Bernardinho (Gabriel Fuentes) não terá um desfecho nada radiante e feliz em Nos Tempos do Imperador (Globo), enviado como cativo para a guerra por Tonico (Alexandre Nero), o rapaz morrerá nos braços de Samuel (Michel Gomes) após cair em uma armadilha de soldados paraguaios.
Logo depois que o país de Pedro (Selton Mello) ocupar Assunção, o mocinho receberá ordens para fazer uma patrulha acompanhado de Samuel no palácio do governo de Solano López (Roberto Birindelli) na capital paraguaia. O noivo de Pilar (Gabriela Medvedovski) perceberá a presença de alguém, e o irmão de Nélio (João Pedro Zappa) renderá o inimiho, no entanto, a dupla notará que se trata de uma criança com um bigode pintado no rosto.
- Leia também: Nos Tempos do Imperador: Nélio ‘ressuscita’ e faz aparição macabra para desmascarar Tonico
Pouco tempo depois, um solado paraguaio surgirá e atacará o rapaz pelas costas. Samuel matará o rival, mas será tarde demais para salvar o amigo, “Fala para minha mãe que eu lutei como um homem de verdade. E obrigado por acreditar em mim… Eu… Eu…”, dirá Bernardinho, que morerá nos braços do engenheiro.