Um total de mais de 200 milhões de brasileiros foram impactados nas redes sociais pelo debate com os candidatos a presidente da República, promovido pela Rede Globo nesta quinta-feira (29). Segundo levantamento conduzido pela Vert.se Inteligência Digital, empresa de business intelligence com foco em dados de redes sociais, foram mais de 16 milhões de menções a temas relacionados ao debate durante sua realização – considerando Twitter, Facebook, Instagram, sites e blogs.
De acordo com o estudo, o primeiro bloco do debate, com maior audiência, foi marcado por fortes embates, principalmente entre Lula e Ciro Gomes e, depois, entre Soraya Thronicke e padre Kelmon. O termo “direito de resposta” se destacou nas redes devido à solicitação dos participantes para se posicionarem sobre temas específicos envolvendo seus nomes. Além disso, frases ditas pelos candidatos ganharam repercussão, como Lula perguntando se Ciro estava nervoso e Soraya questionando se o padre Kelmon não tinha medo de ir para o inferno. Inclusive, a veracidade do seu cargo de padre foi bastante discutida pelos internautas, deixando em evidência termos como “falso padre” e “padre de festa junina”.
Na internet – Como de costume, Lula e Bolsonaro foram os mais citados nas redes e a disputa foi acirrada. O nome do petista esteve em 40% das menções coletadas, enquanto o atual presidente esteve em 39% das publicações. Mesmo ficando na terceira posição em volume de citações, Ciro Gomes teve o melhor desempenho em porcentagem de referências positivas ao seu nome durante o debate (49,2%), seguido por Bolsonaro (49%). Já em relação às menções negativas, Felipe D’Ávila (67,2%) e padre Kelmon (64%) foram os que tiveram os maiores números.
Quando se fala em interações no Instagram, as publicações que citavam o nome do ex-presidente Lula acumularam o maior engajamento do público, totalizando 10,83 milhões de interações, mas Bolsonaro ficou bem próximo, com 10,29 milhões de reações. As menções a Felipe D’Ávila, por sua vez, tiveram o engajamento mais baixo, ficando bem longe dos primeiros colocados (28,5 mil).
Buscas no Google – Durante toda a quinta-feira, Lula e Bolsonaro lideraram nas buscas no Google pelos seus nomes. Entretanto, durante o debate, o padre Kelmon foi de longe o mais pesquisado, alcançando o ponto máximo no buscador. Se o candidato é um padre de verdade foi uma das perguntas mais frequentes. Ainda, seu nome esteve relacionado a temáticas como “cabo eleitoral” após a candidata Soraya Thronicke acusá-lo desse termo e de ser “candidato laranja” de Bolsonaro.
Conforme a Vert.se, o debate não se restringiu somente a menções aos nomes dos candidatos. Além deles, outros nomes que ganharam visibilidade nas buscas de quinta-feira foram Celso Daniel e Che Guevara, ambos citados no debate. O primeiro, morto em 2002, e com maior índice de pesquisas, foi citado por Bolsonaro no debate ao afirmar que a vice de Simone Tebet declarou que Lula foi o mentor do assassinato do ex-prefeito. Com direito de resposta, Lula disse que Bolsonaro mente e que Celso Daniel foi seu amigo. Isso foi o suficiente para aguçar a curiosidade do público para saber quem era ele. Che Guevara, por sua vez, foi citado pelo padre Kelmon, ao usar o líder da Revolução Cubana para atacar universidades e a esquerda.
Considerando o interesse de pesquisa do público na última semana, Bolsonaro é o mais buscado no Google, com 41% das pesquisas. Nos principais termos relacionados ao seu nome, o vídeo de Neymar declarando voto ao atual presidente está em primeiro lugar. Padre Kelmon, que, até antes do debate não aparecia com qualquer representatividade, ganhou força e soma agora 8% das buscas. Em contrapartida, o PT é o partido que o público mais procura na ferramenta.
Candidatos nas redes sociais próprias – Ao analisar os perfis dos presidenciáveis no Instagram – onde há maior número de seguidores –, a Vert.se identificou que Lula teve o maior saldo de novos seguidores em sua conta, totalizando mais de 55 mil aquisições apenas no dia 29. Em comparação com o primeiro debate, da Band, o ex-presidente acumulou 11,2 mil seguidores a mais. Luiz Inácio também teve a melhor taxa de engajamento em suas redes no dia do debate, marcando 2,26%.
Jair Bolsonaro, por outro lado, ganhou menos seguidores do que no embate da TV Band (28/8). Nesta quinta, ele contou com cerca de 32 mil novos fãs na rede (13,5 mil a menos que no da Band).
Com exceção de Bolsonaro, todos os demais candidatos publicaram em seus perfis no Instagram preparativos para o debate da Globo. Entre quinta-feira e a madrugada desta sexta-feira, Lula foi quem teve mais envolvimento em seu post, somando 919,7 mil interações numa foto falando que estava pronto para o encontro. Já considerando as publicações do início da transmissão até o início da manhã de sexta-feira, Simone Tebet foi quem mais publicou em seu perfil (30 posts) – com trechos das suas falas -, seguida por Ciro Gomes (19), Soraya Thronicke (6), Felipe D’Ávila (6), padre Kelmon (3), Lula (2) e Bolsonaro (1).
Para acompanhar o histórico de engajamento dos principais candidatos, entre outros dados apurados em tempo real, é só acessar o dash do Observatório das Eleições da Vert.se.