Confira o resumo de Senhora do Destino, novela escrita por Aguinaldo Silva. Exibida originalmente entre 28 de junho de 2004 e 11 de março de 2005, contou com 221 capítulos
Em exibição no Canal VIVA às 22h55 e com reprise 13h40 no outro dia.
A novela contou com Susava Vieira, Renata Sorrah, José Mayer, José Wilker, Carolina Dieckmann, Eduardo Moscovis, Leticia Sabatella, Leandra Leal, Leonardo Vieira, Marcello Antony e Débora Falabella nos papéis principais.
RESUMO DOS PRÓXIMOS CAPÍTULOS:
Capítulo 217, segunda 20 de novembro
Nazaré chama Josivaldo de José Carlos e diz que está indo buscar a filha deles. Josivaldo diz que eles vão apenas pegar o bebê de Isabel para depois devolvê-lo. A recepcionista dá um uniforme de enfermeira a Nazaré. Ela amordaça e amarra uma enfermeira para poder circular pelo hospital no lugar dela. Edgard diz a Isabel que não vai assistir ao parto porque tem medo de desmaiar. Isabel entra na sala de parto sozinha. Ubiracy sugere a Giovanni que eles façam um enredo sobre a Baixada. Danielle anuncia que está grávida. Sebastião exige que Regina se case com João Manoel antes de sua barriga aparecer. Nazaré coloca uma máscara de médico e entra na sala de parto. Isabel não a reconhece. Nalva diz a Thomas que quer ter um filho.
Bianca e Bruno falam para Reginaldo que têm vergonha de ser filhos dele e se mudam para a casa da avó. Aurélia avisa Shao Lin que ela e Paredes vão se casar, deixando-o contrariado. Constantino mostra meninos de rua a Daiane e lhe diz que é isso que acontece com as crianças que são abandonadas pelos pais que não têm condições de criá-las. Do Carmo ouve um choro de criança e anuncia para todos que sua neta nasceu. Isabel embala sua filhinha recém-nascida. O médico diz que precisa levar sua filha para examiná-la. Nazaré, ainda com a máscara, pega a filha de Isabel nos braços. Isabel tem um mau pressentimento e tenta gritar, mas não consegue porque começa a passar mal. Os médicos correm para cuidar de Isabel. Nazaré vai com o neném na direção da porta.
Leia também:
- Resumo Senhora do Destino: capítulos
- Resumo Escrito nas Estrelas: capítulos
- Resumo Cair em Tentação: capítulos
- Resumo Malhação 2010: veja o capítulos
- Resumo Corpo Dourado: capítulos
- Resumo História de Amor: capitulos
Capítulo 218, terça 21 de novembro
Os médicos cuidam de Isabel, que passa mal. Nazaré coloca uma roupinha em Linda e diz que vai levá-la para casa. Edgard pede para vê-la. Nazaré recoloca a máscara cirúrgica e Edgard não a reconhece. A pediatra diz que Linda precisa ficar na incubadora porque é prematura. Edgard tira Linda dos braços de Nazaré e a leva até a incubadora. Uma faxineira encontra a enfermeira que Nazaré amarrou. Maria do Carmo ouve um médico comentando que havia uma falsa enfermeira no hospital e deduz que Nazaré está tentando roubar Linda.
Os Ferreira da Silva decidem procurar Nazaré pelo hospital, mas Giovanni os impede, tentando evitar confusão. Nazaré foge do hospital. Do Carmo vê que Linda está bem e fica aliviada. Nazaré garante a Josivaldo que ainda vai conseguir pegar Linda. Constantino mostra meninos de rua para Daiane e explica que é aquilo que acontece com as crianças abandonadas. Daiane fica abalada e decide conversar com algumas jovens e relatar sua experiência. Shao Lin e Daiane voltam a namorar. Plínio pensa em Angélica com saudades. Jacques passa por Djenane na rua, mas não a vê. Viviane e Reginaldo se preparam para o comício.
