Resumo O Cravo e a Rosa: confira os capítulos de 30/05 a 16 de setembro 2022

Confira o resumo dos capítulos da novela O Cravo e a Rosa, trama produzida pela Rede Globo e exibida em 26 de junho de 2000 a 9 de março de 2001 e escrita por Walcyr Carrasco e Mário Teixeira.

“O Cravo e a Rosa” é ambientada na São Paulo dos anos 1920 e narra o tumultuado romance entre o rude caipira Petruchio (Eduardo Moscovis) e a geniosa Catarina (Adriana Esteves).

GLOBO – com exibição às 14h45
Estreou: 13 de dezembro 2021

Foi reapresentada no Vale a Pena Ver de Novo de 13 de janeiro a 1.º de agosto de 2003.

Foi reapresentada novamente no Vale a Pena Ver de Novo de 5 de agosto de 2013 a 17 de janeiro de 2014. Foi exibida pelo Canal Viva em 2019

RESUMO DOS PRÓXIMOS CAPÍTULOS:.

Capítulo 124, segunda 30 de maio

Lindinha descobre que Catarina vai tentar seduzir Petruchio. Josefa e Heitor descobrem que Candoca e Dalva são as herdeiras. Heitor faz planos de casar-se com Candoca. Bianca espera Edmundo no jardim. Ele decide não ir ao encontro. Lindinha coloca um remédio para dormir na bebida de Petruchio. Catarina deita-se linda e cheirosa. Petruchio dorme.

Capítulo 125, terça 31 de maio

Petruchio estranha ao ver o quarto todo quebrado. Marcela quer saber por que Januário pegou o seu remédio para dormir. Joana encontra a aliança no bolso de Batista. Ela conta o paradeiro das crianças. Catarina promete a Bianca arranjar um encontro com Edmundo. Marcela encomenda o vestido de noiva. Lindinha conta a Marcela que deu o remédio a Petruchio. Heitor anuncia que Dalva e Candoca estão ricas. Catarina enfrenta o pai e quer o seu dinheiro.

Capítulo 126, quarta 01 de junho

Batista vai dar títulos do Tesouro Nacional a Catarina. A condição é que Petruchio não a devolva. Dalva e Candoca se surpreendem com a notícia. Celso quer reatar com Candoca, mas leva um tapa. Marcela se une com Lindinha para atrapalhar o casamento de Petruchio. Edmundo manda Bianca esquecê-lo. Calixto adverte Petruchio que Catarina vai pegar a herança e ir embora para a Europa.

Capítulo 127, quinta 02 de junho

Petruchio nega amar Catarina, mas diz que não vai deixá-la viajar. Ele briga com a mulher. Bárbara quer se casar com Fábio. Fábio defende Celso, mas Candoca está irredutível. Lindinha ouve conversa entre Catarina e Neca, onde Catarina confessa que está amando Petruchio. Lindinha desparafusa a cama do casal. Quando é surpreendida por Catarina, Lindinha finge estar namorando Januário. Batista chega a fazenda e abraça os filhos.

Capítulo 128, sexta 03 de junho

Catarina ameaça: as crianças não vão sair da fazenda, a menos que Batista se case com Joana. Ele reafirma que vai se casar com Marcela e no dia da festa entregará a herança de Catarina. Buscapé descobre que as crianças são irmãs de Catarina. Januário vibra com um beijo de Lindinha. Celso resolve esquecer Candoca e assedia Dinorá. Marcela arma um plano com Dinorá. Catarina surpreende Petruchio ao recebê-lo com uma linda camisola.

Resumo dos dias 06 a 10 de junho

Capítulo 129, segunda 06 de junho

Catarina cobra elogios e Petruchio diz saber dos planos dela de fuga. Eles acabam se beijando. A cama desaba. Dinorá avisa que a única condição de Batista é que Catarina compareça ao casamento. Marcela fica feliz ao achar que vai atrapalhar mesmo o casamento de Catarina e Petruchio. Celso faz juras de amor para Dinorá em plena igreja. Catarina pede ajuda a Ezequiel para transformar o casamento de Marcela num desastre.

Dinorá precisa de um local para se encontrar com Celso e pede ajuda a Marcela. Bianca decide convidar Edmundo para o casamento. Serafim e Heitor assediam Candoca. Bárbara se assusta ao ouvir mudinho falar. Petruchio está preocupado em saber se Catarina vai embora mesmo. Januário convida Lindinha para ser sua acompanhante no casamento. Marcela combina com Serafim: ele rouba os títulos de Catarina durante a festa e fica com 30%.

Serafim terá que entregar os títulos na mão de Marcela no meio da festa. Bianca encarrega Candoca de trazer Edmundo à festa. Heitor planeja roubar os títulos e se casar com Bianca, mas Dinorá terá que descobrir o segredo do cofre. Catarina promete ajudar Bianca, mas se preocupa porque Edmundo sabe do dinheiro. Batista se surpreende quando Catarina avisa que vai reconstruir a fazenda e montar uma grande fábrica de queijos.

Batista concorda em entregar a herança a Catarina e revela onde guarda o segredo do cofre. Dinorá combina de usar o apartamento de Ezequiel para estudar violino. Bianca conta a Marcela que onde Batista anotou o segredo do cofre. Berenice e Joana se reconciliam. Cornélio conta para Dinorá onde fica o segredo do cofre. Catarina avisa Petruchio que ele terá uma grande surpresa após o casamento. Berenice alerta Joana que Batista vai se casar.

Batista confessa a Cosme que ainda ama Joana. Ursolino avisa que Januário será adotado e administrará a herança de Joaquim. Catarina vai ao hotel acertar os detalhes de seu plano junto com Petruchio, que, ao se esconder de Kiki, acaba encontrando Marcela, que o beija. Catarina os flagra abraçados. Joana decide ir ao casamento. Ao entrar na igreja, Marcela e Joaquim se coçam desesperadamente, cobertos de pó-de-mico.

Os noivos e os convidados se coçam sem parar. O padre suspende o casamento, mas Marcela avisa que voltará à igreja. Joana decide ir ao casamento. Marcela toma banho. Batista desconfia de que foi Catarina quem colocou pó-de-mico entre as pétalas. Como não consegue arrumar outro vestido, Marcela se casa com um vestido de espanhola vermelho, para espanto de todos. Joana entra na igreja, mas sai em seguida. Batista dá as apólices a Catarina, que assina um recibo e as guarda no cofre. Joaquim discute com Petruchio. Marcela e Serafim encontram o segredo do cofre, mas ouvem alguém abrir a porta.

