quinta-feira , 29 fevereiro 2024
Ínicio Vida e Estilo Conheça benefícios da prática de atividades físicas na saúde do homem
Vida e Estilo

Conheça benefícios da prática de atividades físicas na saúde do homem

29

Nos últimos anos, a importância da prática de exercícios físicos tornou-se ainda mais notória, principalmente pelas evidências comprovadas dos benefícios que a frequência deles traz. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), até 5 milhões de mortes por ano poderiam ser evitadas se a população em todo o mundo fosse mais ativa.

Veja também:

A Importância da remoção adequada de maquiagem para a saúde da pele

Homens investem na saúde e na autoestima com cirurgias plásticas e procedimentos estéticos

Abreu divulga novidades e descontos dos parques de Orlando para as férias de janeiro

É muito comum falar-se sobre os exercícios com foco apenas para mulheres, pela busca do corpo perfeito e da autoestima feminina, mas é muito importante se atentar aos benefícios que a prática traz para a saúde do homem. Alexandre Brufatto, coordenador técnico da Jab House, marca da rede de studios do Grupo Smart Fit, explica que a atividade física, em especial, a musculação, traz diversos benefícios para o homem, entre eles, a melhora do condicionamento, aumento da massa muscular, redução da gordura corporal e a melhora da disposição.

“A prática da musculação, assim como qualquer atividade física, faz com que o corpo aumente a produção de hormônios como a endorfina e serotonina, que são responsáveis pelas sensações de bem-estar, vitalidade e satisfação, entre outros. Com isso, o dia fica muito mais produtivo e mais leve, dando uma verdadeira surra no stress”, comenta Brufatto. Para quem acredita na importância da regulação hormonal apenas entre as mulheres, engana-se, visto que, na saúde masculina, se faz necessário que os hormônios estejam de acordo entre si para um bom funcionamento do organismo, o qual, inclusive, tem o treino como um forte aliado nessa regulação.

Para o coordenador, um treino bem elaborado e feito com as progressões corretas de carga e intensidade fazem com que a produção de testosterona – principal hormônio masculino e responsável pela libido, disposição, energia e força – seja estimulada e, consequentemente, aumentada. Diante de tantos benefícios, nunca é tarde para inserir o esporte na rotina e, inclusive, no que diz respeito à idade, estudos recentes apoiam que a musculação seja inserida para meninos a partir dos nove anos, mas em um formato fora do tradicional, focando mais na parte lúdica do exercício do que na performance em si. “Hoje, a partir dos 12 anos, já é possível ingressar na musculação de fato, porém, é de extrema importância a presença de um profissional da área, que deve ser o responsável por organizar, periodizar e conduzir o treino”, complementa.

Para Alexandre, os benefícios proporcionados pela atividade física são inúmeros. “Entre eles, a melhora da saúde cardíaca, a redução da gordura corporal, principalmente na região abdominal – mais conhecida como gordura visceral -, diretamente responsável por doenças cardíacas, tais como infarto e AVC”, comenta. “Outro benefício muito importante é o fortalecimento da musculatura e, com ele, a proteção das articulações, uma vez que músculos mais fortes fazem com que certas funções do dia a dia, como subir e descer escadas, carregar as compras, fazer suas tarefas a pé, entre outras, se tornem muito mais fáceis”, finaliza.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Relacionadas

Brocólis na maquiagem: Tendência viral #Broccolifreckles traz riscos à pele

Influenciadoras como Carolina Dieckmann e Malu Borges aderiram à técnica inusitada de...

Vegetarianismo: conheça o regime alimentar da atriz Maria Bomani

A atriz Maria Bomani compartilhou recentemente em suas redes sociais um vídeo que...

Ação antioxidante do tomate: saiba como ela pode ser benéfica para a pele

Cada país tem suas particularidades e a alimentação é sempre uma parte...

Unhas em gel são resistentes, mas não inquebráveis

Recentemente, observou-se um notável crescimento na preferência por unhas de gel, uma...