Agatha (Eliane Giardini) mostra que é uma mulher arrependida e usa de uma voz meiga e doce, criando uma imagem de injustiça em Terra e Paixão. Porém, um pequeno incidente revelará seu lado obscuro na trama da novela das nove da Globo. Ao ser rejeitada por Jonatas (Paulo Lessa), Agatha se transformará, exibindo uma expressão de raiva em seus olhos.
Walcyr Carrasco, o autor do roteiro, instruiu Eliane Giardini a manter um olhar ambíguo no desfecho da cena, que será transmitida na sexta-feira (25). Na história, Agatha traz um caminhãozinho artesanal da prisão para presentear seu filho com Gentil (Flavio Bauraqui), mas Jonatas o descarta com raiva.
Ao contrário de Caio, Jonatas não aceita os argumentos de Agatha para abandonar os filhos e fingir estar morta por décadas. Agatha só se volta para Jonatas depois de conquistar o filho de Antônio (Tony Ramos). Caio até a convida para morar com ele, mas ela recusa.
Após ser rejeitada por Jonatas, Agatha retorna à pousada com o caminhãozinho quebrado. Em seu quarto, desabafa: “”Essa porcaria de brinquedo… Porcaria! Droga! Com o Jonatas não vai ser tão fácil! Não… Não vai ser fácil!”.
O autor indica que Eliane Giardini interprete com irritação e desdém, enquanto a câmera foca na expressão ambígua de Agatha. Na trama, essa não será a única indicação de que a ex-presidiária pode ser uma vilã.
Gentil revela que Agatha estava grávida de Jonatas quando conheceu Antônio e ocultou a criança para esconder sua identidade. Mais tarde, entregou o bebê para que ele fosse criado por Antônio, visando uma vida de riqueza. Jussara (Tatiana Tiburcio) comenta que uma mãe que faz seu filho acreditar que ela estava morta não pode ser boa.