Capítulo 219, quarta 22 de novembro
Viviane e Reginaldo encaram o povo da Comunidade da Pedra. Sebastião vê uma faixa em homenagem a Reginaldo e fica revoltado. Reginaldo faz com que os vereadores de seu partido discursem para o povo antes dele. Thomas diz a Nalva que não quer mais que ela desfile. Ela diz que prefere abandoná-lo a deixar de desfilar. Maria do Carmo diz a Duda e Cláudia que quer ter mais netos. Sebastião se dá conta de que Reginaldo pode conseguir enganar o povo mais uma vez e decide contar a irmã o que sabe sobre a morte de Leila. Ela fica chocada e decide interromper o comício dele.
Viriato conta a Duda que conseguiu uma vaga numa escola de culinária na França e quer ir estudar lá por dois anos. Ela diz que não quer largar seu emprego. Guilhermina e Gisela decidem procurar pelas esmeraldas de Laura. Josivaldo descobre que Edmundo foi preso. Thomas concorda em deixar Nalva desfilar sempre que ela quiser. Guilhermina garante a Dirceu que vai entregar as esmeraldas a Giovanni quando encontrá-las. Giovanni diz a Flaviana que vai dar as esmeraldas a Do Carmo. Angélica diz a Plínio que sente a falta dele e ele manda ela esquecê-lo. Reginaldo pega o microfone para começar seu discurso. Do Carmo chega e pede que ele diga como foi que Leila morreu.
Capítulo 220, quinta 23 de novembro
Viviane tenta desligar o microfone, mas Sebastião não deixa. Do Carmo conta a todos que Leila se matou depois de ver Reginaldo e Viviane juntos num motel. Reginaldo tenta se explicar para a multidão, mas recebe uma vaia e decide ir embora. Gisela convida Duda para participar da caça às esmeraldas na casa do Barão. Nalva anuncia que vai se casar com Thomas e se mudar para Brasília e samba na quadra da Unidos de Vila São Miguel para se despedir de todos. Reginaldo descobre que o povo está exigindo a cassação de seu mandato e fala para os vereadores que vai denunciar as falcatruas deles se eles se voltarem contra ele.
Viviane confessa estar com medo e sugere que eles desapareçam por um tempo. Alfred descobre as esmeraldas de Laura no frigobar de Gisela. Viriato diz a Edgard que vai para a França de qualquer jeito, mesmo sem Duda. Leandro conta a Do Carmo que o povo está se reunindo na praça para protestar contra Reginaldo e Viviane. Plínio vai até a casa de Belmira conversar com Angélica. Merival entra na sede da prefeitura e pede que Reginaldo se explique para ele. Reginaldo e Viviane saem da prefeitura. O povo começa a atirar objetos neles e depois pedras. Uma pedra atirada por Merival o atinge na testa. Maria do Carmo percebe que seu filho foi atingido e grita, horrorizada.
Viviane anuncia a morte de Reginaldo e diz que Do Carmo é a culpada. Dirceu e Giovanni consolam Do Carmo. Uma forte chuva varre a sujeira da Comunidade da Pedra e todos choram a morte de Reginaldo. Viviane, em estado de choque, não derrama nenhuma lágrima pela morte de seu rei. Do Carmo se culpa pela morte do filho.Viviane insiste em ir a pé para o cortejo fúnebre de Reginaldo. Nazaré observa tudo de longe. Dirceu e Guilhermina oferecem ajuda a Do Carmo. Gisela e Leonardo também. O senador Victorio Vianna oferece carona para Viviane. Plínio perdoa Angélica e a leva de volta pra casa. Viriato se despede de Duda e da família e vai para Paris.
Alfred convence Gisela a entregar as esmeraldas a Giovanni. Regininha e João Manoel se casam. Rita se despede dos filhos e vai para Portugal conhecer a família de Constantino. Shao Lin mostra a Do Carmo a fita em que Seboso conta que foi Reginaldo quem mandou sequestrar o próprio filho. Maria do Carmo decide levar Isabel e Linda para Belém de São Francisco. Dirceu decide ir para cobrir o evento. Giovanni e Guilhermina ficam com ciúmes. Nazaré decide ir também e planeja sequestrar Linda lá. Gisela e Alfred estão indo entregar a joia para Giová, quando o pneu do carro fura. Um pivete vem e rouba a bolsa da perua. Numa desabalada fuga da polícia, o joga a bolsa e as esmeraldas caem no mar. No aeroporto, Isabel vai ao fraldário e deixa Linda sozinha. Nazaré está lá e fica frente a frente com seu “objeto de desejo”.