Serafim não encontra ninguém na porta. Marcela troca de lugar o livro onde fica o segredo do cofre. Joaquim desmaia e é levado para o hospital. Joana vai à casa de Batista. Catarina constata que suas apólices foram roubadas e chama a polícia. Joaquim recebe alta do hospital. Heitor mostra o envelope com as apólices para Josefa e Dinorá. Petruchio consola Catarina e eles se beijam.

Petruchio e Catarina declaram seu amor um pelo outro e transam. Batista falha na noite de núpcias. Dinorá exige que Heitor divida a herança roubada. Ao pegar os títulos, descobre que são folhas em branco. Batista dá uma quantia em dinheiro a Catarina. Dinorá e Celso se encontram. Petruchio descobre os planos de Catarina. Marcela pede para Joaquim mudar o testamento. Lindinha conta para Marcela que Petruchio e Catarina fizeram amor.

Marcela se irrita ao saber que Petruchio e Catarina estão felizes. Serafim se insinua para Candoca. Lourdes encontra Fábio em sua casa. Bianca descobre que se enganou a respeito de Marcela. Edmundo toma satisfações com Marcela, que o expulsa de casa. Dalva desconfia que Dinorá e Celso estão se encontrando. Januário beija Lindinha. Marcela marca encontro com Petruchio. Uma coruja pia perto de Petruchio e Catarina, sinal de mau agouro.

Catarina tranquiliza Petruchio. Ezequiel avisa que Marcela tem um segredo sobre Catarina. Dalva desconfia de Edmundo, que é interrogado novamente. Bárbara e Lourdes acreditam que Fábio pode falar e procuram uma médica. Bianca decide ajudar Edmundo. Marcela e Petruchio se encontram. Bianca sai disfarçada. Hildegard decide hipnotizar Fábio. Marcela avisa Petruchio que Catarina pretende abandoná-lo.

Petruchio fica na dúvida, mas Cornélio confirma que Batista exigiu que Catarina consumasse o casamento em troca da herança. Dinorá e Celso se encontram. Serafim e Candoca saem juntos. Bianca aconselha Edmundo a fugir e ele se recusa. Joaquim dá dinheiro a Januário para ver se ele é capaz de fazer um bom negócio. Celso surpreende Serafim com Candoca. Candoca estranha o comportamento de Petruchio.

Capítulo 130, terça 07 de junho

Januário pede ajuda a Lindinha para achar um bom negócio. Um vigarista aplica um golpe em Januário e fica com o dinheiro dele. Lourdes e Bárbara avisam Fábio que ele vai poder falar. Bianca decide fugir com Edmundo. Fábio teme ser desmascarado. Kiki tenta fazer as pazes com Celso. Heitor diz ao delegado que Edmundo estava na festa. Catarina prepara um jantar à luz de velas. Petruchio chega e a acusa de ser falsa e mentirosa.

Capítulo 131, quarta 08 de junho

Petruchio vai dormir no estábulo. Catarina fica arrasada. Josefa sugere que Dinorá tire dinheiro da carteira de Heitor. Marcela e Batista não conseguem dormir, pois os dois roncam. Petruchio acorda ardendo em febre e desmaia. Dinorá dá a Marcela parte do dinheiro do colar. Bianca marca encontro com Edmundo. Candoca começa a desconfiar de Edmundo. Catarina decide chamar um médico para examinar Petruchio.

Capítulo 132, quinta 09 de junho

Catarina cuida de Petruchio. Joaquim arca com os prejuízos provocados por Januário à companhia de bondes. Hildegard hipnotiza Fábio. Dinorá confirma que Edmundo esteve no casamento de Batista. Cornélio avisa Dalva que Serafim deve meses de aluguel. Bianca marca encontro com Edmundo. Fábio entra em transe com a hipnose de Hildegard. Lourdes e Bárbara também. Dalva pede que Kiki descubra se Dinorá e Celso estão juntos. Batista dorme durante uma reunião política. O médico avisa que Petruchio está gravemente doente.

Capítulo 133, sexta 10 de junho

Petruchio está com pneumonia, e Catarina sente-se culpada. Heitor corteja Candoca. Hildegard está decidida a descobrir por que Fábio não fala. Dalva concorda em dar um prazo para Serafim quitar os aluguéis atrasados desde que ele siga Celso. Celso e Candoca discutem. Marcela pede ajuda a Heitor para desmoralizar Januário. Em troca, promete fazer Bianca casar-se com ele. Joana se oferece para ajudar Catarina. Calixto avisa que a situação financeira da fazenda é péssima.

Resumo dos dias 13 a 17 de junho

Capítulo 134, segunda 13 de junho

Catarina resolve cuidar da fazenda. Edmundo não consegue entrar na casa de Bianca. Catarina tenta tirar leite das vacas. Teodoro pede para visitar Bianca mais vezes. Joaquim dá dinheiro a Januário. Serafim vê Celso, Dinorá e Josefa entrando no hotel. Heitor arranja um vigarista para tirar o dinheiro de Januário. Catarina obriga Lindinha a trabalhar. Dalva avisa Cornélio que Dinorá toma aulas de violino no hotel. Catarina distribui as tarefas: está decide a salvar a fazenda.

Lindinha avisa Petruchio que Catarina assumiu o controle da fazenda. Joaquim quer que Teodoro trabalhe para eleger Januário vereador. Marcela quer que Edmundo seja preso. Catarina vende os queijos por um preço melhor. Januário compra uma máquina de fazer dinheiro. Heitor avisa Marcela que o plano para desmoralizar Januário deu certo. Marcela pede a Heitor que esconda dinheiro embaixo do colchão de Edmundo. Josefa sugere que Dinorá desista de se encontrar com Celso. Desconfiado, Cornélio decide seguir Dinorá.

Capítulo 135, terça 14 de junho

Heitor tem esperanças de se casar com Bianca. Calixto conta para Petruchio o desempenho de Catarina. Joana não quer ouvir falar em Batista. Joaquim se desespera com a ingenuidade de Januário. Hildegard se interessa por Fábio e quer hipnotizá-lo sozinha. Heitor propõe fazer as pazes com Edmundo e esconde o dinheiro embaixo do colchão. Edmundo vai à casa de Bianca. Marcela desconfia de que algo está acontecendo. Edmundo sai pela janela, escorrega e cai. Batista e Marcela ouvem o barulho e se levantam.

