Logo depois de deixar a cadeia, Agatha (Eliane Giardini) retornará para Nova Primavera com o objetivo de poder se aproximar dos filhos, sendo eles Caio (Cauã Reymond) e Jonatas (Paulo Lessa).
O seu segundo filho, ficará sabendo a respeito de sua origem e ficará completamente petrificado ao ligar os pontos e perceber que ele é na verdade o irmão do seu grande rival no confronto pelo amor de ninguém mais ninguém menos do que a protagonista, Aline (Bárbara Reis).
- Terra e Paixão: Se sentindo sufocada, Petra confessa para Hélio a razão do trauma que sente por sexo
Porém, Caio se recusará a conversar com sua mãe. Se mostrando indignado com o desaparecimento de décadas da matriarca, ele a expulsará de casa sem dó. A aproximação deles apenas acontecerá com uma mãozinha de Angelina, ela o convencerá a escutar a história de Agatha.
De acordo com a mulher, ela forjou a sua própria morte para assim poder se safar do ciúme incontrolável de Antônio (Tony Ramos). No passado, o ricaço tentava controlar a mulher de uma forma dura, algo que a deixava sufocada e fez ela procurar paz nos braços de Gentil (Flávio Bauraqui), pai de Jonatas.
Com muito medo do marido poder matar ela, a mulher planejou a morte falsa com o auxílio de Evandro (Rafael Cardoso), médico do qual fez o parto de Caio e que também era o seu amante. A veterana dirá para o filho que seu intuito era voltar para buscar ele, mas o acidente que ocasionou a morte de um homem fez ela ser presa e condenada de forma covarde por 20 anos.