quinta-feira , 29 fevereiro 2024
Ínicio Especiais “Um ano após a estreia: Reflexões sobre ‘A Casa do Dragão’
EspeciaisFilmes e SériesHBO Max

“Um ano após a estreia: Reflexões sobre ‘A Casa do Dragão’

47

No dia 21 de agosto de 2022 foi lançada A CASA DO DRAGÃO, a tão esperada prequela de A GUERRA DOS TRONOS. Do universo icônico criado por George R.R. Martin e ambientada 200 anos antes dos eventos de A GUERRA DOS TRONOS, a série abriu caminho para aprendermos sobre a história e a intimidade da Casa Targaryen. Um ano após a estreia de A CASA DO DRAGÃO – e enquanto aguardamos a chegada da segunda temporada, que está em fase de produção – a HBO Max te convida a reviver a série na íntegra, desta vez em busca de algumas curiosidades que talvez você não sabia.

  • INSPIRADA EM UMA HISTÓRIA REAL: Embora as narrativas de George R. R. Martin sejam fantasiosas, o autor utiliza elementos de histórias reais no momento de escrever. Ele revelou que a trama de A CASA DO DRAGÃO – baseada em seu livro “Fogo & Sangue” – é inspirada em alguns acontecimentos da história da monarquia inglesa no Século XII. Depois que o único filho legítimo de Henrique I se afogou ao tentar cruzar o Canal da Mancha, o monarca designou sua filha como herdeira do trono. Ele fez todos os senhores do reino jurarem que apoiariam o reinado de Matilda. No entanto, quando Henrique I morreu, os senhores quebraram seu juramento. O trono foi reivindicado por seu tio, Esteban de Blois, contra quem Matilda e seu meio-irmão lutaram, iniciando uma Guerra Civil.
  • O TRONO DE FERRO: O trono de ferro em A CASA DO DRAGÃO parece muito diferente daquele que encontramos em A GUERRA DOS TRONOS. Nos livros originais de George R.R. Martin, o trono é descrito como uma peça construída por milhares de espadas. Para a série, os criadores buscaram desenvolver uma versão híbrida, alinhada à versão apresentada no livro, mas que por sua vez honraria o trono que vemos na série original, familiar aos seus milhões de seguidores ao redor do mundo. Criado depois que Aegon I Targaryen conquistou seis dos sete reinos de Westeros, em A CASA DO DRAGÃO, o trono foi formado pelas espadas que pertenceram a seus inimigos caídos, como uma demonstração de poder. É um trono desconfortável, com pontas afiadas capazes de ferir o rei que nele se senta, como vemos nas feridas de Viserys, lembrando-o sempre do grande poder que representa.
  • OS DRAGÕES: A CASA DO DRAGÃO apresenta muito mais dragões que A GUERRA DOS TRONOS. Nesse contexto, na criação de A CASA DO DRAGÃO, George R.R. Martin procurou tornar os dragões facilmente identificáveis ​​tanto para os personagens quanto para o público, mesmo durante seus vôos rápidos. Inspirado na diversidade de cores de répteis reais, ele atribuiu cores únicas e marcantes a cada dragão, permitindo uma rápida associação com seu cavaleiro. Assim, Rhaenyra tem um dragão chamado Syrax, de escamas amarelas, cujo nome é uma homenagem a uma antiga deusa valiriana; Aegon, o primeiro filho do segundo casamento de Viserys, tem um jovem dragão gigante chamado Sunfyre, cujas escamas douradas e sopro de fogo da mesma cor o distinguem dos demais; Daemon confia em Caraxes, seu grande dragão colossal; e Rhaenys, a rainha que nunca existiu, é cavaleira de Meleys, que se destaca pelo vermelho de suas escamas. Você consegue reconhecer a qual personagem cada dragão pertence?