Capítulo 136, quarta 15 de junho

Cosme finge que caiu, salvando Edmundo, que se esconde. Bianca descobre que seu cofre de jóias desapareceu. Catarina acorda cedo e chama todos para trabalhar. Cornélio vê Josefa e Dinorá entrarem no hotel. O recepcionista se recusa a dar informações. Em troca de dinheiro, Inácio ajuda Cornélio a se vestir de camareiro para poder entrar em todos os quartos. Marcela avisa o delegado que Edmundo tem dinheiro escondido embaixo do colchão. O delegado resolve prender Edmundo.

Capítulo 137, quinta 16 de junho

Marcela revela estar com as joias de Bianca e se nega a devolvê-las, alegando que ela não tem juízo. Mimosa se recusa a beijar Calixto. Januário chora de saudades da fazenda. Ezequiel quase reconhece Cornélio no hotel. Catarina chama Januário para trabalhar na fazenda. Hildegard hipnotiza Fábio e os dois acabam se beijando. Catarina exige que Marcela devolva as joias. O delegado encontra dinheiro embaixo do colchão de Edmundo e o prende.

Capítulo 138, sexta 17 de junho

Marcela se nega a devolver as joias de Catarina e Bianca, e faz a cabeça de Batista. Dalva e Candoca pedem a Serafim que as acompanhe até à delegacia. Catarina fica furiosa e joga vasos no pai e em Marcela. Joaquim pede a Serafim que encontre Januário. Lindinha esnoba Januário. Candoca conta a Bianca que Edmundo foi preso. Marcela liga para Heitor e avisa sobre a prisão de Edmundo. Batista vai à casa de Joana.

Batista se lamenta com Joana, ela o põe para fora de casa. Marcela desconfia de Batista, pede que Heitor descubra se ele está se encontrando com Joana. Bianca quer ver Edmundo. Os outros presos provocam Edmundo. Dalva acha que Edmundo é culpado, Candoca está convencida da inocência dele. Hildegard garante que o tratamento de Fábio está dando certo. Marcela obriga Bianca a receber Teodoro. Batista decide dar uma mesada a Joana. Marcela sugere que Batista case Bianca com Heitor. Petruchio pergunta a Catarina se ela vai partir quando ele ficar bom.

Resumo dos dias 20 a 24 de junho

Capítulo 139, segunda 20 de junho

Catarina não responde, e Petruchio continua preocupado. Serafim vai à fazenda e Catarina o põe para trabalhar. Lindinha conta a Serafim que Januário está na fazenda. Marcela diz a Heitor que ele vai ajudar Bianca a ver Edmundo. Joaquim fica furioso ao saber que Januário está na fazenda. Marcela manda o pai destruir a fazenda de Petruchio. Ele decide chamar Lindinha para ajudá-lo. Cornélio quer se vestir de Papai-Noel para ficar disfarçado no hotel. Heitor procura Bianca e diz que vai ajudá-la a visitar Edmundo. Hildegard beija Fábio novamente. Catarina diz a Petruchio que vai à cidade e o deixa desconfiado.

Petruchio fica cismado. Calixto se esconde, apavorado por ter de andar de carro com Catarina. Petruchio se levanta. Catarina faz mistério sobre sua ida à cidade. Heitor leva Bianca à delegacia, finge ser seu amigo. Bianca acredita que Heitor está mudado, Mimosa desconfia das intenções dele. Hildegard hipnotiza Fábio e o agarra. Bárbara e Lourdes começam a desconfiar de Hildegard. Batista mandar comprar uma jóia para Joana e brinquedos para os filhos. Heitor pede que Kiki descubra o que Cosme comprou. Catarina leva Calixto à confeitaria, exige que ele não conte nada do que viu.

Capítulo 140, terça 21 de junho 

Calixto promete guardar segredo. Kiki explica que Batista mandou comprar presentes para a amante. Joaquim conta com Lindinha para destruir a fazenda de Petruchio. Bianca pede que Batista pague um advogado para Edmundo e fica sabendo que Teodoro vai pedi-la em casamento. Marcela ajuda Bianca a livrar-se do pedido de Teodoro. Dinorá estranha Cornélio sair cedo de casa. Cornélio trabalha como Papai Noel. Marcela troca os presentes que Batista comprou. Joana leva os filhos ao hotel. Cornélio perde a paciência com as crianças e é demitido. Batista visita Joana. Os presentes são horríveis. Joaquim pede ajuda a Lindinha: quer que ela destrua a produção de queijos.

Lindinha concorda em ajudar Joaquim. Cosme convence Batista de que Marcela trocou os presentes, já que Joana ganhou uma ratoeira. Januário beija Lindinha. Candoca e Dalva levam um bolo para Edmundo na cadeia. Edmundo divide o bolo e reza com os presos. Cornélio, Dinorá, Josefa e Heitor trocam presentes e ninguém gosta do que ganha, principalmente Dinorá, que ganhou um jogo de panelas. Candoca acaba com as esperanças de Celso. Bárbara e Lourdes não gostam da visita de Hildegard. Januário dá sua foto antiga para Joaquim e eles se emocionam. Catarina organiza um almoço de Natal na fazenda e dá três vacas de presente a Petruchio que comprou com o dinheiro da venda de seu carro.

Capítulo 141, quarta 22 de junho

Batista e Joaquim dão o mesmo colar de presente de Natal a Marcela. Petruchio está convencido de que Catarina se casou para receber a herança, e ela propõe esclarecer tudo com Batista. Bianca decide empenhar a tiara que ganhou do pai para tirar Edmundo da cadeia. Marcela guarda a joia de Bianca e, com a ajuda de Heitor, decide armar uma cilada para Teodoro. Batista flagra o beijo de Kiki e Teodoro e o proíbe de se aproximar de Bianca. Batista discute com Joaquim. Lindinha joga muito sal nos queijos. Petruchio e Catarina vão falar com Batista.

Batista confirma ter exigido que Catarina consumasse o casamento em troca da herança. Petruchio fica furioso, e Catarina joga vasos. Marcela manda Heitor visitar Edmundo. Catarina exige que o delegado apure o roubo das apólices e garante que Edmundo é inocente. Lindinha proíbe Januário de provar o queijo. Candoca propõe pegar Serafim para tirar Edmundo da cadeia. Cornélio sugere que Marcela faça uma festa de fim de ano. Catarina surpreende Petruchio e Lindinha abraçados.

Capítulo 142, quinta 23 de junho

Lindinha diz a Catarina que não quer se casar com Januário, pois gosta de outro. Petruchio e Catarina discutem e declaram guerra. Marcela aceita a ideia de dar uma festa de fim de ano. Teodoro reconhece Kiki e exige que ela esclareça tudo para Batista. Serafim gosta de saber que Candoca está livre e desimpedida. Catarina se lamenta com Joana. Ezequiel sonda Joaquim. Teodoro tenta convencer Joaquim a mudar o testamento e diz que Batista tentará anulá-lo. Heitor visita Edmundo e pede que ele desista de Bianca.

Capítulo 143, sexta 24 de junho

Edmundo desabafa com outro preso, que tenta alertá-lo contra Heitor. Marcela manda Heitor exigir que Bianca se case com ele em troca da liberdade de Edmundo. Petruchio não consegue vender o queijo, sabotado por Lindinha. Petruchio culpa Catarina pelo prejuízo. Batista visita Joana. Marcela convence Joaquim de que é inocente, mas não consegue fazê-lo alterar o testamento. Cornélio avisa que Batista vai dar uma festa. Heitor propõe libertar Edmundo se Bianca se casar com ele.

Resumos de ‘O Cravo e a Rosa ’ de 27 a 01 de junho

Capítulo 144, segunda 27 de junho

Bianca hesita em aceitar a proposta de Heitor. Catarina e Neca decidem provar que sabem fazer um bom queijo. Berenice diz a Batista que Joana tem passado as noites fora. Marcela aconselha Bianca a aceitar a proposta de Heitor. Serafim convida Candoca para a festa. Catarina manda avisar que não vai passar o fim de ano com Batista. Celso e Fábio recebem convite para a festa e estranham. Cornélio propõe um brinde e pede que Dinorá toque violino.

Capítulo 145, terça 28 de junho

Cornélio insiste e Dinorá não tem como deixar de tocar violino. Celso fica apavorado. Fábio derruba champagne no violino. Marcela garante que não convidou Celso e Fábio para a festa. Edmundo pensa em Bianca. Heitor insiste que liberta Edmundo em troca do casamento com Bianca. Hildegard procura Fábio. Lourdes e Bárbara desconfiam. Petruchio e Catarina se beijam, mas ele logo se afasta. Catarina se declara a Petruchio. Mimosa vai à fazenda. Petruchio se recusa a fazer as pazes com Catarina e eles brigam.

Capítulo 146, quarta 29 de junho 

Calixto e Mimosa apartam a briga. Mimosa conta a Catarina sobre chantagem que Heitor está fazendo com Bianca. Ela decide falar com Heitor. Neca sente ciúme de Calixto. Calixto beija Mimosa, que desmaia. Petruchio e Catarina tentam acordá-la e querem saber o que Calixto fez para deixá-la desacordada. Josefa alerta Dinorá que Cornélio está desconfiado. Dalva aconselha Candoca a aceitar a corte de Serafim. Mimosa volta a si em estado de graça. Lindinha comunica estar levando adiante o plano para destruir Petruchio e desconfia que Joaquim pegou as apólices. Catarina pergunta a Heitor o que ele sabe sobre o roubo da herança.

Capítulo 147, quinta 30 de junho 

Catarina manda Heitor se afastar de Bianca. Januário encontra Lindinha conversando com Joaquim. Josefa pressiona Heitor a se casar logo com Bianca. Mimosa confessa que só pensa em ser beijada novamente. Calixto desabafa com Petruchio, que o convence de que Mimosa desmaiou de susto. Batista procura Joana. Teodoro e Kiki se beijam. Catarina decide visitar o comprador do queijo da fazenda. Mimosa faz tudo errado na cozinha. Calixto vai vê-la. Marcela e Bianca vão à delegacia. Edmundo e Bianca se encontram.

Capítulo 148, sexta 01 de julho

Edmundo pede que Bianca aceite a proposta de Heitor. Para convencê-la, diz que não a ama. Mimosa tenta agarrar Calixto. Dinorá vai ao encontro de Celso. Mimosa aconselha Bianca a dar uma chance a Heitor. Candoca garante que não gosta de Serafim. Fábio alerta Celso de que Cornélio está desconfiado. Dinorá precisa aprender a tocar violino, mas Celso não sabe. Joana se recusa a voltar para Batista. O feirante devolve os queijos. Petruchio culpa Catarina e decide temperar pessoalmente a próxima.

Resumo dos dias 04 a 08 de julho

Capítulo 149, segunda 04 de julho

Catarina aconselha Petruchio. Batista e Marcela não se entendem na cama. Bianca diz a Heitor que aceita a proposta dele, mas antes Edmundo deve ser solto. Bárbara e Lourdes decidem descobrir o que Hildegard está fazendo com Fábio. Heitor diz a Josefa que é ele quem vai tirar Edmundo da cadeia. Petruchio prepara o queijo. Kiki e Teodoro fazem planos para lançá-lo na carreira política. Heitor avisa Serafim que Josefa é o álibi para libertar Edmundo. Nasce um bezerro na fazenda. Lindinha enche o coalho de sal.

Capítulo 150, terça 05 de julho

Lindinha esnoba Januário. Triste, ele mexe o queijo. Batista se sai mal numa reunião política. Kiki pede ajuda a Joaquim para acabar com a candidatura de Batista. Joana deixa que Batista pense que ela tem um novo amor. Josefa depõe a favor de Edmundo. Serafim entra com um pedido de habeas corpus e Edmundo sai da cadeia. Dalva pede que Cornélio assista a uma aula de Dinorá. Dalva se recusa a hospedar Edmundo. Cornélio se surpreende com o depoimento de Josefa. Petruchio perde outro freguês. Buscapé conta que Januário mexeu o queijo.

Capítulo 151, quarta 06 de julho 

Catarina não acredita que Januário tenha estragado o queijo. Lindinha o acusa. Petruchio o coloca para fora da fazenda. Januário desconfia de Lindinha, mas não tem coragem de acusá-la para Catarina. Edmundo deixa a casa de Dalva. Marcela convence Batista a aceitar o casamento de Bianca com Heitor. Januário conversa com Joaquim. Neca desconfia de Lindinha. Calixto não acredita que Petruchio recupere a clientela e acusa Catarina pela crise na fazenda. Joaquim admite que Lindinha estragou os queijos. Serafim hospeda Edmundo. Heitor avisa Bianca que Edmundo está livre e lhe pede um beijo.

