ver se é de prata mesmo. Modesto e o coronel conversam sobre como Tieta está ficando famosa no Agreste. O coronel convida Tieta para jantar em sua casa e ela exige a presença das suas meninas à mesa, incluindo Imaculada. Ascânio fala com Tieta sobre suas ideias de mudanças para a cidade. Zé Esteves fala para Timóteo que vai pegar um empréstimo com Tieta e o cunhado diz que vai oferecer sociedade para ela no armarinho. Modesto proíbe Letícia de visitar Carol. Tieta pede que Ricardo passe um creme nas suas costas. Ela se vira de repente e os dois quase se beijam.

Obs: O resumo dos capítulos podem sofrer alterações de acordo com a edição feita pela Globo.

Conheça a história de Tieta:

Tieta (Betty Faria)
Tieta (Betty Faria)

Tieta (Claudia Ohana) mora na cidade fictícia de Santana do Agreste, no nordeste brasileiro, e é expulsa da cidade pelo pai, Zé Esteves (Sebastião Vasconcelos), irritado com o comportamento liberal da moça, que poderia influenciar a outra filha, Perpétua (Adrina Canabrava). Envergonhada publicamente, ela segue para São Paulo. Vinte e cinco anos depois, Tieta (Betty Faria) volta a Santana do Agreste. Rica, requintada e exuberante, ela está disposta a se vingar de todos que a trataram mal. Tieta avisa que veio para ficar e muda a rotina dos moradores da cidade. Os que a condenaram na juventude passam a cortejá-la, seja pela sua riqueza ou simplesmente atraídos por sua beleza. Percebendo que nada mudou em Santana do Agreste, uma cidade repleta de hipócritas parados no tempo, para chocar mais a família, ela passa a ter um romance com o próprio sobrinho, o jovem seminarista Ricardo, filho da sua rancorosa irmã Perpétua, que sonha que Ricardo se torne padre.

Tema de Abertura:

Compartilhar: