terça-feira , 5 março 2024
Ínicio Notícias Aumento do número de brasileiros que se declaram veganos ou vegetarianos movimenta mercado bilionário
Notícias

Aumento do número de brasileiros que se declaram veganos ou vegetarianos movimenta mercado bilionário

23

Segundo informações do Ministério da Fazenda, em dez anos (2012 e 2022) o número de empresas abertas com o termo “vegano” no nome cresceu mais de 500%. O dado é um reflexo direto do crescimento exponencial ocorrido nos últimos anos do número de brasileiros que se declaram vegetarianos ou veganos. O levantamento mais recente sobre a população vegetariana no País é do Ibope que apontou, em 2018, que 14% dos brasileiros disseram ser vegetarianos. O mesmo levantamento revela que na comparação com 2012, essa população teria crescido 75%. Sobre o veganismo, não há ainda uma pesquisa que mostre com precisão o número dessa população no Brasil, mas uma estimativa da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) indica para 7 milhões de brasileiros de adeptos.

E na esteira dessa mudança de comportamento dos consumidores, que buscam cada vez mais itens que sigam processos produtivos sustentáveis, deve-se movimentar um mercado de USD$ 36,3 bilhões até 2030. E se engana quem acha que os negócios voltados para os públicos vegano e vegetariano se restringem à alimentação. A Orgânica, pioneira no Brasil na produção de cosméticos 100% vegetais, abre sua primeira loja em Goiânia e no Estado. A unidade foi inaugurada neste mês no Órion Shopping, no Setor Marista. “Nosso produtos são todos 100% veganos, com matérias-primas de ótima qualidade, todas as nossas fragrâncias são naturais. Chegamos para representar esse segmento não apenas em Goiânia, mas em todo o estado”, destaca a empresária Eliza Rocha Lima Rodrigues de Macedo, sócia da franquia na capital junto com o marido, Carlos de Macedo Pereira Neto.

Os cosméticos da Orgânica, como são qualificados como veganos, não há em suas composições a presença de nenhum insumo de origem animal. Além disso, para serem reconhecidos como veganos, os produtos não são testados em animais. A base desses cosméticos é 100% vegetal, eles possuem PH equilibrado, são livres de parabenos, possuem óleos essenciais em sua composição e são considerados cosméticos conscientes.

Mercado Novo

Segundo levantamento do portal especializado em produtos naturais, o Use Orgânico, 64% dos participantes da pesquisa acreditam que cosméticos naturais são melhores que os convencionais. De olho nessa tendência, Eliza explica o porquê de abrir uma franquia da Orgânica em Goiânia. “Aqui é um mercado novo onde ainda são poucas as opções para esse segmento, apesar de ser esse movimento uma tendência mundial. As pessoas estão se conscientizando cada vez mais, entendendo que os cosméticos também devem ser aliados na saúde e quanto menos química, quanto menos algumas substâncias tóxicas em nosso organismo, melhor”, esclarece a empresária.

A análise de Eliza vai ao encontro do que diz o estudo da Kantar Worldpanel, o qual mostra que os brasileiros são os mais engajados e conscientes em relação aos cosméticos: 57,7% deles garantem ter a proteção à natureza como principal motivação. Hoje mais de 600 plantas são usadas pela indústria brasileira de cosméticos, e mais de mil estão sendo pesquisadas.

Eliza explica que a opção por escolher o Órion Shopping, que integram o complexo de negócios e serviços de saúde Órion Complex, é uma estratégia de buscar e estar mais perto de um público que está de fato mais preocupado e alinhado à questão da saúde e do bem-estar. “A escolha do Órion veio ao encontro disso. É um espaço voltado para a saúde, frequentado por um público que tem um conhecimento, que se importa com saúde, com bem-estar, com qualidade de vida, além de estar extremamente bem localizado”, salienta.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Relacionadas

Paris 2024 – Jogos Olímpicos de Verão na França

Os Jogos Olímpicos de Verão são um dos eventos esportivos mais prestigiados...

Assassinato de Átila em Elas Por Elas: Investigação revela envenenamento e suspeita principal

Nos capítulos finais da novela “Elas Por Elas”, a investigação sobre a...

Jogo sujo desmascarado: Giovanni destroça Cris ao saber da verdade em Elas Por Elas

Nos próximos capítulos de “Elas Por Elas”, transmitida na tela da Globo,...

Minha Fortuna é Te Amar: Vicente é atormentado pela presença de Olga em sua cama

Nos próximos capítulos de “Minha Fortuna é Te Amar“, um enredo repleto...