Teresa Cristina (Letícia Sabatella) acabará tendo uma enorme decepção e ficará desolada, a imperatriz tentará se aproximar de Dom Pedro II (Selton Mello) em um momento delicado em Nos Tempos do Imperador (Globo), porém nada será como o esperado pois ele reagirá de forma fria às investidas da esposa.
O casamento entre Dom Pedro II e Teresa Cristina se mostrará ser extremamente conturbado, como era de costume na época, os casamentos eram politicamente arranjados, feitos antes mesmo dos noivos se conhecerem pessoalmente. Esse foi o caso de Teresa e Pedro, que apesar disso, acabam construindo uma parceria de admiração e respeito, no entanto, a imperatriz sentirá falta de algo mais forte em seu casamento, ao acompanhar o marido em uma expedição pelo Brasil, ela tentará consolar o imperador que estará abalados após reler uma carta de seu pai, Dom Pedro I (Caio Castro).
- Leia Também: Resumo Nos Tempos do Imperador: capítulos
Deste modo a imperatriz tomará a iniciativa e convidará o marido para passar a noite com ela, “Pedro. Você… Se quiser, pode dormir em minha tenda essa noite…”, sugerirá Teresa. Contrariando as expectativas da esposa, Pedro gentilmente se despedirá e irá para seus aposentos, visivelmente frustrada, a imperatriz desabafará com Celestina (Bel Kutner), sua dama-de-companhia, “Algumas vezes olho para Pedro e me esqueço que somos casados. Pior, acho que ele gostaria de esquecer que nos casamos”, concluirá a dama.