sexta-feira , 21 junho 2024
Ínicio Vida e Estilo Descubra maneiras saudáveis de reduzir o consumo de café
Vida e Estilo

Descubra maneiras saudáveis de reduzir o consumo de café

134

Não é de hoje que o café está presente em praticamente todos os lares brasileiros. Essa é uma das grandes paixões nacionais. O consumo diário costuma ser seguro. No entanto, doses exageradas podem agravar quadros de ansiedade, taquicardia, palpitações, tremores, dores de cabeça e insônia. A bebida também pode causar irritação no sistema digestivo, gerando episódios de diarreia, náuseas, úlceras e gastrite. Para esses casos, a melhor dica pode ser reduzir o consumo, suspender ou procurar substituições mais saudáveis que tenham um menor impacto no organismo.

Se você deseja diminuir ou zerar a ingestão, algumas bebidas e outros estimulantes podem entregar os mesmos benefícios, a exemplo do Chá de Guayusa que também contém cafeína e teobromina, substância também presente no cacau. Esses dois componentes são responsáveis por acrescentar energia para quem busca uma vida saudável sem deixar de lado o sabor. A planta que é parente da erva-mate pode ser encontrada na parte amazônica do Equador, além de ser amplamente comercializada por aqui.

“O Chá de Guayusa é uma bebida revigorante, colhida de forma sustentável por povos indígenas da Amazônia Equatorial que pode ser encontrada na sua versão mais pura ou com variações de capim limão, hortelã pimenta ou alecrim. Além de saborosa, a bebida é uma fonte natural de cafeína, L-teanina, teobromina e aminoácidos que contribuem para uma vida mais saudável, não impactando tanto no organismo”, explica Romanna Remor, fundadora do Viva Regenera, que comercializa o produto.

Além do chá, há ainda as bebidas com poder estimulante como Guaraná Cipo de Maués que é uma fruta colhida no município de Maués, região amazônica. Ela contém em sua composição taninos, metilxantinas, a guaranina em maior quantidade, teobromina e teofilina, além de compostos como flavonóides. Esta fruta é rica em sais minerais, como: fósforo, ferro, magnésio, potássio, cálcio, assim como vitamina A e vitamina B1. Essa combinação de benefícios pode ser um excelente antioxidante, energético e afrodisíaco.

Compartilhar: