Teresa Cristina (Letícia Sabatella) acabará se arrepiando completamente logo após ter um presságio sobre o próprio futuro em Nos Tempos do Imperador (Globo), a monarca comentará sobre o amor que sente pelo Brasil e terá calafrios com a premonição da qual ela terá.
A Imperatriz aparecerá com Vitória (Maria Clara Gueiros) negociando tangas de cerâmica produzidas pelas índias da ilha de Marajó, no Pará. “Esses padrões geométricos são representações estilizadas da figura humana, majestade. Foram feitas quem sabe? Há 500, mil anos? Uma aquisição preciosa!”, se animará a irmã postiça de Quinzinho (Augusto Madeira). “Elas provam um passado no Brasil, uma cultura própria. Uma civilização antiga que todo brasileiro traz em seu sangue. Isso é história do povo, da nação”, concordará a mulher de Pedro, “E a senhora é mais brasileira do que qualquer um que eu conheça”, elogiará a arqueóloga.
- Leia Também: Nos Tempos do Imperador: Teresa dá um basta, se revolta com Luísa e a expulsa do palácio
Com isso Teresa Cristina narrará a sua história. “Amei esta terra no dia em que a vi de longe, na baía da Guanabara. Amo como amei Pedro a primeira vez que vi um retrato dele, ainda em Nápoles. Amo o Brasil, como amei cada um de meus filhos, ainda no ventre. Sem um dia tiver que sair daqui, morrerei de tristeza”, dirá ela. Vitória rebaterá que tal situação não acontecerá, “Queira Deus que não!”, rezará a “mãe dos brasileiros”, porém a imperatriz não teve seu pedido atendido na vida real.