Na novela Pantanal (Globo), o maior orgulho de José Leôncio (Marcos Palmeira) é conseguir comandar seus negócios Brasil afora e mantê-los a todo vapor, mesmo com a vida estabilizada no Pantanal. No entanto, após uma viagem a São Paulo para conferir os últimos balanços, o pecuarista terá uma surpresa nada agradável.
“Aconteceu um terremoto aqui?”, exclamará Zé, ao descobrir da situação. “Um não, patrão… Vários”, responderá Davi (Lucci Ferreira), funcionário responsável pela área administrativa do fazendeiro na capital paulista.
Depois do desaparecimento de Jove (Jesuíta Barbosa), Zé Leôncio acabou focando todas as energias em encontrar o filho, e dessa forma esqueceu um pouco dos negócios de lado.
“Com todo o respeito, senhor José Leôncio, eu cansei de chamar pelo senhor na fazenda”, completa o funcionário.
Nesse momento, os funcionários mostrarão os valores a José Leôncio. Só que ele se manterá firme aos valores de progredir profissionalmente dentro do respeito ao ecossistema que o cerca, mesmo assim a equipe do financeiro o pressionará para que o fazendeiro acompanhe as tendências do mercado.
- Leia também: Tenório vira comida fresca de piranha? Confira se o temido vilão morre de fato em Pantanal
“Acontece que foi esse gado quem me trouxe (…) Eu tenho mais apreço por cada cabeça de boi que tão nos meus pastos que eu tenho por ocê”, contestará Zé, já na defensiva.
Diante desta situação, para manter o controle, José Leôncio acabará por escolher vender parte das cabeças de gado ao invés de pegar empréstimo em um banco. Tadeu (José Loreto), que ele agora considera como seu filho, ficará responsável pela transação.
Entretanto, a relação complicada dele com Jove será refletida naquele momento. O jovem e o pai acabará tendo outra briga, logo após o rapaz voltar ao Rio de Janeiro e ainda leva Juma (Alanis Guillen), sem o do fazendeiro.
Após uma reflexão, José Leôncio tomará uma atitude : “Pode mandar suspender (a mesada) Ele diz que não precisa da minha caridade e eu nunca tive vocação pra sustentar homem barbado”, decide peão.