sexta-feira , 23 fevereiro 2024
Ínicio Especiais Xuxa e Marlene Mattos: psicóloga comenta sobre os vários tipos de relações tóxicas
EspeciaisNotícias

Xuxa e Marlene Mattos: psicóloga comenta sobre os vários tipos de relações tóxicas

85

As relações tóxicas têm potencial de acontecer em qualquer cenário, ultrapassando os limites das relações conjugais. Prova disso foi a revelação recente da Xuxa sobre seu relacionamento com sua ex-empresária Marlene Mattos.

A ex-rainha dos baixinhos contou em uma entrevista que Marlene dizia o que ela podia ou não fazer, com quem devia ou não se relacionar. A psicóloga Ana Streit explica que relações tóxicas podem ser de todos os tipos: parentais (pais e filhos); conjugais ou amorosas; fraternais (amizades); profissionais; e mesmo relações secundárias, como prestação de serviço, por exemplo. “Não precisa ter uma relação de poder envolvida, pode ser uma relação entre pares, pessoas que teoricamente têm o mesmo lugar em uma hierarquia. O que acontece com frequência em relações tóxicas e que uma das pessoas emocionalmente acaba se colocando como inferior, enquanto a outra se coloca como mais “poderosa” ou mais dona de direitos”, descreve Ana.

 Segundo a psicóloga, essas relações impedem que uma das partes possa estabelecer vínculos saudáveis, além de afetar o desempenho em outras áreas da vida, como trabalho, vida amorosa, familiar, entre outras. “As relações saudáveis se baseiam em reciprocidade e em respeito. Por mais inegociáveis que estes dois aspectos sejam, eles não existem de forma suficiente na relações tóxica. Avalie sempre como você se sente quando está com aquela pessoa, quando se conecta e pensa naquela relação. Se sentir que precisa se exigir demais, pisar em ovos ou cuidar de cada mínima ação, já ligue um sinal de alerta. As relações tóxicas podem prejudicar desde a saúde mental e até mesmo a saúde física”, orienta.

 Sair de uma relação abusiva não é tarefa simples, muitas vezes leva tempo. As pessoas que vivem esse tipo de relação devem procurar uma rede de apoio: pais, parentes, amigos. Por vezes, dependendo da gravidade do caso, a ajuda de um profissional. “Não é fácil perceber, mas é possível aprender a identificar e construir dentro de si recursos de autopreservação. É uma pena que muitas pessoas precisem aprender isso já adultas, quando mereciam já ter essas lições de limites e autocuidado desde pequenas” lamenta Ana Streit.

Escrito por
Ronnie Martyns

Ronnie Martyns, o chefão do Atitude e Visão, é o cara que manda bem na parte de fazer as coisas ficarem top no site. Com visão de jogo e amor pelo jornalismo, ele guia a galera que corre atrás de notícias maneiras. A minha experiência garante que o site seja confiável pra galera que curte ficar por dentro do que tá rolando de bom e análises afiadas.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Relacionadas

Mariano Junior, ator e modelo, faz ensaio exclusivo para revista

O ator e modelo Mariano Junior, que já foi Mister Paraná e...

Um resumo conciso da trama, destacando o final feliz de Preciosa, a morte de César, a exposição das relíquias e o plano de roubo.

Fuzuê: Preciosa rouba fortuna, foge com Heitor e se despede em Paris

A novela das 19h da Globo, Fuzuê, terá um final surpreendente para...

Fotos de Cris, Giovanni, Ísis e Marcos, com destaque para expressões de emoção e suspense.

Elas por Elas: Pai sem querer? Giovanni descobre gravidez e futuro incerto o aguarda

Em “Elas por Elas“, Cris (Valentina Herszage) se envolve em uma trama...

Foto de Lara e Mário com destaque para expressões de suspense e investigação.

Elas por Elas: Lara e Mário descobrirão que Átila foi assassinado por Roberto

A novela Elas por Elas promete fortes emoções nos próximos capítulos, quando...