Agatha (Eliane Giardini) até tentou fingir ser na verdade uma mulher de boa índole no exato momento em que conseguiu se safar da prisão em Terra e Paixão (Globo), porém absolutamente nada disso durará.
Depois de procurar os seus filhos e até mesmo Antônio (Tony Ramos), a mulher não irá se aguentar e com isso passará a aplicar diversos golpes financeiros e malandragens, para assim continuar se mantendo relevante, e sempre tendo uma boa graninha no seu bolso para viver sua vida de forma tranquila.
Para conseguir tudo o que mais deseja, a matriarca arrancará a sua máscara, revelando o seu lado mais obscuro e frio ao extremo do qual possui, ela tocará o terror na pacata cidade de Nova Primavera.
Agatha será desmascarada por um empregado do poderoso fazendeiro, com isso nem ao menos pensará duas vezes na hora de exterminar de uma vez por todas o pobre sujeito na novela.
Muito fria e calculista, pensando apenas nela, a mulher tirará a vida do homem para não ser denunciada para as autoridades. A vítima será Ruan (Tairone Vale), o sujeito será envenenado pela megera, e morrerá.