Capítulo 152, quinta 07 de julho 

Bianca se recusa a beijar Heitor. Catarina faz o queijo. Marcela manda Heitor descobrir o que se passa na fazenda de Petruchio. Mimosa continua no mundo da lua. Cornélio conversa com Batista sobre Heitor. Buscapé adverte Catarina em relação à Lindinha. Inácio promete dar a Cornélio uma chave mestra. Lourdes e Bárbara flagram Hildegard com Fábio, que finge estar hipnotizado. Batista exige que Heitor trabalhe. Edmundo não tem dinheiro para comer. Petruchio avisa que ninguém quer o seu queijo. Lindinha ouve Calixto dizer que Petruchio ficou com a herança de Catarina.

Capítulo 153, sexta 08 de julho

Petruchio nega ter pego o dinheiro de Catarina. Heitor raspa o bigode. Petruchio recusa o beijo de Catarina. Edmundo não consegue trabalho. Marcela pede que Batista interdite Joaquim. Teodoro precisa do dinheiro de Joaquim para sua campanha. Teodoro pede que Joana desmoralize Batista, contando sua história para os jornais. Ela se recusa a trair o pai de seus filhos. Cornélio se veste de camareiro. Serafim emprega Heitor na revista de bordados. Heitor e Edmundo se encontram. Petruchio leva Lindinha à cidade. Serafim pede que o professor deixe a redação da revista. Edmundo não tem para onde ir.

Resumos de ‘O Cravo e a Rosa ’ de 11/06 a 15 de julho

Capítulo 154, segunda 11 de julho

Edmundo chora no banco da igreja. Heitor pede que Bianca o ensine a bordar. Cornélio entra no quarto errado e uma mulher o agarra. Joana desabafa com Berenice, que a aconselha a aceitar a proposta de Teodoro. Em troca de um anel, Lindinha conta para Marcela o que ouviu Calixto dizer sobre o roubo da herança. Marcela pede ajuda à Dinorá para fazer Petruchio cair em uma armadilha. Bianca e Heitor vão à fazenda. Bianca apela para Catarina: Mimosa precisa de ajuda. Serafim avisa Candoca que Edmundo partiu. Januário manda Lindinha embora.

Capítulo 155, terça 12 de julho

Lindinha confessa ter salgado os queijos a pedido de Joaquim. Januário se recusa a beijá-la. Catarina e Bianca exigem que Calixto procure Mimosa. Marcela e Dinorá armam um plano contra Catarina. Heitor borda. Cornélio aparece com o pescoço arranhado e Dinorá faz uma cena de ciúme. Edmundo é assaltado e perde sua trouxa de roupas. Candoca avisa a Bianca que Edmundo desapareceu. Catarina decide colaborar com as investigações sobre o roubo de sua herança. Calixto foge do beijo de Mimosa. Lourdes agarra Fábio. Joana exige que Batista sustente os filhos.

Capítulo 156, quarta 13 de julho

Catarina vai à confeitaria. Dinorá a convida para um jantar. Joana encontra Edmundo deitado no jardim e pensa que é um mendigo. Marcela diz a Bianca que Josefa mentiu para o delegado. Joana alimenta Edmundo. Teodoro pressiona Joana. Marcela não admite que Batista ajude Joana. Cornélio avisa Dalva que não está conseguindo assistir à aula de violino. Calixto desabafa com Lindinha. Petruchio faz uma reunião na fazenda e comunica que perdeu todos os clientes e está completamente sem dinheiro. Lindinha oferece os brincos de Marcela para Petruchio.

Capítulo 157, quinta 14 de julho

Petruchio obriga Lindinha a mostrar os brincos para Calixto. Ela mente que ganhou de Januário. Catarina avisa Petruchio que vai preparar a lista de suspeitos. Joana não aceita a proposta de Batista em ter conforto em troca de uma visita semanal. Cornélio se esconde debaixo da cama de Ezequiel. Januário se recusa a casar com Lindinha. Ezequiel pede que Dinorá adie a aula. Teodoro dá dinheiro a Joana e diz que Batista mandou como indenização. Joana decide fazer um escândalo.

Capítulo 158, sexta 15 de julho

Joana autoriza Teodoro a marcar uma entrevista com os jornalistas. Calixto insiste em saber de quem Lindinha gosta. Josefa fica arrasada quando Heitor pede que ela o ensine a fazer glacê. Petruchio avisa Cornélio que Dinorá está oferecendo um jantar só para mulheres. Catarina pede dinheiro ao pai e admite que ama Petruchio. Bianca vê Edmundo em frente à janela de seu quarto. Dinorá e Josefa acertam os detalhes do plano para afastar Catarina de Petruchio. Dinorá despacha Cornélio, pois quer que Petruchio fique sozinho. Catarina vê Marcela e Petruchio se beijando.

Resumo dos dias 18 a 22 de julho

Capítulo 159, segunda  18 de julho

Catarina fica furiosa. Petruchio jura inocência. Catarina dorme na casa de Dalva. Marcela manda Serafim se oferecer para levar Catarina à fazenda. Catarina reconhece Fábio e avisa que vai contar a verdade para Lourdes e Bárbara. Catarina descobre que as duas mentiram para ela e desiste de falar sobre Fábio. Catarina conta a Batista que flagrou Marcela e Petruchio aos beijos, mas ele não acredita. Petruchio fica furioso ao ver Catarina chegar na companhia de Serafim.

Capítulo 160, terça 19 de julho

Petruchio e Catarina brigam e ele a beija. Marcela diz ao delegado que Petruchio pode ter roubado as apólices. Heitor avisa Batista que Joana vai desmoralizá-lo. Quando Joana está prestes a dizer aos jornalistas o nome do homem que a enganou, Batista chega. Joana desiste de falar. Joaquim assume ter armado o golpe. Dinorá e Celso se encontram no quarto. Petruchio propõe procurar Marcela para esclarecer tudo. Ele e Catarina se abraçam. O delegado vai à fazenda.

