Guilherme Fontes foi sem dúvidas alguma um dos galãs mais assediados e um dos que mais fez sucesso dentro dos anos 90 na (Globo), e um dos trabalhos que fez ele crescer ainda mais dentro da televisão foi sem dúvidas alguma quando ele interpretou o personagem Marcos em Mulheres de Areia.
O galã estreou na televisão em Ti Ti Ti (1985) e com isso conseguiu fazer uma sequência de trabalhos nos próximos anos. Como em Bebê a Bordo (1988), Desejo (1990) e em A Viagem (1994).
- Mulheres de Areia: Demonstrando não ter coração de barata, Tonho da Lua tenta tirar a vida de Raquel
A carreira de Guilherme Fontes também foi marcada por uma polêmica nos cinemas. Ele dirigiu e produziu Chatô, o Rei do Brasil, sobre a vida de Assis Chateaubriand (1892-1968).
E em meio à acusação de mau uso de verbas públicas, o longa que teve seu início de produção no ano de 1995, somente foi lançado em 2015. E dentro dos últimos anos, os papéis em tramas ficaram menos frequentes, porém o ator jamais deixou de atuar.
Sua última novela foi Órfãos da Terra (2019), e atualmente, Guilherme também pode ser visto na série Os Outros (Globoplay), fazendo participação especial em três episódios.