Não tem nem como negar de que uma das maiores, se não a maior produtora de telenovelas do mundo é de fato a Globo, a emissora carioca começou sua produção de tramas em 1965, ano em que foi fundada, e assim nunca mais parou. Mas você tem noção de qual foi a primeira novela da família Marinho?
A primeira novela da (Globo) foi Ilusões Perdidas, que estreou no dia 26 de abril de 1965 e ficou no ar até dia 30 de julho do mesmo ano. No total, foram exibidos 56 capítulos, a autoria do primeiro folhetim foi de Enia Petri e a direção foi de Líbero Miguel e Sérgio Brito, em São Paulo, a trama era exibida na faixa das 21h, já no Rio de Janeiro começou a ser transmitida às 19h30 e depois passou para a faixa das 22h após cerca de 1 mês no ar. Os protagonistas da novela eram Reginaldo Faria, Osmar Prado e Leila Diniz, Reginaldo e Leila interpretavam o par romântico, enquanto Osmar era o irmão da personagem de Diniz.
No mesmo ano em que a primeira novela da (Globo) foi lançada, O Ébrio foi ao ar. De José Castellar e Heloisa Castellar, o folhetim foi a primeira produção da faixa das 20h, hoje extinta, naquela época, as novelas desta faixa de horário começaram entre 20h30 e 20h45, que hoje pertence ao Jornal Nacional, O Ébrio permaneceu no ar de novembro de 1965 a fevereiro de 1966. Foram exibidos 75 capítulos no total, a direção ficou a cargo dos próprios autores da novela. Quase oito anos após a estreia da primeira novela da emissora global, o canal lançou sua primeira produção em cores, O Bem-Amado, o momento foi um marco na história da televisão brasileira, que até então apenas tinha folhetins em preto e branco.
- Leia também: Globo faz movimento audacioso e convoca a apresentadora Sonia Abrão para o BBB22, entenda!
De Dias Gomes, O Bem-Amado teve no total 178 capítulos e ficou no ar na faixa das 22h de 22 de janeiro de 1973 a 3 de outubro de 1973. O folhetim foi estrelado por Lima Duarte, Paulo Gracindo, Ida Gomes, Dorinha Duval, Judicéia e Emiliano Queiroz, nome que também estava presente na primeira trama da (Globo), O Bem-Amado foi a primeira novela do canal global a ser enviada mundo a fora, antes da produção, somente os textos eram comercializados, não as novelas completas, o folhetim acabou sendo transmitido em 30 países.