quarta-feira , 19 junho 2024
Ínicio Notícias Bolsonaro receberá título de cidadão Goiano mesmo sob investigação por desvio de joias e presentes
Notícias

Bolsonaro receberá título de cidadão Goiano mesmo sob investigação por desvio de joias e presentes

78

Na sexta-feira (18/08), Jair Bolsonaro (PL), o ex-presidente da República, estará de volta a Goiânia para receber o título de cidadão goiano na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). Essa honra, no entanto, ocorre enquanto a Polícia Federal investiga alegados desvios de joias e presentes que Bolsonaro teria recebido durante seu tempo em Brasília.

A Polícia Federal está investigando Bolsonaro por supostamente tentar desviar e negociar presentes recebidos durante seu mandato presidencial. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, identificou indícios de um esquema associado ao ex-presidente.

Moraes aponta que a Polícia Federal (PF) descobriu que os valores provenientes da venda desses presentes “foram convertidos em dinheiro em espécie e incorporados ao patrimônio pessoal do ex-Presidente da República, através de intermediários e sem o uso do sistema bancário formal, com o intuito de ocultar a origem, localização e propriedade desses valores”.

Segundo Moraes, há também evidências de que Bolsonaro e quatro de seus auxiliares — Mauro Cid, Marcelo Câmara, Osmar Crivellati e Marcelo da Silva Vieira — “atuaram para desviar presentes de alto valor recebidos em razão do cargo pelo ex-Presidente da República e/ou por comitivas do governo brasileiro, que estavam atuando em seu nome, em viagens internacionais, entregues por autoridades estrangeiras, para posteriormente serem vendidos no exterior”.

Paralelamente, o deputado estadual Fred Rodrigues (DC) expressou seu desejo de homenagear a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL). A proposta de conceder a ela o título de cidadã goiana está atualmente em processo na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). Esse tema está sendo debatido pelos legisladores enquanto o escândalo das joias e presentes continua repercutindo.

Conforme a publicação do Mais Goiás ao apresentar sua proposta, Fred provocou a imprensa e segmentos ligados à esquerda goiana, afirmando: “Apresento o título também a Michelle Bolsonaro, para ajudar esse pessoal a ficar mais tranquilo”. Ela também está enfrentando um pedido de quebra de sigilo relacionado ao caso das joias e presentes, um desdobramento do período em que Jair Bolsonaro estava na presidência de Brasília.

Compartilhar: