No primeiro capítulo da novela A Favorita, Gonçalo (Mauro Mendonça), aparece em sua mansão, onde mora com sua amorosa esposa Irene (Glória Menezes), a nora Donatela (Cláudia Raia), e sua neta Lara (Mariana Ximenes), além de Dodi (Murilo Benício), o intruso da família.
O avô de Lara é um magnata cheio de grana, devido sua experiência de patrão nada passa despercebido pela presidência do seu império. Apesar de sua riqueza, é um homem justo e não se importa em gastar dinheiro quando quer muito algo que possa enriquecê-lo ainda mais.
- Leia também: O que acontece com Flora no final da novela? Relembre o que acontece com a vilã em A Favorita
No decorrer do melodrama ele descobre que está sendo roubado por Dodi, o velho fica irado e vira uma fera, vermelho de ódio, o sogro de Donatela faz o vilãozinho de meia tigela parar na sarjeta. Com a descoberta dos desfalques causados por Dodi, o velhaco passa a desconfiar também do caráter de Donatela.
Para piorar o lado do milionário, a vida dele passa a correr riscos quando Flora (Patricia Pillar), ganha a liberdade depois de vários anos na cadeia. Porém o pesadelo começa quando ela se aproxima de Irene jurando ser inocente e pagou por um crime que não cometeu.
- Leia também: Final da Lara em A Favorita: Com quem ela fica com Halley ou Cassiano no último capítulo
Com esta ladainha a vilã ganha a confiança da pobre e inocente velhinha. Claro que por causa da esposa e juntando os últimos acontecimentos, Gonçalo também resolve dar uma nova chance a Flora. Entre altos e baixos do folhetim, a víbora toma o lugar de Donatela, que vai parar no lugar de ardilosa.
A briga entre as duas deixa a família Fontini entre fogos cruzados onde em um determinado ponto da história a revelação de que Lara é filha de Flora com Dodi pega o empresário de surpresa. Em contrapartida, Gonçalo descobre que Halley (Cauã Reymond) e Mateus são a mesma pessoa.
- Leia também: Qual o fim de Dodi em A Favorita? Saiba o desfecho do personagem de Murilo Benício na novela
Ao perceber que seus dias estão contados, Flora trata de se livrar do velho e forja uma chacina na casa do todo poderoso que morre de infarto fulminante. Tudo acontece quando o milionário chega na mansão e se depara com a casa cheia de sangue, Flora toda ensanguentada com uma faca em uma das mãos, e membros espalhados no local.
- Leia também: Final da novela A Favorita: Saiba o que acontece com Flora e Donatela no último capítulo
Por causa de sua fortuna o pobre magnata morre sabendo quem é a verdadeira vilã da história. Além de comprovar que ela é a única culpada pela morte do seu filho, Portanto, ele deixa o plano material acreditando que por sua culpa Irene e Lara também foram brutalmente assassinadas pela ex-presidiária, que usa este método brutal para roubar todo o dinheiro dos Fontini. Mas o inferno está apenas começando.