  • A TERCEIRA CASA DE VALÍRIA: Os Targaryens são uma casa antiga, mas não vêm de Westeros, mas de Valíria. Antecipando que a destruição de Valíria era iminente, eles se mudaram da capital e se estabeleceram na ilha vulcânica de Pedra do Dragão. Além da Casa Targaryen e da Casa Velaryon, há outra Casa na antiga Valíria: a Casa Celtigar. Ela tem uma breve aparição na série, mas é interessante pensar que poderia ser uma das últimas casas sobreviventes de Valíria antes de sua queda. No final de A CASA DO DRAGÃO, vemos Lord Bartimos Celtigar aparecer em Pedra do Dragão. Será uma prévia do que veremos na segunda temporada?
  • A ADAGA DE AÇO VALIRIANO:  Viserys e Rhaenyra seguram a arma de aço valiriano no fogo, explicando o seu grande poder. A adaga tem um grande papel em A CASA DO DRAGÃO, assim como em A GUERRA DOS TRONOS. Viserys revela a sua filha Rhaenyra que aquela adega pertenceu a Aegon e contém a profecia gravada em sua lâmina: “Do meu sangue vem o príncipe que foi prometido, e sua será a canção de gelo e fogo”. Seria esta a mesma adaga que Arya tem em A GUERRA DOS TRONOS e com a qual ela derruba o Rei da Noite para derrotar os Caminhantes Brancos?
  • NÃO É MEU FILHO: Depois que Alicent descobre, no episódio 8, que seu filho Aegon abusou sexualmente de uma jovem chamada Dyana, ela diz a ele: “Você não é meu filho”, assim repreendendo-o, achando que ele não merece o legado familiar dos Targaryen e Hightowers, e menos ainda, de seu lugar no trono. Essa frase chocante é idêntica ao que Tywin Lannister diz a seu filho Tyrion, a quem sempre rejeitou e humilhou, na quarta temporada de A GUERRA DOS TRONOS, pouco antes de Tyrion atirar nele com a balestra que causaria sua morte.
  • AS PREVISÕES DE HELAENA TARGARYEN: Helaena Targaryen (filha de Viserys e Alicent) costuma dizer coisas que na época soam estranhas para quem a rodeia, mas conforme a trama avança, elas parecem acontecer. “Terá que fechar um olho”, menciona Helaena, enquanto Alicent conforta seu filho Aemond, assegurando-lhe que um dia ele terá um dragão para si; e no episódio seguinte, vemos Aemond perder um olho para Lucerys, depois de acusá-lo de roubar o dragão Vhagar. Posteriormente, no episódio 8, Helaena repete: “Cuidado com a besta sob as tábuas”, antes de Rhaenys inesperadamente atacar de baixo do poço com seu dragão Melys. São essas profecias? Helaena tem a habilidade de prever o que acontecerá?
  • O ENGORDA CARANGUEJO: O sanguinário “Engorda Caranguejo” (Crabfeeder de acordo com seu nome em inglês), Craghas Drahar, ganhou seu apelido por sua prática sádica de saquear navios e transformar suas vítimas em comida para esses crustáceos. O vilão tem um detalhe interessante na aparência: sua máscara, obtida em um naufrágio, atrás da qual ele esconde o rosto doente com psoríase. A máscara tem uma semelhança com a máscara dos Filhos da Harpia que vemos em A GUERRA DOS TRONOS. Será que eles são da mesma origem? Há uma conexão entre eles?

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Relacionadas

A vida cotidiana das estrelas: Tours pelos apartamentos dos famosos

Ok, estes apartamentos não são pequenos e, na maioria das casas são...

Prepare-se para o desfecho épico de La Brea: Temporada final estreia em 5 de Março no Universal+

Aventura épica no tempo, La Brea, chega ao aguardado desfecho em sua...

Prepare-se para a aventura: Aquaman 2: O Reino Perdido chega à Max em 27 de fevereiro!

A Max, nova plataforma de streaming da Warner Bros. Discovery, chega à...

As piores novelas da Globo: Para rir (ou chorar) de nervoso! – Lista atualizada

A TV Globo, outrora referência mundial em telenovelas, enfrenta um período sombrio...