Militante da causa LGBTQ+ e da luta antirracista, ela se prepara para gravar seu próximo trabalho
Um amor que chega ao fim é, também, um fim de ciclo para a cantora e compositora carioca Afra. Ela se despede do seu elogiado EP de estreia, “Três Letras”, com um clipe para a faixa “Pra gente se entender”. O registro teve equipe 100% feminina, com direção de Leticia de Bortoli e produção de Gabi Dimello e Pâmela Virissimo, e é um delicado slow motion de um beijo entre a artista e a atriz Núria Kiffen. O vídeo está disponível no YouTube oficial de Afra.
Ela traz no nome e na pele sua ancestralidade, e nas bandeiras de seu projeto autoral a sua militância pela causa LGBTQ+ e pela luta antirracista. Seu trabalho solo foi apresentado com o EP de estreia “Três Letras”, lançado em julho de 2019 e do qual “Pra gente se entender” faz parte, juntamente com outras cinco canções. O álbum narra o início, meio e fim de um romance que se desenrolou durante uma passagem da artista pela França, em um relato cronológico e intimista desse relacionamento.
O amor entre mulheres está na temática central das canções de Afra e isso não poderia deixar de ser representado no vídeo de “Pra gente se entender”. Enquanto a faixa entrega a parte amarga de um amor – a despedida, a aceitação do fim -, o vídeo traz um olhar delicado sobre um último beijo.
Embora fosse importante para Afra dividir esse momento com uma mulher negra, a realização por uma equipe 100% feminina foi algo completamente orgânico. A colaboração com a diretora de fotografia Leticia de Bortoli veio da participação de ambas da terceira temporada da websérie “Esconderijo”. A ideia para a gravação e a escolha da música também vieram dela. Já a atriz Núria Kiffen surgiu de uma busca entre profissionais de artes, comunicação e teatro no Rio de Janeiro. Tudo para traduzir em vídeo a despedida de “Pra gente se entender”.
“Bem, tudo começou com uma noite. E quando o amor começa, você não quer imaginar que haverá um fim. Muito menos, como será esse fim. Mas quando ele chega, existem diversas formas de encerrar um ciclo. E o clipe de ‘Pra Gente Se Entender’ mostra o retrato que eu considero mais fiel para o fim de ‘Três Letras’. Nós conseguimos filmar tudo em 15 minutos. Apenas fluiu. Eu estava contando a minha história, e eu não precisaria enfeitar em nada. Simples e delicado, como grande parte dos términos”, reflete Afra.