Saiba qual foi a primeira plataforma de streaming e como ela surgiu

Publicidade

Hoje todos nós temos pelo menos uma plataforma de streaming preferida. O consumo mudou muito nos últimos anos e, mais cedo ou mais tarde, acabamos caindo no charme desses produtos não tão novos.

Por que não tão novo? Para entender completamente esse método de retransmissão que vem se aprimorando ao longo dos anos, devemos viajar até 1920.

Sim, embora seja algo associado aos últimos anos, a sua tentativa de implementação começou através do sistema Muzak que foi implementado pelo inventor americano George Owen Squier. Muzak era um sistema de transmissão e distribuição de sinais por meio de linhas de energia. Seu inventor havia pensado nisso com a intenção de transmitir música, mas naquela época a infraestrutura elétrica não era permitida, na década de 1920 começou a rádio comercial. Essas duas questões foram o que levou ao fim do projeto.

Embora a coisa do Muzak tenha sido um experimento interessante, a verdadeira estrutura da questão começa a tomar forma na década de 1990 tendo vários marcos antes do que conhecemos hoje. O primeiro foi em 1993: um show ao vivo de Severe Tire Damage foi transmitido pela rede virtual Mbone. Outro momento importante, talvez mais lembrado por muitos, foi o show dos Rolling Stones no Cotton Bowl Stadium em 1994, que foi transmitido ao vivo e gratuito por 20 minutos.

Os exemplos anteriores foram feitos através do serviço Multicast Bone ou MBone , que era uma rede de internet de alta velocidade inicialmente utilizada para transmitir conferências acadêmicas desde 1992. Portanto, poderíamos dizer que este é o início da tecnologia.

Sobre qual foi a primeira plataforma de streaming, devemos mencionar o RealAudio Player, que foi lançado em 1995, um dos primeiros reprodutores de mídia com capacidade de streaming. Foi apenas uma piscadela, mais pessoal do que global. Tudo foi revolucionado com o YouTube, e não com a Netflix como se costuma pensar.

O YouTube foi lançado em 2005 quando Steve Chen l, Jawed Karim e Chad Hurley, três funcionários do PayPal, ativaram o domínio youtube.com; um ano depois, eles carregaram o primeiro vídeo. A partir daquele momento, tudo foi crescendo: imagine que em 2006 a revista Time dedicou a capa do personagem do ano sob o título You com uma ilustração que simulava um canal no YouTube para falar sobre criadores de conteúdo.

Por que colocamos tanta ênfase no YouTube? Esta rede ocupa o segundo lugar como o maior motor de busca da Internet. Ela também tem mais de 2 bilhões de usuários ativos a cada mês, cada um dos quais gasta uma hora e 15 minutos em média assistindo a vídeos na plataforma todos os dias.

Hoje, o YouTube é uma ótima plataforma para conteúdo original tanto de ficção (vamos lembrar onde Cobra Kai começou ) quanto de documentário sobre artistas e celebridades. Mas o cerne de seu sucesso está nos youtubers, criadores de conteúdo ad honorem, digamos, oferecendo produções dos mais variados. Isso faz com que o YouTube seja, de certa forma, a plataforma que melhor aplica o conceito de comunidade: participação ativa e / ou passiva.

Agora você se pergunta, mas o Netflix não é a primeira plataforma de streaming? Definitivamente não, além disso hoje é uma das gigantes do segmento. E tudo devido ao fato de que sua origem foi muito distante do que é a internet. Fazendo uma breve resenha da empresa, a Netflix iniciou-se em 1997, tendo como atividade o aluguel por assinatura de DVDs pelo correio, o que a diferenciava da concorrência por ter mais agilidade na devolução dos mesmos. Claro que isso estava crescendo, tinha quase mil títulos de diferentes produções para finalmente se posicionar como um serviço de streaming em 2007.

Além das origens do streaming, e mais especificamente das plataformas, ele é bastante caótico, teste e contra-prova, há algo muito verdadeiro: o mundo mudou muito com ele. Para melhor, para pior? Essa premissa permanece em cada um.

SIGA O ATITUDE E VISÃO NAS REDES SOCIAIS

Notícias Relacionados

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja Também

Instagram

Você não pode copiar o conteúdo desta página