Terra e Paixão será a próxima novela das nove que vem para substituir Travessia, com estreia marcada para maio. Aqui iremos conhecer Jonatas, personagem de Paulo Lessa na trama escrita por Walcyr Carrasco.
Jonatas (Paulo Lessa) é filho de Gentil (Flávio Bauraqui) e irmão de Menah (Camilla Damião). Eles são as pessoas mais próximas de Aline (Barbara Reis) devido ao parentesco com Samuel (Ítalo Martins), o marido da professora que morre logo no começo da história em uma tentativa de invasão de suas terras.
Leia também:
- Terra e Paixão: veja aqui o enredo da próxima novela da TV Globo
- Conheça a família de La Selva em Terra e Paixão
Jonatas é quem mais apoia a família de Aline após a morte do primo Samuel. Com muito esforço, ele consegue reconstruir a casa que foi incendiada na invasão das terras. Homem bom, idealista, Jonatas apoia Aline – por quem há muito tempo guarda um sentimento secreto – na decisão de cultivar as terras que o marido deixou e se tornar uma produtora rural. Jonatas sempre trabalhou na terra e é capaz de lidar e consertar uma semeadeira. Ele também auxilia Aline a mexer com a terra, o maquinário e, principalmente, conhecer quem pode ajudá-la, afinal, na região nada pode ser feito sem o apoio da cooperativa, que faz a venda de insumos, grãos e coloca a colheita no mercado. Somente os grandes produtores rurais têm poder para negociar diretamente, comprar insumos e estocar sua produção.
Jonatas não é um grande produtor, mas conhece bem o funcionamento dessa engrenagem. “O Jonatas é um cara fundamental em um momento muito difícil da vida da Aline. É uma situação delicada, pois é primo do marido dela, e não consegue deixar de amá-la. Mas precisa guardar isso com ele, segurar esse sentimento. E é um grande incentivador nessa retomada de vida dela. Um personagem que tem uma função muito interessante”, analisa Paulo Lessa.
Gentil pai de Jonatas é um homem simples, trabalhador da terra, que esconde um segredo, ligado a Antônio (Tony Ramos), o maior produtor rural da região de Nova Primavera, onde a trama é ambientada. Com Jussara (Tatiana Tiburcio), a mãe de Aline, ele cultiva um relacionamento do passado. Com a filha Menah, funcionária da escola da região, mantém um apoio incondicional e respeita sua essência e escolhas. Flávio Bauraqui comenta sobre a convivência de seu personagem com os filhos.
Terra e Paixão é uma novela criada e escrita por Walcyr Carrasco. A obra é escrita com Márcio Haiduck, Vinícius Vianna, Nelson Nadotti e Cleissa Regina. A direção artística é de Luiz Henrique Rios com direção geral de João Paulo Jabur e direção de Tande Bressane, Jeferson De, Joana Clark, Felipe Herzog e Juliana Vicente. A direção de gênero é de José Luiz Villamarim e a produção é de Raphael Cavaco e Mauricio Quaresma.
Leia também:
- Conheça Anely, personagem de Tata Werneck em Terra e Paixão
- Conheça Lucinda, personagem de Débora Falabella em Terra e Paixão