Ao quase ser preso, Tonico (Alexandre Nero) resolverá puxar um revólver e apontará para Pedro (Selton Mello) no meio de uma discussão em Nos Tempos do Imperador (Globo), sem saída, o deputado irá fazer Dominique (Guilherme Cabral) de refém para conseguir fugir, ele apenas soltará o rapaz ao levar um tiro na mão.
O deputado corrupto já mantém a herdeira de Dolores (Daphne Bozaski) e Nélio (João Pedro Zappa) em cárcere privado, Mercedes, aliás, será a única moeda de troca do vilão para se dar bem. O mau caráter até agora não foi preso graças ao foro privilegiado, ele ainda se recusará a renunciar ao cargo na câmara para não perder os privlégios, mas tudo se voltará contra Tonico, Celestina (Bel Kutner) entregará a Pedro os manuscritos de Nino (Rafaelle Casuccio), que escondeu para preservar a honra e a memória do marido.
- Leia também: Final Nos Tempos do Imperador: resumo
Devidamente confrontado pelos crimes, Tonico sacará uma arma para dar um fim trágico ao reinado de Pedro, mas irá preferir fugir a ser preso como regicida. Então ele fará Dominique de refém para escapar das tropas de Borges (Danilo Dal Farra), a agonia chegará ao fim depois de uma longa perseguição, em que o vilão sairá ferido ao tomar um tiro na mão.