O grande sentimento e amor desmedido por Samuel (Michel Gomes) acabará colocando Pilar (Gabriela Medvedovski) em uma enorme encrenca em Nos Tempos do Imperador (Globo), a mocinha irá para a temida guerra atrás do seu amado e acabará sendo aprisionada por Solano (Roberto Birindelli).
Tudo começará no momento em que Samuel descobrir que poderá se livrar da cadeia caso se voluntarie como combatente brasileiro no conflito contra o Paraguai, algo que ele não pensará duas vezes em aceitar. Pilar, logo ficará sabendo da atitude do amado. Destemida, ela se inscreverá como médica voluntária durante a guerra para ficar perto de Samuel, durante um confronto armado, a jovem acabará se perdendo e ficará nas garras de Solano. “Gosto de gente assim: com muita coragem e pouco juízo”, debochará o governante paraguaio.
Elisa (Lana Rhodes) questionará então ao marido o que eles farão com a moça. “Não sei… Matar? Prender? Fazê-la de escrava! Brasileiros gostam tanto de ter escravos. Acabo de ganhar a minha primeira escrava!”, dirá.