Durante todos os esse anos de teledramaturgia brasileira, já tivemos inúmeras polêmicas e temas bastante pesados para a maioria do público que acompanharam algumas dessas tramas que fizeram questão de abordar questões raciais, políticas e muitas outras. Por meio das novelas os atores podem apresentar ao grande público temas importantes, necessários e muitas vezes polêmicos, pensando nisso veremos alguns desses temas que já foram mostrados.
1- Drogas
Um dos temas mais fortes e polêmicos do qual já foi tratado muitas vezes em tramas é o uso de drogas. Em “O Clone”, Glória Perez fez questão de destacar o problema com as drogas de uma forma sensível e ao mesmo tempo elucidativo, e para dar mais embasamento para o assunto, a autora usou depoimentos verídicos na novela.
2- Crianças desaparecidas
No folhetim “Explode Coração”, de Glória Perez, os telespectadores foram devidamente alertados a respeito do problema de crianças desaparecidas no Brasil. Toda a comoção com o tema foi tanta que várias mães reais colocaram as fotos dos seus filhos na novela, e muitas dessas crianças foram encontradas na época.
3- Racismo
Desde os dias de hoje não dá para negar que o racismo é ainda muito presente no Brasil, mas pouco discutido. A novela “Amor de Mãe” se baseou nesse tema de forma cirúrgica, uma cena em particular comoveu o país inteiro, quando policiais detiveram o filho de Vitória, Tiago, durante um arrastão na praia apenas por ser negro. Na ação policial, botaram o menino no camburão, ele até implorou para encontrar sua mãe, mas não foi escutado.
4- Homofobia
Esse com certeza foi um dos temas mais abordados e explorados em várias novelas. E em “A Força do Querer” ele acabou sendo aprofundado ao mostrar a história de Ivana/Ivan, um homem trans que sofre com sua transição e com o preconceito da sua mãe.
5- Violência contra a mulher
A violência contra a mulher é um tema muito necessário de ser colocado em pauta. Dentro da novela “A Favorita”, João Emanuel Carneiro apresentou o tema e foi muito além disso. O folhetim também incentivou mulheres a denunciarem seus agressores.
6- Alcoolismo
Em “Mulheres Apaixonadas”, Manoel Carlos destacou e mostrou como é complicado a luta contra o álcool. Na trama, Vera Holtz interpretou de forma magnífica a professora Santana da qual lutava diariamente contra o vício destruidor da bebida.
7- Esquizofrenia
Desde os dias de hoje não se entende muito bem os transtornos mentais. Por esse fator, discutir sobre e mostrar é bem importante, na novela “Caminho das Índias”, Bruno Gagliasso interpretou Tarso. Ele era um jovem rico e que sofria de esquizofrenia e suas consequências, como por exemplo, o preconceito dos próprios pais e da sociedade em geral.