Com o passar do tempo, é normal que tudo no ser humano envelheça e perca a sua forma e vigor, com os lábios não é diferente. Eles podem sofrer atrofia na musculatura e mucosa, e isso ocorre com todas as pessoas, independente do sexo.
“É normal que os lábios murchem, tanto para homens e para mulheres, no entanto, essa alteração mexe profundamente com a autoestima das pessoas, muitas vezes porque passaram a vida cultivando lábios volumosos e começam a perceber que eles perdem o vigor”, explica o cirurgião plástico Gustavo Mauro, da Clínica 40k, em Curitiba, a primeira voltada exclusivamente ao atendimento masculino.
Ainda de acordo com o cirurgião, existem casos em que os lábios são muito finos devido à carga genética do paciente.
Lábios volumosos em até uma hora
Para essa condição, a medicina já tem a solução. “Para tratar do afinamento dos lábios, o tratamento mais utilizado é o preenchimento, que pode ser realizado com o tecido do próprio corpo, como gordura e fáscias, ou materiais sintéticos, como o ácido hialurônico. Além disso, o lifting de lábio também pode ser usado em alguns casos”, explica o cirurgião.
Como todo procedimento, é necessário que o paciente tome alguns cuidados para que o resultado seja o melhor possível. “Pequenos hematomas e inchaços podem ocorrer, então, a aplicação de frio no local é recomendado, bem como a proteção da radiação solar”, destaca o médico que afirma que no dia seguinte ao do procedimento, o paciente pode retomar as suas atividades normalmente.
A intervenção dura cerca de 30 minutos até uma hora, dependendo do procedimento escolhido. O inchaço e a vermelhidão no local podem durar cerca de sete dias, caso haja algum hematoma, é necessário que o paciente observe e faça o acompanhamento por até 20 dias. E como qualquer procedimento, há riscos, como reação ao produto injetado ou a formação de granuloma no local.
“Não existe idade limite e a indicação deve ser feita com relação à harmonia da face e as proporções entre os lábios superior e inferior. O importante é resgatar a autoestima do paciente e devolver a ele os lábios que ele tinha quando mais jovem, ou promover ao paciente os tão sonhados lábios volumosos”, conclui o cirurgião.