Capítulo 161, quarta 20 de julho

Catarina defende Petruchio. Petruchio se recusa a revelar porque ficou contente com o roubo. Teodoro avisa Joaquim que Marcela quer que ele mude o testamento. Batista agradece a ajuda de Heitor. Edmundo recebe esmola e sente-se humilhado. Lindinha conta que ouviu Calixto dizer que Petruchio ficou com as apólices. Batista demite Teodoro, que confessa que pretende se candidatar a prefeito. Joana e Batista se beijam. Petruchio e Catarina se abraçam.

Capítulo 162, quinta 21 de julho

Joana recusa a ajuda de Batista. Dr. Felisberto avisa que Hildegard é uma vigarista. Calixto confessa ter sugerido que Petruchio roubasse as apólices para impedir que Catarina partisse. Cornélio veste-se de camareira para entrar no quarto de Celso e Dinorá. Batista contrata Serafim para cuidar da campanha eleitoral. Joaquim concorda em patrocinar a campanha de Teodoro. Kiki dá um terno a Teodoro. O delegado interroga Joana. Cornélio flagra Celso e Dinorá no quarto do hotel.

Capítulo 163, sexta  22 de julho

Dinorá diz a Cornélio que Celso é professor de violino. Kiki pede Teodoro em casamento. Joana conta ao delegado que viu Heitor saindo do escritório de Batista no dia da festa. Heitor promete descobrir o paradeiro de Edmundo. Calixto fala com Marcela sobre as dificuldades na fazenda. Ela manda Petruchio procurá-la. Petruchio garante que não pegou as apólices. O delegado procura Heitor. Calixto dá o recado de Marcela a Petruchio.

Resumos de ‘O Cravo e a Rosa’ de 25 a 29 de julho

Capítulo 164, Segunda 25 de julho

Calixto tenta convencer Petruchio sobre as boas intenções de Marcela. Heitor conta ao delegado que viu Kiki saindo da sala de Batista. Teodoro concorda em se casar com Kiki desde que ela mude de vida. Cornélio não aceita que Dinorá tenha aulas num quarto de hotel e ela se dispõe a abandonar o violino. Catarina sente tontura. Dalva convida Dinorá para ir à sua casa. Petruchio quer saber o que Marcela pretende com o empréstimo.

Capítulo 165, terça 26 de julho

Marcela cobra juros e faz Petruchio assinar um documento dando a fazenda como garantia. Mimosa derruba café quente em Marcela, que a demite. A pedido de Bianca, Petruchio leva Mimosa para a fazenda. Kiki conta ao delegado que viu Petruchio entrando na sala de Batista. Januário pede a Lindinha que conte a verdade sobre os queijos para Petruchio. Celso encontra Dinorá na casa de Dalva. Celso e Dinorá se agarram. Cornélio chega.

Capítulo 166, quarta 27 de julho

Furioso, Cornélio avança em Dinorá, que põe a culpa em Celso. Cornélio expulsa Dinorá e Josefa de casa. Dalva confessa ter planejado tudo. Heitor vê Edmundo recitando versos na rua. Marcela põe Bianca para ajudar na limpeza de casa. Petruchio se recusa a dizer onde arrumou dinheiro para fazer compras. Catarina desmaia. Cornélio se muda. Dinorá confessa que se sente aliviada sem Cornélio. Josefa quer saber do elas vão viver de agora em diante.

Capítulo 167, quinta 28 de julho

Dinorá planeja vender o colar de brilhantes, mas Cornélio o leva. Dinorá e Josefa pressionam Heitor para casar-se logo com Bianca. Petruchio quer saber de quem Lindinha gosta. Cornélio se hospeda no hotel. Mimosa percebe que Neca tem ciúme de Calixto. Dinorá descobre que as jóias dadas por Joaquim são falsas. Serafim demite Heitor. Josefa e Dinorá não têm o que comer. Catarina pede a Batista que descubra onde Petruchio conseguiu dinheiro.

Capítulo 168, sexta 29 de julho

Batista insinua que Petruchio ficou com as apólices. Heitor leva Bianca ao encontro de Edmundo. Petruchio começa a reconquistar fregueses. Cornélio garante que não emprestou dinheiro a Petruchio. Catarina insiste com Januário: quer saber quem estragou os queijos. Heitor fica com pena de Edmundo. Cornélio avisa Petruchio que Catarina desmaiou. Josefa quer que Dinorá arranje um emprego. Josefa decide revelar quem é o pai de Heitor.

Resumo dos dias 01 a 05 de agosto

Capítulo 169, segunda 01 de agosto

Josefa revela que Calixto é o pai de Heitor. Calixto fica orgulhoso e Heitor, decepcionado. Dinorá pede que Joaquim a empregue, e ele a despreza. Marcela arranja emprego de camareira do hotel para Dinorá. Calixto diz a Heitor que ele terá de ajudar na fazenda. Catarina acha que está grávida.

Capítulo 170, terça 02 de agosto

Berenice tenta descobrir onde Joana arranja dinheiro para sustentar a família. Marcela esconde um documento de Batista. Felisberto aceita provar que Joaquim está doido. Petruchio desconfia de que Catarina está escondendo algo. Cornélio vê Dinorá vestida de camareira.

Capítulo 171, quarta 03 de agosto 

Josefa confessa seu passado a Dalva e Candoca. Lourdes agarra Fábio. Petruchio vende queijos. Marcela manda chamar Petruchio. Berenice e o ladrão, que é seu sobrinho, armam um plano para roubar Joana e Batista, incriminando Edmundo. O médico constata que Catarina está grávida. Dispondo de provas de que Petruchio cometeu um ato ilegal, Marcela ameaça: ou foge com ela ou o põe na cadeia.

Capítulo 172, quinta 04 de agosto 

Marcela declara sua paixão por Petruchio. Serafim apresenta Joaquim a Felisberto. Celso se recusa a reatar com Dinorá. Kiki tem um plano para Januário conquistar Lindinha. Marcela manda preparar os papéis para interditar Joaquim. Batista visita Joana. Marcela conta ao delegado que tem provas contra Petruchio e exige que ele seja preso.

Capítulo 173, sexta 05 de agosto 

Marcela pede que Batista entre com o processo contra Joaquim. Serafim leva flores para Dalva. Lindinha descobre que Catarina está grávida e conta para Marcela. Bianca e Edmundo se encontram. Marcela conta para Catarina que emprestou dinheiro a Petruchio.

