Na novela Nos Tempos do Imperador (Globo), a Condessa de Barral (Mariana Ximenes) vai acabar recebendo uma carta dizendo que seu marido, Eugênio (Thierry Tremouroux), está muito doente na França. Dessa forma ela então decide voltar para à Europa para cuidar dele, mas antes resolve se despedir da família real brasileira.
A despedida de Luísa acabará deixando todos emocionados. As princesas Isabel (Giulia Gayoso) e Leopoldina (Bruna Griphao), ficarão em lágrimas. A única que ficará feliz com a notícia é Teresa Cristina (Leticia Sabatella).
Por outro lado, Dom Pedro II (Selton Mello) ficará muito triste, e decidirá dar um jeito de se despedir de sua amada: “Palavras não vão ser capazes de traduzir a falta que vou sentir. De onde vou tirar forças para enfrentar os tempos sombrios que me esperam?”.
“Quando sentir que faltam forças, leve seu pensamento até mim. Estarei sempre com o pensamento em você. Te amando como esses anos todos, ardentemente!”, dirá Luísa. No final Dom Pedro II e Luísa irão se beijar, apaixonados.