A tão temida e destruídora epidemia de cólera acabou se alastrando pelo Rio de Janeiro em Nos Tempos do Imperador (Globo), isso deixará muitos personagens doentes, e Luísa (Mariana Ximenes) será uma das pacientes da enfermidade, algo que preocupará Pilar (Gabriela Medvedovski).
Pilar já tinha em mente que havia uma epidemia de cólera se espalhando pela cidade, porém quando foi alertar a Junta da Higiene Pública, não recebeu a devida atenção necessária. Louzada chamou a enfermidade de “doençazinha” e apenas alertou a população quando chamou um médico homem para avaliar a situação, além disso, ele dispensou Pilar da Ordem Terceira. Revoltada com a demissão da protagonista da Ordem Terceira, a Condessa de Barral irá ajudar os profissionais de saúde do hospital, mas por estar em contato direto com os enfermos, Luísa também pegará a doença terrível.
- Leia também: Resumo Nos Tempos do Imperador: capítulos
Com o passar dos dias, Luísa se sentirá cada vez mais cansada e desmaiará na frente de Pilar, que dará o diagnóstico. “Madre, quero muito estar enganada, mas acho que a condessa está com cólera!”. Como resultado, a mocinha conseguirá se safar da grave doença, mas outros personagens da trama não terão a mesma sorte, Batista (Ernani Moraes) morrerá de cólera, o marido de Lota (Paula Cohen) vai contrair a doença, que se desenvolverá para a forma mais agravante em poucos dias e muito debilitado ele se despedirá e falecerá tempos depois.