Marcela mostra os documentos assinados por Petruchio, dando a fazenda como garantia. Catarina sai, furiosa. Bianca admite a Edmundo que vai se casar com Heitor. Marcela confessa a Batista ter emprestado dinheiro a Petruchio. Catarina pede abrigo a Dalva. Petruchio está decidido a trazê-la de volta para fazenda.

Resumos de ‘O Cravo e a Rosa’ de 08 a 12 de agosto

Capítulo 174, Segunda 08 de agosto 

Catarina decide ter o filho longe do marido. Mimosa quer um beijo de Calixto, que faz jogo duro. Batista não acredita no que a filha diz sobre Marcela, mas promete dar-lhe dinheiro. Bianca ordena que Heitor conte a Petruchio onde está Catarina. Petruchio descobre que Catarina está grávida.

Capítulo 175, terça 09 de agosto 

Catarina garante que vai criar o filho sozinha na França, mas volta para a fazenda. Marcela nega saber do processo, mas Bianca a desmascara. Joaquim promete deixá-la sem um tostão. Marcela faz planos de provar ao pai que é um anjo. O delegado diz que Petruchio pode ser preso.

Capítulo 176, quarta 10 de agosto 

Catarina tenta esclarecer que o pai trocou a dívida pelo dote. Dinorá é humilhada por Cornélio. Catarina fica chocada ao saber que Batista pegou sua herança. Batista fica sério quando a filha lhe pergunta se roubou o envelope.

Capítulo 177, quinta 11 de agosto 

Batista se faz de ofendido. Catarina se revolta ao saber que Marcela trata mal Bianca. Bianca conta à irmã que Lindinha esteve conversando com Marcela. Lourdes e Fábio se beijam. Batista leva dinheiro a Joana. Um ladrão ameaça Batista e acaba atirando em Joana.

Capítulo 178, sexta 12 de agosto 

Catarina e Petruchio ouvem o tiro. Edmundo é pego com a arma na mão. Joana é levada ao hospital. Bianca visita Edmundo na prisão. Edmundo afirma que fez parte do assalto.

Januário chega à fazenda e apresenta Kiki como sua noiva. Pressionada por Catarina, Lindinha mente dizendo que foi à casa de Marcela pedir emprego. Petruchio e Catarina encontram Berenice vasculhando a casa de Joana. Joana acorda. Catarina acha um envelope.

Resumo dos dias 15 a 29 de julho

Capítulo 179, segunda 15 de agosto 

Batista confessa a Catarina que pegou o envelope das apólices, mas só encontrou velhos documentos. Catarina desconfia de Marcela. Fábio vê Felisberto. Joaquim assina documento que deserda Marcela. Catarina tenta descobrir se Marcela sabia a combinação do cofre.

Capítulo 180, terça 16 de agosto 

Bianca lembra-se de ter contado o segredo a Marcela. Josefa pensa que é a beneficiária do testamento de Joaquim, que a pede em casamento. Cornélio crê que Dalva pode ser a salvação para a sua solidão. Cornélio vê Serafim cortejando Dalva.

Capítulo 181, quarta 17 de agosto 

O médico diz a Batista que Joana precisa deixar o hospital. Marcela briga com o marido porque ele foi visitar Joana. Marcela pede que Lindinha assine um documento vendendo a porquinha para ela. Petruchio propõe um encontro a Marcela.

Capítulo 182, quinta 18 de agosto

Batista pede a Catarina e Petruchio que abriguem Joana. Catarina concorda. Fábio escreve uma carta de adeus a Lourdes e Bárbara. Marcela pede a Dinorá e Josefa que a ajudem em seu encontro com Petruchio.

Capítulo 183, sexta 19 de agosto 

Petruchio convida Marcela para fugir. Lindinha se oferece a Januário, que a rejeita. Ele diz que só vai perdoá-la quando ela contar a Petruchio e Catarina que estragou os queijos. Batista promete uma fazenda a Heitor como dote de Bianca. Lindinha confessa a Petruchio que o ama.

Resumo dos 22 a 26 de agosto

Capítulo 184, segunda 22 de julho

Lindinha agarra Petruchio. Catarina surpreende os dois e decide ir embora. Januário desfaz as mentiras de Lindinha, que insiste em dizer que foi assediada por Petruchio. Ela confessa a Catarina e vai embora. Calixto pede Mimosa em casamento.

Capítulo 185, terça 23 de agosto 

Catarina suspeita de que Petruchio está armando algum plano. Mimosa aceita o pedido de casamento de Calixto.

Capítulo 186, quarta 24 de agosto 

Batista leva Joana para a fazenda. Petruchio suspeita que Lindinha roubou as apólices.

Capítulo 187, quinta 25 de agosto 

Petruchio vai embora. O ladrão entrega Berenice. Heitor confessa a Marcela que tentou roubar as apólices. Dinorá quer saber quem é a pretendente de Cornélio. Berenice é presa.

Capítulo 188, sexta 26 de agosto 

Heitor decide procurar Lindinha. Cornélio pede Dalva em casamento, mas ela não aceita. Ezequiel revela a Januário o paradeiro de Lindinha. Berenice incrimina Edmundo. Catarina visita Bianca. Januário encontra Lindinha vestida de noviça.

Resumo dos dias 29 a 02 de Agosto

Capítulo 189, segunda 29 de agosto

Lindinha não conversa com Januário. Bianca ouve conversa entre Marcela e Petruchio. Joana revela que o professor é inocente.

Capítulo 190, terça 30 de Agosto

Heitor vai dormir na casa de Dinorá e leva o terno da festa de noivado. Serafim e Heitor tentam segurar Lindinha, mas ela e as freiras correm para a igreja.

Capítulo 191, quarta 31 de agosto

Marcela manda Cosme impedir a entrada de Mimosa e Calixto na festa. Catarina pede ajuda a Bárbara e Lourdes e, em troca, vai revelar onde está Fábio. Batista anuncia o noivado. Na festa, Lourdes acusa Heitor de ser o pai de seus filhos.

Capítulo 192, quinta 01 de setembro 

Bianca e Catarina se envergonham ao saber que foi o pai quem proibiu a entrada de Calixto e Mimosa na festa. Petruchio expulsa Heitor da fazenda. Catarina descobre os planos de fuga do marido.

Capítulo 193, sexta  02 de setembro 

Bárbara e Lourdes batem em Fábio. Lindinha não conversa com Petruchio. Januário continua a sofrer por causa de Lindinha. Joana confirma que Edmundo é inocente, e Batista leva à delegacia um advogado. Catarina pergunta a Petruchio se ele seria capaz de abandonar o filho.