Sexta 24 de novembro
ÚLTIMO CAPÍTULO, Capítulo 221
Do Carmo entra no fraldário e Nazaré se esconde. Josivaldo e Nazaré se “hospedam” num acampamento de Sem-Terras. Os Ferreira da Silva vão dormir e Nazaré consegue enfim pegar Linda. Isabel fica histérica ao ver que Linda sumiu. Nazaré pega um pedaço de madeira e dá uma cacetada na cabeça de Josivaldo. Isabel vê que Nazaré está com Linda. Nazaré entra no carro e foge, mas no meio da fuga, o carro para por falta de gasolina. Ela sai do carro, tira Linda do moisés e corre rumo a um penhasco. Desesperada, Isabel pede que ela lhe dê sua filha e Nazaré diz: “Vem buscar, eu só entrego pra você!” Isabel chega perto de Nazaré e diz que se ela lhe entregar Linda, vai provar que nunca deixou de ser sua mãe, caso contrário terá certeza de que ela só tem ódio no coração.
Nazaré entrega Linda para Isabel. Depois diz que vai voar e se joga no precipício. Giovanni anuncia que a data do casamento dele com Do Carmo está marcada. Dirceu diz a Guilhermina que não quer ir ao casamento. Do Carmo manda parar a cerimônia perguntando pelo Dirceu. Daiane faz palestra sobre Paternidade com Responsabilidade para adolescentes. Dezoito anos depois, ela será a primeira brasileira a ganhar um prêmio Nobel – o da Paz. Sete anos depois, Bianca é eleita, em Vila São Miguel, a prefeita mais jovem do Brasil. Nalva encontra com Viviane em Brasília e descobre que ela se casou com o senador Victorio Vianna. Claudia anuncia a Leandro que está grávida. Josivaldo vira mendigo. Seu Jacques vai ao banco e a gerente é irmã da Djenane. Fim.
* O resumo do capítulos são disponibilizados pela emissora e estão sujeito à alteração de acordo com a edição da novela
SINOPSE:
A trama é dividida em duas fases. A primeira se passa quando a nordestina Maria do Carmo Ferreira da Silva (Carolina Dieckmann), abandonada pelo marido, parte com seus cinco filhos do interior de Pernambuco rumo ao Rio de Janeiro. Eles chegam ao Rio no dia da decretação do Ato Institucional nº 5 (AI-5). Há um grande tumulto nas ruas do Centro, tomadas por manifestantes e policiais. No meio da confusão, um de seus filhos é ferido por uma pedrada. Maria do Carmo consegue se refugiar com as crianças em uma casa abandonada. Nazaré (Adriana Esteves), após uma discussão com o amante Luís Carlos (Tarcísio Filho), também se abriga no local. Vestida como uma enfermeira e com uma falsa barriga de grávida, Nazaré promete tomar conta das crianças enquanto Maria do Carmo leva Reginaldo ao hospital. Na volta, porém, Maria do Carmo descobre que a mulher desapareceu com sua filha recém-nascida, Lindalva. Desolada com o sequestro de Lindalva, Maria do Carmo se perde nas ruas do Rio, é confundida com os manifestantes e levada presa, assim como Dirceu de Castro (Gabriel Braga Nunes), repórter do Diário de Notícias, que se recusa a abandonar a redação do jornal.
Na segunda fase da novela, Maria do Carmo (Susana Vieira) é uma mulher forte e bem-sucedida e dona da loja de material de construções Do Carmo. Ela mantém um antigo relacionamento amoroso com Dirceu (José Mayer) e tem outro admirador: o ex-bicheiro Giovanni Improtta (José Wilker). Lindalva, a caçula roubada de Maria do Carmo e batizada como Isabel (Carolina Dieckmann) tem uma relação de cumplicidade com Nazaré, que ainda vive com Luís Carlos e está sempre em guerra com a enteada Cláudia (Leandra Leal). A farsa de Nazaré começa a vir à tona quando o fotógrafo Rodolfo (Reinaldo Gonzaga) entrega a Dirceu a foto de uma enfermeira grávida com um bebê no colo, tirada por ele durante o tumulto no centro do Rio, em dezembro de 1968.