A marca de expressão conhecida como ‘bigode chinês’ – uma linha que se estende dos cantos do nariz até os cantos da boca – tem sido uma das queixas estéticas mais comuns entre homens e mulheres à medida que envelhecem. O mercado de estética oferece medidas preventivas e opções de tratamento que podem ajudar a amenizar o incômodo, já que o problema pode surgir na medida em que amadurecemos.
O bigode chinês, também conhecido como sulco nasolabial, torna-se mais proeminente com a idade, devido à perda natural de colágeno e elastina, como duas proteínas essenciais para a manutenção da elasticidade da pele. Uma pele mais flácida por falta de colágeno traz um aspecto mais pesado para a face.
Prevenção é o primeiro passo
A adoção de hábitos saudáveis pode ser o primeiro para desacelerar o processo de envelhecimento, o que contribui diretamente na prevenção dessa queixa comum, o bigode chinês. Proteger a pele dos raios solares usando protetor solar com alto fator de proteção, manter uma alimentação equilibrada, rica em antioxidantes e vitaminas, e beber bastante água são medidas que contribuem para uma aparência mais saudável, ao mesmo tempo que pode adiar o surgimento dessas linhas de expressão.
Abandonar o tabagismo e reduzir o consumo de álcool também são atitudes recomendadas. Ambos são conhecidos por acelerar o processo de envelhecimento, tornando a aparência mais suscetível ao aparecimento de linhas e rugas.
Opções de tratamento
Apesar de todas as medidas preventivas, algumas pessoas já apresentam linhas mais acentuadas por uma questão de genética e buscam alternativas de tratamento. Nesse sentido, a medicina e estética disponibilizam uma gama de procedimentos, desde os menos invasivos até os cirúrgicos.
Se você tem lutado com as linhas profundas ao redor da boca, conhecidas como “bigode chinês”, talvez seja o momento de explorar as soluções mais avançadas disponíveis para prevenir e tratar essa condição.
A Liv Skin, clínica médica e estética localizada no Jardim Guedala (SP), dispõe de tecnologias dermatológicas e protocolos injetáveis exclusivos para tratamento do envelhecimento facial, desde os mais modernos lasers do mercado, como o Fotona e o Lavieen, ultrassom microfocado, radiofrequência e protocolos médicos com ácido hialurônico que promovem sustentação e efeito lifting, suavizando o peso da face nesta região. Vale destacar também que os bioestimuladores de colágeno e os fios de tração e sustentação são grandes aliados aos tratamentos mais eficazes para rejuvenescimento facial