Mariana de la noche (ou Mariana da Noite no Brasil) foi novela mexicana produzida por Salvador Mejía para a Televisa e exibida pelo El Canal de las Estrellas entre 20 de outubro de 2003 e 23 de abril de 2004.
Já exibida pelo SBT entre 16 de janeiro a 2 de junho de 2006, em 100 capítulos. No Brasil, a trama sofreu com cortes devido à baixa audiência da trama.
Está sendo exibida pela terceira vez no canal TLN Network desde o dia 17 de agosto. A novela já foi exibida pelo canal em duas ocasiões em 2011 e 2014.
A trama foi protagonizada por Alejandra Barros e Jorge Salinas, com atuações estelares das primeiras atrizes Alma Muriel e Patrícia Reyes Spíndola e antagonizada por César Évora e Angélica Rivera, com Patricia Navidad, René Strickler e Adriana Fonseca no demais papéis principais
Sinopse de “Mariana de la noche (Mariana da Noite”)
O amor parece evasivo para Mariana, sua vida é tingida de amargura, pois ela carrega consigo uma maldição desde criança. A humildade, a paixão e a verdade a ajudarão a seguir seu caminho alcançando os braços de um homem que acabará com a maldição que a persegue.
Mariana Montenegro, uma jovem bonita e inocente, carrega consigo uma maldição. Na pequena cidade mineira onde ela mora, todos os homens que se apaixonam por ela cedo ou tarde sofrem um fim fatal, a morte.
Ela é filha de Atílio Montenegro, um homem poderoso e cruel que a superprotege, isolando-a de tudo o que acontece na cidade. Além disso, ele é obcecado por ela e não permite que outro homem se aproxime dela.
Mariana cresceu ao lado de sua tia Isabel, que cuidou dela como se ela fosse sua mãe, e de sua tia Márcia, uma mulher fria e calculista que não se importa em passar por cima de ninguém para conseguir o que procura.
Inácio Lugo Navarro chega na cidade, um homem que busca a verdade sobre o assassinato de seus pais no passado, escondendo sua verdadeira identidade.
Sob o nome de Halcón Luna, Ignacio fica deslumbrado com a beleza de Mariana e ela encontra nele o homem que sempre desejou. Entre os dois se desencadeia um amor e uma paixão dos quais eles não podem escapar.
Apesar das advertências sobre a maldição que cerca Mariana, Ignácio decide arriscar por ela, independentemente de encontrar a morte naquela batalha.
Mas, Márcia, obcecada por Ignacio, percebendo a felicidade que vem à vida de sua sobrinha, começa a elaborar todo tipo de truques com seu irmão Atílio para separá-los para sempre.
Elenco de “Mariana de la noche”
Alejandra Barros – Mariana Montenegro Madrigal «Mariana de la Noche» / Elisa Madrigal de Montenegro
Jorge Salinas – Inácio Lugo – Navarro Vargas «Falcon Moon»
César Évora – Atílio Montenegro
Angélica Rivera – Marcia Montenegro de Lugo-Navarro
Patricia Navidad – Yadira de Guerrero
Adriana Fonseca – Caridad «Chachi» Montenegro
René Strickler – Dr. Camilo Guerrero
Alma Muriel – Isabel Montenegro
María Rojo – Lucrecia Vargas
José Carlos Ruiz – Isidro Valtierra
Patricia Reyes Spíndola – María Dolores «María Lola»
Raúl Ramírez – Padre Pedro
Roberto Blandón – Iván Lugo – Navarro
Marjorie de Sousa – Carol Montero
Aurora Clavel – Mama Lupe
Rafael Rojas – Eng. Gerardo Montiel
Sergio Acosta – Cumache
Ignacio Guadalupe – Mediomundo Páramo
Aleida Núñez – Miguelina de Páram
Prêmios:
Nos Prêmios TVyNovelas 2004, Angélica Rivera e César Évora conquistaram os prémios de melhores vilões.
No “Palmas de Oro” de 2004, a telenovela e o seu elenco conquistaram 6 dos 7 prémios para os quais foi indicada. Incluindo «Melhor telenovela»
Curiosidades da novela
Lupita Ferrer interpretou o papel de Mariana Montenegro na versão original desta novela na Venezuela em 1976.
É a única versão do romance escrito por Delia Fiallo que foi feita no México até agora. Não tem remakes.