Banda de Rock Venvs carrega representatividade LGBTQIA+ na música com vocalistas lésbicas 

Publicidade

Além de trazer o rock emo/punk de volta e apoiar o movimento de retorno deste gênero musical, VENVS carrega representatividade LGBTQIA+ com o casal Evie e Elektra nos vocais da banda. Na cena cultural, apesar de ser possível ver um crescimento na visibilidade de artistas da comunidade ou projetos que retratam o assunto, na música ainda não é uma presença tão expressiva, principalmente quando falamos dos mais variados estilos musicais.

VENVS, que antes passeava pelo universo da MPB, agora traz gêneros como rock emo/ punk na nova era da banda, que antes era um duo composto pelo casal. Elektra, guitarrista e vocalista, conhece muito bem este universo, pois foi a figura central da Fake Number, banda de rock emo que fez sucesso entre os adolescentes entre 2007-2010. “Me Reencontrar”, lançado no último dia 26, além de ser o primeiro single como grupo, também traz como significado o reencontro musical com os novos gêneros. Na nova era da VENVS, Evie e Elektra contam com mais dois integrantes, sendo eles: Jota C (Bateria) e Luk (Guitarra), que chegaram para compor o time agora como banda. Mas, a representatividade já está presente com VENVS desde quando ainda eram apenas o duo.

“Sempre buscamos falar sobre o nosso mundo e nossas vivências tanto em nossas músicas como nos bastidores. Um dos nossos objetivos sempre foi levantar nossa bandeira e ao mesmo tempo ser reconhecidas independente dela. Queremos estar em todos os lugares, ser vistas e ajudar outros artistas da comunidade a serem vistos também” – afirma VENVS. “Ser lésbicas é uma parte da nossa existência, mas não é tudo o que somos e queremos chegar em um ponto onde não somos colocadas em caixinhas o tempo todo, sabe? Artistas LGBTQIA+ não devem aparecer SÓ em playlists LGBTQIA+ e sim em todos os lugares, no topo, na televisão, nas premiações, etc”.

No universo pop é possível encontrar grandes nomes de artistas LGBTQIA+ de sucesso, tanto nacional, quanto internacional. Já em outros gêneros, a presença é restrita. No rock/emo pop funk, por exemplo, se vivencia um cenário ainda machista e convervador, principalmente por parte do público, desta forma, artistas da comunidade veem lutando dia após dia por mais destaque no estilo musical.

Vemos representatividade, principalmente no pop, mas no cenário do rock/pop punk acho que ainda é bem restrito. Vemos mais fora do Brasil e mesmo assim é reduzido. É um cenário mais machista também, então o desafio é dobrado! Existem muitos artistas INCRÍVEIS que são da comunidade, o que falta ainda é a visibilidade mesmo e estamos entrando nesse cenário com essa meta de lutar pelo nosso espaço”, completa VENVS.

A luta da comunidade por respeito e espaços é diária. Não só na música, como também em demais áreas culturais. “O cenário cultural é justamente onde a maior parte das pessoas se espelha, seja em artistas que elas admiram desde pequenas, ou em filmes que assistem com a sua família. É importante que nossa existência esteja em todos esses lugares para mostrar que é normal, que podemos e devemos sim ser livres para amar quem quisermos”.

“Me Reencontrar” é o primeiro single do próximo EP da banda VENVS, que será lançado nos próximos meses. A nova era promete muitas surpresas e lançamentos do universo rock/pop punk.

Siga o Atitude E Visão nas redes sociais:

Veja Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Post Relacionados

Útimas Noticias

Verdades Secretas: Para esquecer Alex e fugir da pressão, Angel pretende se casar com Gui

Com o claro objetivo de esquecer e tirar de vez Alex (Rodrigo Lombardi) da sua cabeça, Angel (Camila Queiroz) estará decidida em investir em outro amor...

Gênesis: Kamesha passa por apuros e acaba sofrendo castigo pela morte de Amarilis

Ao que tudo indica, a morte de Amarilis (Marianna Alexandre) cairá na conta de Kamesha (Kizi Vaz) em Gênesis (Record TV), Sheshi (Fernando Pavão) partirá para cima...

Ti-Ti-Ti: Renato surpreende com declaração para Marcela, mas decide colocar um ponto final

Renato (Guilherme Winter) decidirá ir até o apartamento de Marcela (Isis Valverde) e com isso ele a surpreenderá em Ti-Ti-Ti (Globo), indo contra todas as expectativas,...