Tecnologia a favor de uma vida saudável

Publicidade

Ter uma vida com hábitos mais saudáveis é a meta da maioria das pessoas. De acordo com dados do Google Trends, buscas na plataforma brasileira por termos relacionados ao tema – “como ser mais saudável”, por exemplo – dispararam no início do ano e apresentam nova tendência de crescimento a partir de meados de maio de 2021.

Para acompanhar a constante procura por atividades saudáveis para a rotina, aplicativos de diversas marcas dominaram as lojas digitais de smartphones. Ter uma alimentação equilibrada, manter-se ativo fisicamente, além de ter cuidados com a saúde mental e outros aspectos do dia a dia é uma missão cada vez mais fácil.

 

Alimentação saudável

A alimentação é a base para uma vida de mais qualidade. Além de estar associada ao maior nível de energia e de disposição, seguir dietas equilibradas auxilia na diminuição da gordura corporal e no controle do colesterol nocivo à saúde (LDL). Nesse caso, o aplicativo SmartLiv é estratégico para quem está em busca de uma alimentação saudável.

Uma das missões do app é oferecer receitas saudáveis, personalizadas por chefs e nutricionistas. O app disponibiliza também sugestões de cardápios para dieta low carb grátis, dicas de profissionais da nutrição, além de permitir que a pessoa monte listas de compras de mercado e adquira os produtos dentro do próprio app.

O SmartLiv está disponível gratuitamente para Android e iOS.

Exercício físico em dia 

Manter-se ativo fisicamente é essencial para prevenir doenças, diminuir níveis de estresse, controlar o colesterol nocivo, além de diversas outras vantagens. Por isso, não faltam aplicativos para permitir que pessoas de todo o mundo pratiquem exercícios físicos regularmente. Um dos mais conhecidos é o Nike Training Club, assinado pela empresa do segmento esportivo.

O usuário pode fazer seu cadastro gratuitamente e pesquisar por séries de treinos variados, que se enquadrem ao seu objetivo. Há opções de musculação, cardio, alongamentos e até sessões de yoga, tanto para iniciantes quanto para veteranos. Nas categorias, também existem treinos maiores ou mais rápidos, com ou sem necessidade de equipamentos.

O aplicativo está disponível gratuitamente para Android e iOS. 

Cuidado com a saúde mental

Durante a quarentena, a saúde mental ganhou protagonismo no debate sobre qualidade de vida. Apesar de exercícios físicos e alimentação equilibrada estarem associados à diminuição dos índices de ansiedade e depressão, o tema merece atenção particular.

Muitas ferramentas do meio se focam em meditações para controle do estresse, entretanto, há um aplicativo que se propõe, para além de acalmar o usuário, proporcionar sentimentos positivos. O Happify possui uma série de jogos e atividades baseados em estudos científicos e afirma que, dentre os usuários frequentes, 86% se declararam mais felizes após dois meses.

Além disso, também há séries de meditações e dicas profissionais para o dia a dia. É possível adquirir o aplicativo gratuitamente, tanto em Android quanto iOS.

Hidratação constante 

Beber água com frequência ao longo do dia é um hábito que pode ser esquecido por algumas pessoas. Porém, a hidratação é fundamental para manter o funcionamento pleno de todo o organismo humano. Portanto, também há uma lista de aplicativos para ajudar nessa missão.

Beber Água (Android) ou Drink Water (iOS) é um dos maiores do segmento. Disponível gratuitamente em português em ambas as versões, o app permite calcular uma média ideal de ingestão de água para cada usuário – baseado em seu peso, frequência de atividade física e outros hábitos – além de soar um alarme personalizável, para lembrar a pessoa de beber uma quantidade específica de água.

Qualidade do sono

Estudos relativos à saúde do sono apontam que existem três fases distintas na hora que alguém dorme, que se intercalam até o momento de acordar. O aplicativo Sleep Cycle analisa, com base em movimentos e sons, em qual fase o usuário se encontra, a fim de acordá-lo próximo ao horário desejado, porém, durante um período de sono mais leve. Isso permite que a pessoa fique mais disposta ao longo do dia.

Além disso, o app, disponível gratuitamente para Android e iOS, relata a qualidade da noite de sono e produz um relatório diário – com período que o usuário passou dormindo, horários de maior agitação etc.

Siga o Atitude E Visão nas redes sociais:

Veja Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Post Relacionados

Útimas Noticias

Resumo novela A Viagem: capítulos de 21/06 a 03/07/2021

A Viagem, foi ao ar originalmente em 1994, na Globo. A trama mostra a jornada pós-morte de Alexandre (Guilherme Fontes), Diná (Christiane Torloni) e...