Clarita (Susana Vieira) sempre teve que se mostrar ser uma mulher aguerrida e disposta a mudar a sua vida desde o princípio em Mulheres de Areia (Globo), mas mesmo após enfrentar grandes dramas, a veterana conseguirá conquistar o seu tão desejado final feliz na novela.
Logo depois de encarar bravamente as loucuras infames e covardes vindas de Virgílio (Raul Cortez), e também a perda dele, a elegante mulher ressuscitará um amor de antigamente e terminará a história muito bem acompanhada, além disso ela fará a questão de prestar suporte para Ruth (Gloria Pires) e também Marcos (Guilherme Fontes) até o final.
Mesmo demonstrando possuir um grande sentimento por Virgílio, Clarita sofrerá e muito com a conduta do marido. O casório dos dois, no entanto, acabará ao mesmo em que o veterano durante um passeio noturno pela praia, se deparar com um espantalho horrendo, ele infartará de pânico e morrerá.
Ao estar viúva, a personagem ainda terá que suportar a surpresa de saber que Ruth não é Raquel. Contrariando o que a mocinha pensava, mas a mulher resolverá apoiar a jovem ao invés de escorraçar ela pelo fato de ter fingido ser a irmã dela.
Como resultado, Clarita ficará do lado de ambos até o final, e ainda por cima conquistará um final feliz no amor, ela resgatará um amor do passado, Alemão (Jonas Bloch), e com isso superará todas as suas dificuldades.