Resumo dos dias 05 a 09 de setembro

Capítulo 194, segunda 05 de setembro 

Petruchio desconversa. Dinorá teme ser seduzida pelo novo Cornélio. Bianca pede que Edmundo aceite o advogado. Neca sugere que Catarina prepare uma armadilha para Petruchio. Heitor convida Candoca para acompanhá-lo ao casamento de Josefa. Catarina conta o plano de Marcela e Petruchio e pede ajuda para desmascarar os traidores.

Capítulo 195, terça  06 de setembro 

Catarina e Batista planejam ouvir a conversa entre Petruchio e Marcela. Bianca enfrenta o pai. Bárbara e Lourdes pensam na possibilidade de perdoar Fábio. Joaquim e Josefa vão para a igreja. Heitor pede que Fábio acompanhe Dalva e Candoca. Celso vai em seu lugar. O delegado liberta Edmundo. Durante o casamento, Joaquim morre.

Capítulo 196, quarta 07 de setembro 

Marcela finge estar morta de tristeza. O testamenteiro pede que os herdeiros assinem um termo se comprometendo a não contestar o testamento. Bárbara e Lourdes querem que Fábio escolha uma das duas. Josefa descobre que a porquinha é a herdeira. Marcela mostra o recibo da compra da porquinha e expulsa Januário.

Capítulo 197, quinta 08 de setembro 

Marcela instiga Serafim e Heitor a encontrarem as apólices. Joana oferece sua casa a Edmundo enquanto ficar na fazenda. Bianca e Edmundo enfrentam Batista. Joana avisa a Batista que, assim que melhorar, vai embora da cidade. Batista, Bianca e Catarina flagram Marcela e Petruchio.

Capítulo 198, sexta 09 de setembro 

Marcela arruma a mala e ameaça fazer um escândalo se Batista não lhe der dinheiro. Catarina expulsa Petruchio da casa de seu pai. Teodoro exige que Januário se candidate. Dinorá e Josefa confessam a Catarina que tentaram arruinar seu casamento. Petruchio e Marcela se unem para pressionar Lindinha.

Resumo dos dias 12 a 16 de setembro

Capítulo 199, segunda 12 de setembro 

Joaquim aparece para Januário e manda que ele vá à igreja, pois Lindinha vai precisar dele. Marcela pressiona Lindinha para saber quem entrou na sala de estudos no dia da festa. Ela sai correndo. Petruchio a cerca e Catarina a agarra. Januário esconde Lindinha na casa de Kiki. Batista vai pagar para que Marcela vá à convenção fingindo ser a sua mulher.

Capítulo 200, terça 13 de setembro 

Fábio pede para morar com Lourdes e Bárbara, para que possa fazer a sua escolha. Heitor propõe casamento a Candoca. Januário pede Lindinha em casamento. Marcela humilha Januário. Joana volta para casa. Dinorá cai de joelhos pedindo perdão a Cornélio.

Capítulo 201, quarta 14 de setembro 

Joana manda Batista embora. Cornélio e Dinorá se reconciliam. Calixto e Mimosa trocam alianças. Bianca ouve quando Januário conta a Petruchio o paradeiro de Lindinha. Marcela manda Heitor seguir Petruchio, pois teme que ele a traia. Catarina, o delegado, o investigador e um policial invadem a casa de Kiki e prendem Lindinha.

Capítulo 202, quinta 15 de setembro 

Penúltimo capítulo

Candoca conta para Heitor que está pobre e ele vai embora, desfazendo qualquer compromisso. Batista é eleito na convenção. Quando começa o discurso, vê na porta Joana e as crianças e desiste da carreira política em nome do amor. Fátima vibra ao saber que é irmã de Catarina. Teodoro passa a ser o indicado para prefeito, e anuncia o seu noivado com Kiki e o nome de Januário para vereador. Edmundo pede a mão de Bianca e Batista, relutante, aceita. Candoca conta a Celso que está pobre, mas ele insiste que ela se case com ele. Petruchio vai com Marcela ao noivado de Bianca. O delegado também chega.

Capítulo 203, sexta 16 de setembro 

Último capítulo

Bianca convida todos que estavam presentes no casamento de Batista e Marcela, para seu noivado. Petruchio se declara a Catarina e diz que estava armando para desmascarar Marcela. Ele acusa Batista de roubar as apólices. Joana sai em defesa de Batista e diz que viu Heitor sair da sala de estudos no dia do roubo. Heitor diz que roubou documentos falsos e que viu Kiki saindo do local. Ela acusa Petruchio de ser o ladrão pois o viu sair de lá. O delegado chama Lindinha e ela acusa Mimosa de ter roubado as apólices. Mimosa desmaia, mas acaba confessando que roubou as apólices depois de ouvir uma conversa entre Marcela e o jornalista Serafim que planejavam roubar os documentos. Mimosa esconde as apólices em seu álbum de foto, mas diz que ele desapareceu misteriosamente. Foi Buscapé que guardou o álbum por causa das fotos de seus pais. As apólices estavam o tempo todo na cozinha da mansão de Batista. Nascem os filhos de Petruchio e Catarina. A menina tem a personalidade de Catarina e o menino a de Petruchio. As crianças atiram brinquedos uma na outra.

* Os resumos dos capítulos são disponibilizados pelas emissoras e estão sujeito à alteração de acordo com a edição das novelas

SINOPSE:

Globo (Reprodução)

Uma divertida história de amor entre Catarina Batista (Adriana Esteves), uma mulher moderna e feminista, e Julião Petruchio (Eduardo Moscovis), um machista que acredita que a mulher deve ser a senhora do lar. Duas pessoas diferentes muito diferentes que vivem um romance contraditório. Catarina é conhecida como “a fera” por assustar todos os seus pretendentes com seu jeito forte de ser, esbarra na vida do teimoso Petruchio que decide conquistá-la para, com o dote do casamento, salvar sua fazenda que está pra ser leiloada. Os dois acabam se apaixonando de verdade, mas nem um nem o outro quer dar o braço a torcer, e vivem juntos situações divertidas juntos de suas icônicas famílias e amigos

SIGA O ATITUDE E VISÃO NAS REDES SOCIAIS

Leia Também:

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

DESTAQUES:

Você não pode copiar o conteúdo desta página