Eudoro (José Dumont) e Pilar (Gabriela Medvedovski) acabarão tendo uma conversa tocante com direito a pedido de perdão em Nos Tempos do Imperador (Globo), logo após descobrir que está com tuberculose, o coronel pedirá desculpas para a primogênita por não ter permitido ela estudar medicina no passado.
O Coronel retornará para o Rio de Janeiro e notará uma tosse contínua, rapidamente, a situação acabará preocupando Dolores (Daphne Bozaski). A caçula até levará o pai ao hospital, porém ele recusará ser atendido pela filha mais velha, na sequência, Nélio (João Pedro Zappa) irá atrás da médica com o diagnóstico do coronel. “Então a senhorita já sabe que ele está com a tísica? É uma doença terrível, eu sinto muito”, dirá o assessor de Tonico (Alexandre Nero), “Meu pai? Tuberculoso?”, reagirá ela. Pilar decidirá ir atrás do pai, e ambos começarão a se acertar, o fazendeiro pedirá que a filha prometa cuidar de Dolores em sua ausência.
“Ela não me dá chance, painho. Está muito magoada comigo”, responderá a médica. “E a culpa é minha. Enchi a cabeça de Dolores contra você. Hoje me orgulho que você tenha me desobedecido. Foi atrás do seu sonho e hoje é uma médica”, confessará ele, “O senhor não sabe o quanto quis ouvir isso”, afirmará Pilar emocionada. “Me arrependo tanto de ter entregue Dolores nas mãos de Tonico, mas achei que ele fosse se endireitar, mas só piora”, admitirá Eudoro.
- Leia Também: Nos Tempos do Imperador: Teresa dá um basta, se revolta com Luísa e a expulsa do palácio
Pilar pedirá que o pai vá para um hospital tratar a doença, mas ele se recusará. “Não, filha. Não quero morrer num hospital. Não é fácil ficar aqui, debaixo do mesmo teto que Tonico, mas pelo menos estou perto de Dolores. E agora perto de você também. Me perdoa, filha”, pedirá Eudoro que terá seu pedido atendido e ganhará um abraço.