sexta-feira , 23 fevereiro 2024
Ínicio Vida e Estilo Como os exercícios físicos podem contribuir com o equilíbrio da saúde mental
Vida e Estilo

Como os exercícios físicos podem contribuir com o equilíbrio da saúde mental

20

Iniciada em 2015, a campanha do Setembro Amarelo é dedicada à prevenção ao suicídio e incentiva a população a buscar o cuidado e atenção adequada com a saúde mental. Nesse contexto, muito se fala sobre o uso de medicação para o tratamento de doenças como depressão, entretanto, de acordo com um estudo feito pela Universidade da Austrália do Sul, a atividade física é 1,5 vezes mais eficaz na redução de sintomas, aliviando a ansiedade e a angústia.

Segundo Jessé Ramos, profissional de educação física da TotalPass, uma das principais soluções de saúde integrada do Brasil no âmbito corporativo, a prática regular de exercícios vai muito além da melhora do condicionamento físico e prevenção de doenças. Isso porque, é responsável pela liberação de endorfina, que desperta sensações de prazer, felicidade e alegria e é gerada de maneira natural pelo organismo. Além disso, a orientação de um nutricionista esportivo em Macaé pode complementar o programa de treinamento, garantindo que a alimentação esteja alinhada com os objetivos de cada indivíduo.

“Seja qual for a modalidade, a endorfina é ativada e sua liberação pode ser maior com um exercício de grande intensidade. Conhecida popularmente como hormônio do bem-estar, é responsável por impedir a sensação de irritação e estresse, além de ajudar a despertar sentimentos bons, podendo garantir uma melhora significativa no bem-estar”, explica.

A cada ano que passa, a campanha do Setembro Amarelo se torna mais urgente. De acordo com dados divulgados em 2022 pela OMS, quase 1 bilhão de pessoas vivem com transtorno mental, sendo 14% adolescentes. Segundo a pesquisa, depressão e ansiedade aumentaram mais de 25% apenas no primeiro ano da pandemia.

Saúde integrada como alternativa

Em razão da importância da saúde física e mental na vida profissional de uma pessoa, a síndrome de burnout foi classificada pela OMS como uma doença ocupacional. Um estudo da International Stress Management Association (Isma) aponta que o Brasil ocupa o segundo lugar em número de casos diagnosticados no mundo.

Pensando que a saúde mental anda em conjunto com a física, a TotalPass é um agregador que conta com as duas frentes. A empresa oferece plataforma integrada com os principais parceiros da empresa, como Queima Diária, Total Play, Smart Fit Coach, Psicologia Viva e Zen App. O cliente possui acesso a milhares de academias e mais de 250 modalidades, além de contar com sessões de psicoterapia e meditação, com sessões variando de acordo com o plano contratado.

“Nosso objetivo é incentivar uma mudança de hábito focada em práticas saudáveis, tanto em relação ao físico quanto ao mental, por isso falamos de saúde integrada. Sabemos da importância do cuidado nas duas frentes para garantir o bem-estar da população”, afirma Aguinaldo Júnior, Country Manager da TotalPass.

Escrito por
Valeria Bronze

Valéria Bronze, formada em Publicidade, é uma influencer apaixonada por TV e internet. Sua autenticidade reflete na escolha acadêmica alinhada à paixão genuína. Amante da escrita, destaca-se na elaboração de críticas, especialmente sobre novelas e séries, oferecendo análises envolventes e perspicazes aos seguidores.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Relacionadas

Ação antioxidante do tomate: saiba como ela pode ser benéfica para a pele

Cada país tem suas particularidades e a alimentação é sempre uma parte...

Unhas em gel são resistentes, mas não inquebráveis

Recentemente, observou-se um notável crescimento na preferência por unhas de gel, uma...

Saiba como escolher a técnica ideal para unhas longas e resistentes

Nos últimos anos, as unhas longas têm se destacado como uma tendência...

Dieta pós-carnaval: o que evitar

O Carnaval é sinônimo de festa e diversão, mas frequentemente vem acompanhado...