A vilã Agatha (Eliane Giardini), que se casou pela segunda vez com Antônio La Selva (Tony Ramos) para aplicar o golpe do baú, terá um final trágico em Terra e Paixão. A megera, que vem envenenando o rei da soja para herdar toda a sua fortuna, será descoberta por Caio (Cauã Reymond), seu próprio filho, que irá expor a sua farsa para o delegado Marino (Leandro Lima).
Tudo começará quando Angelina (Inez Viana), a governanta da mansão dos La Selva, desconfiar que Agatha está colocando uma erva na comida e na bebida de Antônio, que está cada vez mais fraco e esquecido. A empregada conseguirá pegar uma amostra da planta e mostrará para Caio, que ficará intrigado com a descoberta.
Veja também:
Tá todo mundo na pilha em “Terra e Paixão”: Queremos ver Kelvin e Ramiro se pegando logo!
Fracasso permanente ou temporário? Terra e Paixão encara audiência fraca e muito abaixo do planejado
Caio, então, levará a erva para Jurecê, um indígena que conhece as propriedades das plantas da região. O índio revelará que a planta pode causar inconsciência e até a morte se usada em excesso. Caio ficará horrorizado ao perceber que a sua mãe está tentando matar o seu pai e decidirá denunciá-la.
O protagonista de Terra e Paixão procurará Marino, o delegado da cidade, e contará tudo o que sabe sobre o plano de Agatha. Marino ficará chocado com a revelação e concordará em ir com Caio até a mansão dos La Selva para prender a vilã.
Porém, ao chegarem lá, eles terão uma surpresa: Agatha estará morta, sem nenhuma explicação aparente. Quem terá matado a vilã? Será que foi alguém que sabia do seu segredo ou foi uma coincidência? Essas são as perguntas que ficarão no ar no final de Terra e Paixão.