Qual das duas versões é melhor? Para muitos, a resposta é clara, o romance O Privilégio de Amar (El Privilegio de Amar), embora se deva notar que este é também é um remake de Cristal, uma novela venezuelana. Mas por que o romance Triunfo do Amor (Triunfo del Amor) causou tanta rejeição? Foi o seu elenco? A história? a sombra de sua antecessora?
Para nos colocar em contexto, “O Privilégio de Amar” é uma das novelas mais famosas da história. A trama ganhou 12 prêmios TVyNovelas, de 13 indicações, perdendo apenas para “melhor jovem ator”, em 1998 esta novela foi um sucesso consumado para a criadora da história original Delia Fiallo e a produtora Carla Estrada.
Só em 2010, foi lançado o remake da novela, com o nome de “Triunfo do amor”, curiosamente a escritora também era Liliana Abud. Então, por que Triunfo do Amor não teve a mesma aceitação?
O Privilégio de Amar vs Triunfo do Amor – Elenco
El Privilegio de Amar teve um elenco de estatura, com protagonistas como Adela Noriega, Helena Rojo, Enrique Rocha e a vilã Cynthia Klitbo. A trajetória de cada um, sustenta sua capacidade de interpretação, isso foi parte do que valeu à produção um lugar na história da televisa, como uma das melhores novelas, com as maiores notas de audiência.
- Leia Também: Resumo novela Triunfo do Amor: capítulos
Elenco principal da novela:
- Adela Noriega é Cristina Miranda / Cristina Velarde Hernández de Duval
- Helena Rojo é Luciana Hernández de Duval
- Andrés García é Andrés Duval
- René Strickler como Víctor Manuel Duval Rivera
- Enrique Rocha é Nicolás Obregón
- Cynthia Klitbo como Tamara de la Colina
- Marga López é Ana Joaquina Vda por Velarde
Triunfo do amor
Mas ter um bom elenco é suficiente? Não, e ficou bem demonstrado com Triunfo do Amor, pois quem pode duvidar do talento da dona Victoria Ruffo ou da Daniela Romo? O problema não é que o elenco seja ruim, mas que receberam personagens inadequados.
Por exemplo, Victoria Ruffo sendo o equivalente a Luciana, desempenhando um papel que tinha que ser antagônico em pontos específicos, para depois evoluir. Victoria é uma atriz muito boa, mas não para esse papel, aliás, há rumores de que a própria Delia Fiallo (criadora da história), criticou severamente os personagens.
Elenco principal de Triunfo do Amor:
- Victoria Ruffo é Victoria Gutiérrez de Sandoval
- Maite Perroni como María Desamparada Iturbide Gutiérrez
- William Levy é Maximiliano “Max” Sandoval Montenegro
- Osvaldo Ríos é Osvaldo Sandoval
- Diego Olivera é o padre Juan Pablo Iturbide Montejo
- Daniela Romo é Bernarda Montejo Vda como Iturbide
- Dominika Paleta é Jimena De Alba
Enredo
Continuando com as opiniões de Delia; concedeu entrevista em 2011 onde assegurou que o produtor de Triunfo do Amor lhe havia assegurado que respeitaria a versão original, já que no romance O Privilégio de Amar, isso não foi feito; mas isso não era assim. Na verdade, a adaptação foi baseada em El Privilegio de Amar, e não Cristal.
Mesmo assim, outras coisas falharam, antes de eu mencionar que o momento em que mãe e filha descobrem a verdade, foi muito importante, e ainda assim a cena foi danificada por ecos no estilo das novelas hindus. Além disso, nomes como María Desamparada subtraíram a seriedade da trama.
- Leia Também: Saiba a data de estreia da novela Triunfo do Amor
E a isso podemos acrescentar as críticas a William Levy como ator. E ainda por cima, o surgimento de figuras que nada têm a ver com atuação, como Cuauhtémoc Blanco, anunciou com determinação, mas que o público não gostou e teve que modificar o roteiro.
Qual versão é melhor?
Os gostos são diferentes em cada pessoa, não se pode negar que a novela Triunfo do Amor tem muitos fãs. No entanto, a opinião da maioria esmagadora é que O Privilégio de Amar é o melhor remake do romance Cristal. E você o que acha?