terça-feira , 28 maio 2024
Ínicio Vida e Estilo Beleza Desvendando o mito: Vitamina C pode causar manchas na pele?
Beleza

Desvendando o mito: Vitamina C pode causar manchas na pele?

299

Com a chegada do outono, muitas pessoas aproveitam a época para fazer alguns tratamentos de pele que não são indicados durante o verão. Nesse quesito, a rotina de skincare em casa também costuma mudar um pouco e a vitamina C passa a fazer parte dos cuidados diários. Mas será que produtos com vitamina C só podem ser usados durante o outono e o inverno?

Dr. Maurizio Pupo, farmacêutico especialista em cosmetologia e CEO da ADA TINA, desvenda esse mito e explica que não. “Existe uma crença comum de que a vitamina C pode causar manchas na pele, mas, na realidade, sua aplicação correta pode ter o efeito oposto. Ao contrário do que se pensa, a vitamina C não é fotossensibilizante, o que significa que não aumenta a sensibilidade da pele à luz solar”, explica o farmacêutico.

Então de onde vem essa questão de que vitamina C pode causar manchas? Dr. Maurizio explica que, na verdade, todo tipo de exposição solar pode agravar manchas e causar danos à pele e, ao incorporar produtos com vitamina C em sua rotina de cuidados, é essencial complementá-los com o uso regular de protetor solar de amplo espectro. “Os protetores solares que contêm vitamina C oferecem uma camada adicional de proteção contra os danos causados pelos raios UV, ajudando a prevenir o surgimento de novas manchas e preservando a saúde da pele a longo prazo”, ressalta.

Veja também:

A alimentação pode interferir no rendimento diário e na prática de exercícios

Conheça os benefícios do sérum na rotina de skincare

Vitamina C: ativo indispensável para a saúde e beleza da pele

“Ou seja, a vitamina C não só não mancha a pele, como também pode ser uma aliada eficaz na luta contra manchas e descolorações. Ao escolher produtos de cuidados com a pele que contenham vitamina C e ao combiná-los com o uso regular de protetor solar, você pode desfrutar dos benefícios clarificadores e protetores desse poderoso antioxidante, mantendo sua pele saudável e radiante”, diz Dr. Maurizio.

Benefícios da Vitamina C para a pele

Sabendo agora que a vitamina C pode ser utilizada na rotina de skincare durante todo o ano, Dr. Maurizio Pupo ainda reforça alguns de seus principais benefícios para a pele:

  • Ação antioxidante: A vitamina C é um poderoso antioxidante que ajuda a proteger a pele dos danos causados pelos radicais livres, ajudando a prevenir o envelhecimento precoce e a reduzir o aparecimento de rugas e linhas finas.
  • Estímulo do colágeno: Essencial para a produção de colágeno, a vitamina C ajuda a manter a pele firme e elástica, promovendo uma aparência jovem e saudável.
  • Clareamento da pele: A vitamina C possui propriedades clareadoras que ajudam a reduzir a aparência de manchas escuras, hiperpigmentação e descolorações, promovendo um tom de pele mais uniforme e radiante.
  • Proteção contra danos solares: Embora não substitua o protetor solar, a vitamina C pode ajudar a aumentar a eficácia do filtro solar, protegendo a pele contra os danos causados pelos raios UV.
  • Redução da inflamação: A vitamina C possui propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a acalmar a pele irritada, reduzindo vermelhidão e inflamação.
  • Promoção da cicatrização: Além de seus benefícios estéticos, a vitamina C também pode ajudar a promover a cicatrização da pele, acelerando o processo de recuperação de feridas e lesões cutâneas.
  • Hidratação: Alguns produtos com vitamina C também contêm ingredientes hidratantes, ajudando a manter a pele macia, suave e hidratada ao longo do dia.

E para garantir os benefícios da vitamina C sem se preocupar com o clima ou época do ano, existem algumas opções que oferecem as propriedades antioxidantes da vitamina C combinadas com proteção solar, como é o caso do Pure C FPS 50, da ADA TINA, um protetor solar facial com alta proteção contra os raios UV, vitamina C e niacinamida clareadora. “Além de proteger contra os sinais do envelhecimento precoce da pele, este produto ainda ajuda a uniformizar o tom da pele e reduzir a aparência de linhas finas e marcas de expressão. Com 12 horas de proteção solar, esta é uma opção completa para quem busca uma pele livre de manchas, iluminada e protegida”, ressalta o farmacêutico.

Outra indicação do profissional é o Pure C 40 Ultra Clareador, também da ADA TINA, que é um mousse concentrado e formulado com duas vezes mais vitamina C puríssima e ácido hialurônico de baixíssimo peso molecular. “Desenvolvido para clarear e renovar intensamente a pele, este produto possui máxima eficácia contra manchas e melasma, incluindo manchas mais resistentes decorrentes do envelhecimento precoce e da exposição solar desprotegida. Sua textura leve e fácil de aplicar torna-o uma escolha ideal para quem busca um tratamento eficaz para a hiperpigmentação. Após o seu uso, é indicado que um protetor solar seja aplicado para garantir a proteção da pele”, finaliza Dr. Maurizio.

Compartilhar:

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Relacionadas

Rejuvenescimento facial com fios de PDO: sustentação e estímulo de colágeno

Os fios de PDO são filamentos inseridos na camada subcutânea da pele,...

Especialista traz dicas para preparação de pele seca na maquiagem

As baixas temperaturas são um desafio para a pele, uma vez que...

Quer fugir do clássico? Confira tendências para incluir na maquiagem de noiva

O mês de maio traz consigo um importante significado, por celebrar um...

De rosé a azul royal – confira os tons que são tendência para as unhas durante o mês das noivas

Quando se pensa no mês das noivas, visuais clássicos e discretos são...