terça-feira , 5 março 2024
Ínicio Notícias Cuidados com o uso da bandeja facial de gelo circulando no TikTok
NotíciasRedes Sociais

Cuidados com o uso da bandeja facial de gelo circulando no TikTok

41

O uso da bandeja de massagem facial com gelo – também conhecido como ice roller – virou moda no TikTok dentro das tendências de beleza. A prática, em alguns casos utilizada com babosa, é popular em muitas rotinas de cuidados com a pele e também é conhecida por seus efeitos refrescantes e resultados positivos. No entanto, como acontece com qualquer tratamento para a pele, é importante entender os possíveis efeitos, riscos e precauções antes de aplicar o gelo no rosto.

De acordo com Mayla Carbone, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o gelo tem um efeito vasoconstritor, o que significa que ele pode ajudar a reduzir temporariamente o inchaço na pele, especialmente na parte inferior dos olhos. “Aplicar gelo pode ser útil para acalmar a pele inflamada, como espinhas inflamadas ou áreas vermelhas”, aponta Mayla. “A aplicação suave do gelo pode ajudar a estimular a circulação sanguínea na pele, resultando em um aspecto mais fresco e radiante, além de reduzir temporariamente o tamanho dos poros, proporcionando uma aparência mais uniforme”.

No entanto, a dermatologista alerta que o uso direto na pele pode causar irritação ou até mesmo queimaduras de gelo, as famosas frostbites, especialmente se o objeto estiver em contato prolongado com a superfície cutânea. “Algumas pessoas têm pele mais sensível e podem reagir negativamente ao frio intenso do gelo. Sugiro evitar aplicar por longos períodos e sempre usar um pano ou envolver o gelo em uma toalha fina antes de aplicar na pele”, ressalta a dermatologista.

Mayla explica que, embora a aplicação inicial de gelo possa causar uma contração dos vasos sanguíneos, em algumas pessoas, isso pode ser seguido por uma vasodilatação reativa, que aumenta o fluxo sanguíneo e pode piorar a vermelhidão e a irritação. Por isso, se optar pela técnica, a dermatologista orienta aplicar suavemente em movimentos circulares ou toques leves.

“É crucial usar o gelo de forma adequada e sempre prestar atenção à reação da pele. Se tiver pele sensível ou algum problema pré-existente, é recomendável consultar um dermatologista antes de adicionar essa prática à sua rotina de cuidados”, finaliza.

Sobre a especialista:

Dermatologista Mayla Carbone é graduada em Medicina pela Universidade Lusíadas (UNILUS – Santos) há mais de 10 anos com residência em Clínica Médica na Santa Casa em São Paulo e em Dermatologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA-SP). É membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e também da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). Já participou de diversos congressos e realizou diversos cursos nacionais e internacionais voltados para especialização.
Instagram: @dramaylacarbone

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Relacionadas

Vicente caí em armadilha: Olga passa a noite com ele e Natália descobre tudo

Na novela “Minha Fortuna é Te Amar”, Vicente (David Zepeda) será vítima...

Giovanni descobre armação de Cris e casamento iminente termina em caos na novela “Elas Por Elas”

Na novela “Elas Por Elas“, da Globo, Giovanni (Filipe Bragança) está prestes...

Ansiedade em Crianças: Saiba como Identificar e Auxiliar

Na jornada do crescimento e desenvolvimento infantil, enfrentar a ansiedade pode parecer...

Renascer: Último pedido! Chico das Mortes faz Damião prometer em leito de morte

Chico das Mortes (Mac Suara Kaidwel), personagem da novela Renascer, está prestes...