Lia (Ingra Lyberato/Michelle Batista) deixará Jacó (Petrônio Gontijo/Miguel Coelho) sozinho em um dos piores e mais cruéis momentos de toda sua vida em Gênesis (Record TV), Zilpa (Karina Brum) lamentará a morte da amiga, da qual os seus conselhos eram fundamentais para impedir uma tragédia com um dos filhos.
A história dará um salto no tempo com o objetivo de mostrar o mocinho já viúvo e bastante debilitado. Além de Lia, Raquel (Thaís Melchior) também já terá encontrado o seu descanso eterno, a mau caráter morrerá devido a complicações no parto de Benjamin (Marcus Bessa), que se tornará um dos “favoritos” do patriarca. Jacó que terá sido rebatizado como Israel por Jesus (Dudu Azevedo), também não esconderá o afeto que possui pelo filho, “Israel continua tendo preferência por José”, reclamará Bila (Alanna Lopes/Patrícia França).
“Meu pai já era velho quando o teve. Por isso, ele é o xodó. Ele e Benjamin. E não é de se admirar. José é realmente um querido”, minimizará Diná (Giovanna Coimbra). “Sim, mas o seu pai não percebe o quanto essa preferência incomoda os outros filhos. E pior, o quanto isso tem trazido problemas para José. Olha a cara dos outros”, acrescentará Zilpa. A serva ainda acabará soltando um suspiro ao lembrar de como Lia conseguia resolver os embates do acampamento sem sequer erguer a sua voz, “Sinto falta da Lia. Se ela estivesse viva, com certeza ia saber lidar com a situação”, concluirá a concubina.