segunda-feira , 17 junho 2024
Ínicio Vida e Estilo Beleza Peles maduras: Dermatologista dá dicas de como os tratamentos estéticos podem preservar beleza e saúde da pele
Beleza

Peles maduras: Dermatologista dá dicas de como os tratamentos estéticos podem preservar beleza e saúde da pele

90

Quando se trata de envelhecimento, é importante desmistificar a ideia de que a idade está intrinsecamente ligada a problemas de aparência. Nos últimos anos, a busca pela harmonização facial tem se intensificado entre as mais variadas faixas etárias, incluindo os idosos. No entanto, a médica dermatologista Dra. Paula Sian alerta para os riscos associados a esses procedimentos. “É importante ressaltar que qualquer intervenção, mesmo que não seja cirúrgica, apresenta seus riscos”, explica.

Entre os riscos associados à harmonização facial, estão a possibilidade de trombose e cegueira, infecções, rejeição de materiais, formação de granulomas e nódulos. Portanto, é fundamental que a decisão de realizar qualquer procedimento estético seja tomada em conjunto com um profissional capacitado, que possa avaliar cuidadosamente os riscos e benefícios para cada caso específico. “Conforme realizamos cuidados periódicos, sem a necessidade de procedimentos invasivos ou harmonizações faciais frequentes, é possível preservar a espessura e o contorno do rosto, promovendo um envelhecimento saudável que reflete uma aparência genuinamente natural e autêntica.” – destaca a médica.

Para envelhecer com saúde e bem-estar, a dermatologista enfatiza a importância de adotar uma abordagem progressiva nos cuidados estéticos na terceira idade. Abaixo estão algumas das principais áreas a serem consideradas:

Qualidade da Pele: Investir em skincare é essencial. A utilização de produtos adequados, como vitaminas C, E, A, B3, B5, D e/ou K – desde que indicadas por um especialista de acordo com cada pele, além de peeling e lasers, pode ajudar a manter a pele com uma aparência jovem e luminosa.

Rugas: Para suavizar rugas e linhas de expressão, procedimentos como a aplicação de botox e os fios PDO (polidioxanona) podem ser considerados. Esses tratamentos são menos invasivos e oferecem resultados satisfatórios.

Flacidez e Emagrecimento

Facial: Preenchimento e fios PDO são opções para tratar a flacidez e promover um emagrecimento facial sutil, redefinindo o contorno do rosto e proporcionando uma aparência rejuvenescida.

Flacidez e Contorno: Para estimular a produção de colágeno e melhorar a flacidez, a utilização de bioestimuladores e preenchimento pode ser indicada.

A Dra Paula Sian enfatiza que, cada pessoa envelhece de maneira única, portanto, a avaliação personalizada de um dermatologista é crucial para determinar os tratamentos mais adequados para cada paciente. “O tratamento estético na terceira idade pode ser uma excelente forma de promover o envelhecimento saudável e natural, desde que conduzido com responsabilidade e sob a supervisão de um profissional qualificado. Respeitar a individualidade de cada pessoa e desvincular a ideia de que a idade está associada à perda da beleza são passos importantes para combater preconceitos e valorizar a diversidade da beleza em todas as fases da vida.” – finaliza.

Compartilhar: