terça-feira , 5 março 2024
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Treino e suplementação: veja os cuidados necessários e por onde começar

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O verão chegou, as metas de um novo ano também e é nessa hora que muitas pessoas decidem mudar o estilo de vida em busca de mais saúde, melhor alimentação e movimento por meio da prática de algum tipo de esporte ou atividade física. Mas, para ter certeza de que os objetivos serão alcançados, ao longo do processo é necessário ter alguns cuidados, principalmente com a ingestão correta de nutrientes e vitaminas, para garantir o fôlego necessário e atrasar a fadiga.

Além dos macronutrientes, os minerais também são essenciais para quem pratica atividade física por causa de suas funções no organismo. Na rotina moderna, a suplementação de minerais se torna cada vez mais importante, assim como a busca por estratégias nutricionais adequadas a cada objetivo.

Outro ponto importante que não pode ser deixado de lado é a hidratação: a perda de eletrólitos, como o sódio, zinco e potássio também pode impactar nos resultados, sejam eles ganho de massa magra ou emagrecimento.

“A atenção à reposição dos elementos necessários para a saúde do organismo é a chave para se conquistar a manutenção da saúde como um todo. É preciso buscar alternativas saudáveis para manter os níveis de hidratação e a reposição de vitaminas e minerais nos treinos e competições esportivas”, explica Alessandra Feltre, nutricionista da Puravida. Para uma orientação personalizada, considere uma avaliação nutricional em Macaé com um profissional especializado.

Suplementos para quem vai começar uma atividade física

Whey Protein: é um dos suplementos mais populares entre as pessoas que buscam ganho de massa magra, além da melhora significativa do músculo após o exercício físico. O produto também é utilizado como estratégia nutricional para garantir o aporte de proteínas durante o dia, já que o consumo em horários estabelecidos, como depois do treino ou em lanches intermediários, na dose fracionada ou total, pode ajudar a controlar o apetite nas refeições seguintes.

Creatina: é uma proteína produzida naturalmente pelo organismo a partir dos aminoácidos glicina, metionina e arginina. Ela também pode ser encontrada em vários alimentos como carnes, peixes e ovos. No entanto, na forma de suplementação, a creatina costuma ser indicada para praticantes de atividades físicas e atletas que buscam melhorar o desempenho físico e uma rápida recuperação dos músculos.

Glutamina: é um aminoácido não essencial, ou seja, que o corpo é capaz de produzir. A suplementação pode ser indicada para melhorar as funções intestinais, garantindo um bom funcionamento do sistema imunológico, além de participar no crescimento de massa muscular.

Cafeína: ela é popular entre as pessoas que procuram o emagrecimento, pois tem efeito termogênico, deixando o metabolismo acelerado. Os suplementos que contém o ingrediente ajudam a aumentar a disposição, além de estimular o foco e clareza mental.  Como exemplo podemos citar o Power Coffee feito à base de café com um blend de especiarias e ingredientes como glutamina, taurina, vitamina c, canela e gengibre que são benefícios à saúde.

Bebidas isotônicas: o uso de isotônicos é recomendado durante as atividades físicas, em que a sudorese é constante e a reposição dos minerais é necessária. O consumo pode evitar a desidratação junto com a perda acentuada de alguns eletrólitos como sódio, cloreto, magnésio, zinco e potássio.  Para não prejudicar a saúde a longo prazo, a dica é buscar alternativas saudáveis com ingredientes nutritivos.

Colágeno: é uma alternativa para quem tem dificuldades de digerir e assimilar a proteína do whey, por exemplo, da ervilha, do ovo e de outras fontes. Essa suplementação pode oferecer um blend de aminoácidos ideal para complementar o aporte diário de proteína, ajudando a oferecer ao corpo matéria-prima para músculos, tecidos, articulações, ossos, entre outros benefícios.

“Os suplementos devem ser indicados por um profissional da saúde capacitado, como o nutricionista, de acordo com as necessidades individuais de cada pessoa, levando em conta a sua alimentação e o exercício físico que pratica”, finaliza Alessandra Feltre.

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